A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Iniciada por Henri Fayol em 1916 na França.

2 DEFINIÇÃO Por que a Teoria Clássica da Administração?

3 FUNÇÕES ESSENCIAIS DA EMPRESA
Funções Administrativas Funções Técnicas Funções Comerciais Funções Financeiras Funções de Segurança Funções Contábeis

4 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

5 DIFERENÇA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Para Fayol, a Administração é o todo do qual a organização é uma das partes. E a organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo estática e limitada

6 1 – Organização como na unidade ou entidade social
2 – Organização como função administrativa e parte do processo administrativo (como a previsão, o comando, a coordenação e o controle).

7 PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO
São princípios fundamentais de Fayol: Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Unidade de comando Unidade de direção Disciplina

8 Prevalência dos interesses gerais
Remuneração Centralização Hierarquia Ordem Equidade Estabilidade dos funcionários Iniciativa Espírito de equipe

9 planejamento; SEGUIDORES
• Luther Gulick: Foi o teórico de posições menos dogmáticas, considerando como elementos fundamentais na caracterização de uma organização a divisão do trabalho e a coordenação. Quanto às funções administrativas, propôs a seguinte divisão: planejamento; organização; administração de pessoal; coordenação; informação e orçamento.

10 SEGUIDORES • James D. Mooney: Estudioso dos problemas relacionados com a coordenação, principalmente, enfatizando a importância de realizá-la dentro de uma comunhão de interesses de todos os envolvidos, coordenador e coordenados. O poder coordenador supremo representa a autoridade dentro da empresa. Analisou o “princípio escolar”, o qual envolve os conceitos de liderança, delegação e definição funcional. Para ele, o modelo militar deveria ser o paradigma do comportamento administrativo.

11 SEGUIDORES • Oliver Sheldon: Foi o único autor da Escola Clássica a perceber a responsabilidade social das organizações, ou seja, a responsabilidade da empresa em fornecer bens e serviços para o bem estar da população. Propôs a divisão da administração em três níveis: administração que fixa as políticas; gerência que as executa; e organização, que combina os trabalhos individuais e grupais.

12 SEGUIDORES • Lyndal F.Urwick: Foi muito mais um compilador e divulgador de Fayol do que propriamente um colaborador. Ampliou os atos da função administrativa para: - Investigação; - Previsão; - Planejamento; - Organização; - Coordenação; - Comando; - e Controle.

13 - uma vertical, indicando os tipos de atividades;
Para Urwick a divisão do trabalho se processa em duas direções: - uma vertical, indicando os tipos de atividades; - e outra horizontal indicando os níveis de autoridade. Também defendeu o princípio da departamentalização, através da qual se obtém a homogeneidade, ou seja, a integração da função, do processo, da clientela e da localização.

14 CRÍTICAS: Abordagem simplificada da organização formal; Ausência de trabalhos experimentais; Extremo racionalismo na concepção da administração; Teoria da máquina; Abordagem incompleta; Abordagem incompleta da organização.

15 Até FAYOL, o problema da administração se concentrava nas indústrias e usinas, com a preocupação pela produtividade. FAYOL levou a administração do nível da oficina para o da direção geral da empresa, considerada na sua totalidade. A principal contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou de funções.


Carregar ppt "TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google