A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATÉRIA: COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA METRALHADORA LEVE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATÉRIA: COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA METRALHADORA LEVE"— Transcrição da apresentação:

1 MATÉRIA: COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA METRALHADORA LEVE
ASSUNTO: Apresentação, Características, Montagem e Desmontagem Instrutor: 1° Ten Jefferson

2 Objetivos a. Citar as características principais da Mtr L Cal 7,62 mm.
b. Identificar as peças da Mtr L Cal 7,62 mm, colocando as peças em ordem e na seqüência correta. c. Realizar a montagem e desmontagem da Mtr L Cal 7,62 mm colocando as peças em ordem e na seqüência correta. d. Executar as operações de Manejo

3 Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão Características
Desmontagem em 1° Escalão Montagem em 1° Escalão Incidentes de Tiro Manejo do Armamento Conclusão

4 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A metralhadora MAG é uma arma automática que funciona por ação da força de expansão dos gases resultantes da queima da carga de projeção. Para aproveitamento da força de expansão desses gases existe uma tomada de gases em um ponto do terço médio do cano. A admissão desses gases é controlada por um regulador de escape dos gases, o qual permite assegurar um funcionamento regular e flexível da arma e, caso necessário, aumentar a velocidade de tiro e, portanto, a potência da arma.

5 Considerações Iniciais
A arma é trancada mecanicamente antes do disparo do cartucho que se encontra na câmara, o que constitui uma segurança absoluta, uma vez que é impossível disparar antes do fechamento e trancamento completos do mecanismo. Graças a um jogo de peças e à presença de uma biela, a abertura e a extração são muito suaves o que diminui muito a fadiga da arma, aumentando, em conseqüência, a sua vida útil. A arma apresenta a culatra aberta após o tiro, assim, em caso de interrupção do tiro, fica evitada a inflamação espontânea dos cartuchos que fiquem na câmara do cano já aquecido, após um tiro prolongado.

6 METRALHADORA MAG

7 METRALHADORA MAG Dentre as suas muitas qualidades podemos ressaltar:
grande crédito de tiro; velocidade de tiro regulável; grande suavidade de funcionamento; peso relativamente reduzido; grande simplicidade de composição; e grande reserva de potência.

8 METRALHADORA MAG CARACTERÍSTICAS
A metralhadora MAG é uma arma coletiva, automática e foi concebida com o propósito de colocar à disposição das tropas uma arma de apoio de Infantaria, utilizando cartucho 7,62 mm, com grande velocidade de tiro e dispondo de uma grande reserva de potência, sua principal e excepcional qualidade .

9 METRALHADORA MAG

10 As principais características e dados numéricos
METRALHADORA MAG As principais características e dados numéricos Designação Metralhadora MAG Calibre ,62 mm Destino: de tiro Tiro direto de serviço Coletivo Carregamento Retrocarga Funcionamento Automático Princípio motor Ação dos gases, por tomada no terço médio do cano. Cadência de tiro à 1000 t/min Alimentação Fita de elos metálicos em cofres de 250 ou 50 tiros

11 METRALHADORA MAG Peso com coronha bipé ................... 10,800 Kg
do cano completo ,800 Kg do reparo ,450 Kg Comprimento: da arma com quebra-chamas ,255 m do cano ,545 m Raiamento: número de raias sentido direita p/ esquerda passo , uma volta ,305 m Alcance: máximo m útil m sobre bipé / 1800 m sobre reparo

12 METRALHADORA MAG Aparelho de pontaria:
alça de mira tipo lâmina basculante com cursor e visor ,graduada de 100 em 100 metros massa de mira regulável em altura e direção ângulo de ceifa ( sobre bipé ) º ângulo de ceifa ( sobre tripé ) + 67º

13 DESMONTAGEM DE 1º ESCALÃO
METRALHADORA MAG DESMONTAGEM DE 1º ESCALÃO Medidas Preliminares  Trazer a alavanca de manejo para a retaguarda; Colocar o registro de segurança em S; Abrir a tampa da caixa da culatra agindo nos ferrolhos de travamento; Levantar a mesa de alimentação e verificar a Câmara; Colocar o registro de segurança em F; e Agindo na tecla do gatilho levar as peças à frente.

14 Desmontagem de 1º escalão
METRALHADORA MAG Desmontagem de 1º escalão As operações de desmontagem abrangem sete de operações: 1. Retirar o quebra-chamas 2. Retirar o cano 3. Desmontar o regulador de gases 4. Retirar a coronha 6. Retirar o conjunto êmbolo-corrediça-ferrolho-culatra móvel 7. Retirar o mecanismo da armação

15 Retirar o quebra-chamas
Com o auxílio da chave de bloco, desatarrachá-lo e retirá-lo.

16 Retirar o cano * Comprimir com a mão esquerda o botão da alavanca de retenção do anel roscado de fixação do cano (BARARFC) e com a mão direita dar um golpe para cima no punho de transporte; Levar o cano à frente liberando da arma.

17 Desmontar o regulador de gases
* Pressionando a lâmina de fixação do anel regulador, desatarrachá-lo (mantendo sempre pressionada a lâmina) e retirá-lo; Retirar as meias luvas do regulador de gases; Retirar o regulador de gases.

18 Retirar a coronha * Agir fortemente sobre o retém do bloco posterior e simultaneamente, exercer um esforço para cima sobre a coronha, a fim de separá-lo da arma.

19 Retirar o conjunto recuperador
* Pressionar o retém do eixo guia da mola recuperadora para frente e para cima até liberá-lo e retirar o conjunto recuperador.

20 Retirar o conjunto êmbolo-corrediça-ferrolho-culatra móvel
* Trazer a alavanca de manejo para a retaguarda e retirar o conjunto das peças, da caixa da culatra.

21 Retirar o mecanismo da armação
* Pressionar para a esquerda o eixo da armação e retirá-lo; Girar a armação para baixo e para a frente retirando-a.

22 METRALHADORA MAG

23 METRALHADORA MAG MONTAGEM DE 1º ESCALÃO
  A montagem de 1º Escalão é feita na ordem inversa da desmontagem . 1. Colocar o mecanismo da armação; 2. Colocar o conjunto êmbolo-corrediça-ferrolho-culatra móvel; 3. Colocar o conjunto recuperador; 4. Colocar a coronha; 5. Montar o regulador de gases; 6. Colocar o cano; e 7.Colocar o quebra-chamas.

24 METRALHADORA MAG REPARO 7,62 M971 TERRESTRE - Berço * provido de molas recuperadoras * munhões * cavilha e pino * eixo vertical (fixa o berço na plataforma) * chave de travamento * volante do micrômetro (30’’’) - Plataforma * graduada de 0 à 600 milésimos à esquerda e à direita * limita o berço pelos batentes limitadores é articulada por chassis por 2 cremalheiras

25 METRALHADORA MAG - Chassis * volante de comando * punho de travamento - Três pés articulados * chaves de travamento * sapatas de ancoragem - Cremalheiras - Volante de comando - Punhos de travamento - Batentes limitadores do tiro em ceifa

26 Há três séries de ações imediatas para a Mtr L:
METRALHADORA MAG Ação Imediata As ações imediatas solucionam a maior parte dos incidentes causados por insuficiência de gases, munição defeituosa ou avarias em peças.  Há três séries de ações imediatas para a Mtr L:

27 METRALHADORA MAG 1ª Ação Imediata Manter a arma em posição de tiro;
Armar o mecanismo e assegurar-se que o mesmo permanece na sua posição posterior; Colocar o registro de segurança na posição de segurança; Abrir a tampa e retirar a fita de alimentação; Colocar o registro de segurança na posição de fogo “F” e trabalhar sobre o gatilho para fechar o mecanismo; Armar o mecanismo novamente; Recolocar a fita de alimentação, assegurando-se que os primeiros cartuchos estão corretamente colocados; Fechar a tampa; e Reiniciar o tiro.

28 METRALHADORA MAG 2ª Ação Imediata
Se a primeira ação imediata não resulta eficácia , realizar as seguintes operações : realizar as seis primeiras operações descritas na primeira ação imediata; Fechar o regulador de um ou dois entalhes (1 ou 2 cliques); Recolocar a fita de alimentação; Fechar a tampa; e Reiniciar o tiro.

29 METRALHADORA MAG 3ª Ação Imediata
Se a segunda ação imediata não for eficaz , realizar as seguintes operações :  Realizar as seis primeiras operações descritas na primeira ação imediata; Mudar o cano; Recolocar a fita de alimentação; Fechar a tampa; e Reiniciar o tiro.

30 Quadro de Incidentes de Tiro
METRALHADORA MAG Quadro de Incidentes de Tiro

31 METRALHADORA MAG

32 METRALHADORA MAG

33 METRALHADORA MAG

34 METRALHADORA MAG

35 METRALHADORA MAG Recomendações
1. A manutenção preventiva bem realizada é o melhor meio de eliminar os incidentes de tiro.   2. Imediatamente antes e após o tiro deve ser feita a limpeza da arma.   3. Para transportar a arma, levar o mecanismo da culatra para a frente, a fim de evitar um choque inútil.   4. Lubrificar ligeiramente as peças móveis, sem engraxá-las excessivamente. No caso de usar a arma em região arenosa, manter as peças externas quase secas.   5. Em caso de nega de fogo, deixar passar pelo menos cinco segundos antes de abrir o mecanismo da culatra.   6. Não introduzir à mão um cartucho em uma arma aquecida pelo tiro.   7. Em caso de incidente de tiro, abrir a tampa e retirar a fita de alimentação.   8. Evitar deixar a fita de alimentação correr sobre areia, lama ou poeira antes de sua introdução no mecanismo de alimentação.

36 Operações de Manejo MANEJO DA Mtr 7,62 M971 MAG
Neste item da instrução será feita menção a todas atividades realizadas no Armt para se realizar o tiro real. As operações de manejo aqui apresentadas, são apenas aquelas que tenham ligações diretas com a utilização do armamento. Este tópico veremos os seguintes termos:

37 1) MUNICIAR A FITA Com auxílio da máquina para carregar elos metálicos introduzir os cartuchos na fita. 2) ALIMENTAR Abrir a tampa da caixa da culatra, colocar a fita sobre a mesa de alimentação, de modo que o primeiro cartucho esteja em contato com o ressalto retém, à direita da mesa. É aconselhável deixar o primeiro elo sem cartucho, de modo que este elo seja encaixado na mesa e não haja deslocamento da fita durante as operações de manejo. A seguir fechar a tampa da caixa da culatra

38 3) CARREGAR Trazer a alavanca de manejo para a retaguarda. 4) TRAVAR Pressionar o registro de segurança para a direita colocando em “S”. 5) DESTRAVAR Pressionar o registro de segurança para a esquerda colocando em “F”. 6) DISPARAR Pressionar a tecla do gatilho.

39 7) ESCOLHA DA CADÊNCIA Agir no anel regulador de escape de gases de modo a fechar ou abrir os orifícios de escape, aumentando ou diminuindo a cadência ( variável de 600 a 1000 tiros por minuto ). 8) REFORÇADOR PARA O TIRO DE FESTIM A “MAG” possui o reforçador para o tiro de festim M971. Para adaptá-lo na boca do cano devemos desatarrachar o quebra chamas, retirá-lo e atarrachar o reforçador.

40 9) MANEJO DO BIPÉ 1-Preparação do bipé para o tiro. -Exercer uma pressão sobre o retém do bipé -Girar o bipé para a frente 2-Rebater o bipé - Aproximar, uma da outra, as duas pernas do bipé, o que tem por efeito desprender os reténs das ranhuras abertasna cabeça do bipé. - Girar o bipé para trás até que as pernas venham a se alinhar contra a arma. Introduzir os ganchos das pernas do bipé nos entalhes abertos na parte anterior das guardas da caixa da culatra.

41 10) COLOCAÇÃO DO CARREGADOR
Cada arma pode ser também alimentada por meio de uma caixa contendo uma fita de 50 cartuchos. O propósito principal deste acessório é permitir ao soldado progredir com sua arma e abrir fogo sem Ter preocupação com uma fita que se possa soltar da arma. 1-Colocação da fita de 50 cartuchos na caixa Para colocar a fita na caixa, inicialmente, enrola-se a fita da seguinte forma: a)Estende-se a fita com a parte aberta dos elos dirigidos para baixo e a ponta dos projetis para a frente;

42 b) Colhe-se em seguida, o elemento final da parte esquecida da fita, qual deve ser colocado sobre o elo seguinte; o processo se repete de modo a enrolar toda a fita - Abrir a tampa da caixa, exercendo uma tração para cima, e introduzir a fita de cartuchos. Fechar em seguida a tampa da caixa, fazendo com que o primeiro cartucho da fita apareça na parte superior da caixa. 2-Colocação da caixa na arma. A caixa de alimentação é fixada na caixa da culatra, por meio de um trilho e um retém. Para colocá-la na arma, deve-se

43 - Introduzir o trilho na ranhura correspondente, existente na caixa da culatra;
- Guiar a caixa de alimentação até que o retém se enganche por trás do botão de retenção. 3 - Alimentação A alimentação da arma se efetua da mesma forma que quando se emprega a fita sem a caixa, porém, é necessário exercer um movimento de tração sobre a fita, de modo a trazer o primeiro cartucho para a correta posição de alimentação.

44 11) RECOMENDAÇÕES Para o transporte, levar o mecanismo da culatra para a frente; para tanto, comprimir o gatilho para liberar a corrediça. Para evitar um choque inútil ao mecanismo deve-se, enquanto se comprime o gatilho, freiar o movimento do mecanismo por meio da alavanca de manejo. As partes móveis devem ser lubrificadas. Porém, quando se emprega a arma em região arenosa, estas peças devem estar apenas ligeiramente lubrificadas. Não se deve introduzir manualmente um cartucho com a arma aquecida pelo tiro

45 Em caso de nega de fogo, deixar transcorrer pelo menos um minuto antes de abrir o mecanismo.
Em caso de incidente de tiro, abrir a tampa da caixa da culatra e retirar a fita da via de alimentação. Quando a arma não está atirando, a tampa protetora da janela de ejeção deve permanecer fechada a fim de evitar a introdução de areia ou poeira no mecanismo. Quando se recomeça o tiro, o atirador não se deve preocupar com a tampa, a qual se abre automaticamente pelo movimento do mecanismo da culatra. Deve-se ter cuidado para que as fitas não se arrastem pelo chão ou poeira antes de sua introdução no mecanismo de alimentação.”

46 Conclusão Dúvidas? Perguntas?


Carregar ppt "MATÉRIA: COMBATE E SERVIÇO EM CAMPANHA METRALHADORA LEVE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google