A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁSIA. As cadeias de montanhas A Ásia possui muitas cadeias de montanhas: - Montes Urais - separam a Europa da Ásia - Montes Zagros – oeste do Irã - Indu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁSIA. As cadeias de montanhas A Ásia possui muitas cadeias de montanhas: - Montes Urais - separam a Europa da Ásia - Montes Zagros – oeste do Irã - Indu."— Transcrição da apresentação:

1 ÁSIA

2 As cadeias de montanhas A Ásia possui muitas cadeias de montanhas: - Montes Urais - separam a Europa da Ásia - Montes Zagros – oeste do Irã - Indu Kush - Entre a India e o Paquistão - Montanhas do Cáucaso – fronteira entre Russia, Azerbaijão e Georgia. - Cordilheira do Himalaia

3 Cordilheira do Himalaia Fósseis encontrados na Cordilheira

4 Monte Everest

5 Corpos de alpinistas ao longo da subida para o Monte Everest

6 Planalto do Tibete - As elevadas altitudes e baixas temperaturas dificultam o assentamento humano. - Área de vazio demográfico

7 As grandes cadeias de montanhas e planaltos possibilitaram que, durante séculos, diferentes sociedades vivessem relativamente isoladas e desenvolvessem sua cultura com bastante autonomia, até mesmo em relação a outros povos asiáticos.

8 Planícies -Solos férteis -Disponibilidade de água -Nas planícies asiáticas encontram-se as maiores densidades demográficas do mundo Cultivo do arroz

9 Arroz em curva de nível

10 Rios e seus usos - Bacias hidrográficas mais importantes: Rios Ganges, Indo, Yang-tsé, Mekong e Salween; - Os rios são intensamente utilizados e alguns são muito poluídos; - O rio Yang-tsé é o mais importante pois percorre a área mais populosa da china (muito importante para geração de energia e agricultuta). A maior usina hidrelétrica do mundo encontra-se nesse rio, a usina de Três Gargantas.

11 Rio Ganges

12 Portos - O Continente asiático é cheio de estuários, penínsulas e golfos, que são áreas propicias para a construção de portos, e esses portos ganharam importância a medida que aumentam o comercio mundial. - Por todo o continente desenvolveram cidade litorâneas ligadas ao comércio, e que serviram de porta de entrada para os exploradores. - Hoje, as cidades mais ricas e populosas estão nas planícies junto aos rios e áreas litorâneas. - Os golfos Persico e de Omã são as principais rotas do petróleo dos países do Oriente Médio. Estão situados estrategicamente entre o Oriente Médio e o Oceano Indico.

13 Clima e Vegetação

14 Clima Tropical Vegetação: Floresta Tropical

15 Clima Temperado Úmido Vegetação: Floresta temperada decidual

16 Clima Mediterrâneo Vegetação: Estepes Vegetação: Floresta Temperada

17 Clima Semiárido e Desértico Vegetação: Savana

18 Protoceratops

19 Vegetação: Tundra Clima Frio Vegetação: Taiga

20 População

21 Distribuição da população - China e Índia são os países mais populosos do planeta; - A Ásia abriga 60,6% da população mundial; - Essa população está, em sua maior parte, concentrada nas planícies do sul e leste asiático; - Distribuição populacional desigual; - Aglomerados urbanos: Tóquio (Japão) com 36 milhões de habitantes; Mumbai (Índia) com 20 milhões; Xangai (China) com 16 milhões; - Áreas Rurais: 45% da população asiática. - No Japão 33% da população mora no campo, mas apenas 3,9% trabalham no campo. Isso acontece porque as pessoas buscam melhor qualidade de vida morando nas zonas rurais

22 Distribuição da população


Carregar ppt "ÁSIA. As cadeias de montanhas A Ásia possui muitas cadeias de montanhas: - Montes Urais - separam a Europa da Ásia - Montes Zagros – oeste do Irã - Indu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google