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AULA 04: Percepção Objetivos da aula: Definir o que é percepção;

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1 AULA 04: Percepção Objetivos da aula: Definir o que é percepção;
Estabelecer as diferenças entre sensação e percepção; Conhecer as principais abordagens teóricas do estudo da percepção; Descrever o modelo de organização da percepção; Introduzir os fundamentos teóricos da psicologia da Gestalt.

2 Definição de Percepção:
Segundo Roth (1986), Percepção …“refere-se aos meios pelos quais a informação adquirida do ambiente, via órgãos dos sentidos, é transformada em experiências de objetos, eventos, sons, gostos, etc...”.

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5 Aspectos importantes desta definição:
Uso geral: detecção de um conjunto de elementos do ambiente através da sensação física; A distinção entre sensação e percepção; A distinção entre percepção e cognição: Os processos perceptivos são inconscientes; A percepção é direta ou imediata; A percepção é constante (ou altamente condicionada); A percepção é discriminativa.

6 Sensação: Distinção entre Sensação e Percepção:
Processo de detecção e de decodificação da energia de um estímulo do mundo exterior; A sensação se refere às informações que são apresentadas aos órgãos dos sentidos; Em geral, dizemos que a sensação acontece antes que a percepção, mas é mais realista assumir que a percepção sobrepõe a sensação no tempo; Atualmente, a visão mais aceita é que os processos cognitivos desenvolvidos são tão complexos que é muito difícil estabelecer uma nítida diferença entre sensação e percepção.

7 Percepção: Questões sobre o estudo da Percepção:
Organisação, interpretação e significado que é dado a tudo que nós detectamos do mundo exterior. Onde termina uma e onde começa a outra? Questões sobre o estudo da Percepção: Questão central: Como podemos adquirir um conhecimento do mundo exterior? Qual é a relação entre percepção e consciência? Questões teóricas: A percepção é direta ou mediatizada? A percepção é inata ou aprendida? A percepção é holistíca ou analítica?

8 Desenvolvimento da teoria da Percepção O papel da teoria:
As qualidades fundamentais que uma teoria deve ter: Factual, generalidade, parcimônia, testabilidade, consistência, lógica, valor explicativo, predictibilidade. Quais tipos de teorias científicas da percepção são possíveis? Neuro-reducionista, matemática, psicológica; A distinção entre macro teorias e micro teorias; É possível uma teoria da percepção?

9 Questões importantes:
Poder-se-ia afirmar que a nossa consciência do mundo é, essencialmente, determinada pelas informações sensoriais apresentadas aos nossos sentidos (‘bottom up processing’)? Poder-se-ia afirmar que a nossa percepção é o resultado final de um processo que se inicia com o estímulo sensorial, mas que também envolve inferências a respeito do que gostamos, assim como daquilo que percebemos indiretamente (‘top-down processing’)?

10 Poder-se-ia afirmar que a nossa percepção é o resultado da aprendizagem e da experiência (empirismo)? Pode-se afirmar que a nossa percepção é, essencialmente, uma habilidade inata, exigindo apenas um pequena aprendizagem (nativismo)?

11 Gregory, Bruner, Neisser, Marr
Abordagens teóricas do estudo da percepção: Direta (bottom-up) Indireta (top-down) Empírica Gibson Gregory, Bruner, Neisser, Marr Nativista Gestalt Abordagens

12 Teorias Clássicas: Abordagem Racionalista (Descartes e Kant);
Abordagem Empirista (Locke); Abordagem Estruturalista (Wundt e Titchener); Abordagem Behaviorista (Watson e Skiner); Abordagem da Gestalt (Wertheimer, Koffka e Kohler).

13 Teorias Modernas: Abordagem de Gibson; Abordagem Cognitivista;
Abordagem do Tratamento da Informação; Abordagem Neurofisiológica: Teorias do Canal Único; Teorias das Redes Neuronais; Teorias do campo Neuro-életrico. A relação entre perspectivas alternativas.

14 Modelo de Organização da Percepção:
Como o cérebro transforma as sensações em percepções? Um dos aspectos mais importantes da forma de percepção é a existência de uma fronteira…; Se o campo visual contém uma nítida mudança brilho, cor ou textura, nós perceberemos um limite; Se este limite forma uma fronteira contínua, nós perceberemos, provavelmente, o espaço fechado por esta fronteira como uma figura.

15 Organização Perceptiva:
Como nós percebemos um mundo organizado de objetos? De um lado, a informação chega aos nossos sentidos de forma confusa e desorganizada (mosaico de cores, tamanhos retinais e formas de objetos correspondendo vagamente as propriedades atuais, etc…); Por outro lado, a percepção consiste de objetos arranjados de forma significativa no espaço 3-D em um processo natural e sem esforço;

16 De fato, a organização perceptiva exige:
Trata-se de uma incomparável capacidade humana (os computadores não podem imitar nem as mais primitivas habilidades perceptivas humanas); De fato, a organização perceptiva exige: Uma boa percepção de profundidade; Uma habilidade para reconhecer objetos; Uma habilidade para detectar movimentos; Uma habilidade para perceber tamanhos e cores dos objetos de forma precisa.

17 Fundamentos da Psicologia da Gestalt:
A tendência de perceber elementos do campo visual como um conjunto, foi reconhecido há vários anos; No início do século XX, um grupo de psicólogos propos uma teoria da percepção chamada Psicologia da Gestalt (Gestalt é uma palavra alemã que significa «forma» ou «um todo»); Eles sustentaram que a tarefa de percepção era reconhecer os elementos do ambiente, de acordo com a organização desses elementos; Eles constataram que na percepção, «o todo é maior que a soma das partes… ».

18 Figura e fundo: Nós agrupamos mais do que nós vemos como cada objeto ou contexto; Objetos são coisas que tem uma forma e uma localização particular no espaço; Contextos são, essencialmente, sem formas e servem sobretudo para nous ajudar no julgamento da localização dos objetos no campo visual tal como nós os vemos; Figura = objeto; fundo = contexto.

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20 Organização figura - fundo:
Aspecto chave da visão: divisão do campo visual em figura e fundo: A figura é o que nós focamos, o fundo é o contexto; Segundo Rubin (1915), a figura é ‘saliente’ enquanto o fundo é relativamente uniforme; A figura parece estar mais próxima e o fundo se estende além disso, de forma uniforme.

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24 O fenômeno reversível da figura – fundo:
A ambigüidade da lady de Leeper: ambas estão presentes na figura - impossível vê-las simultaneamente As diferentes interpretações perceptivas: Examina como os estímulos vêem a ser percebidos como partes de um todo.

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32 Gestaltistas: várias leis da percepção ajudam explicar como ocorre a organização figura – fundo:
Lei da similaridade; Lei da proximidade; Lei do fechamento; Lei da boa continuidade e simetria.

33 Leis da Gestalt: Loi de la Similarité (Wertheimer, 1923):
Em uma figura, os objetos que são similares, nós temos a tendância de reagrupá-los de forma conjunta. Similarity (example) em

34 Nós agrupamos figuras que são parecidas.
Lei da proximidade: Nós agrupamos figuras que são parecidas. Proximity (example)

35 Lei do fechamento: Se nós vemos uma figura separada ou incompleta, nós preenchemos os espaços vazios e nós a veremos como uma figura completa.

36 Lei da boa Continuidade e simetria:
Nós conectamos os elementos individuais de uma forma tal que eles formem uma linha contínua ou uma forma que tenha sentido em uma região comum: i.é., nós temos a tendência de agrupar os elementos localizados em uma mesma região percebida.

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38 Avaliação da abordagem Gestaltista: Pontos fortes:
Atenção seletiva – fenômeno muito importante que necessita explicação; Segundo Gordon (1989), as várias observações da Gestalt são fundamentais para continuação de pesquisas em percepção. Pontos fracos: Segundo Roth (1986), as leis da Gestalt podem ser aceitas como descrições do fenômeno do agrupamento. Entretanto, elas têm um valor explicativo limitado;

39 Muitas evidências da Gestalt tem baixa validade ecológica:
“Natureza dos estímulos: o quão representativo eles são dos objetos e eventos com os quais os organismos precisam lidar para sobreviverem” (Gordon, 1989); Em particular – ênfase em objetos singulares – “o mundo real encara as cenas como um todo, cujas partes são objetos singulares” (Humphreys & Riddoch, 1987):

40 Limitação em duas Dimensões: Os princípios originais da Gestalt são baseados em figuras bi-dimensionais. A percepção real é tri (ou multi) dimensional;   Problemas com estímulos complexos: Para aplicar as leis da Gestalt em casos de maior complexidade do mundo real é, freqüentemente, muito mais difícil do que os exemplos simples mostrados;

41 Descrição X Explicação:
Apesar das leis da Gestalt serem corretas e o fenômeno nos quais elas são baseadas serem admiráveis, elas simplesmente dão descrições do fenômeno ao invés de explicá-los; As explicações da Gestalt em termos de isomorfismo não tem uma base teórica consistente.


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