A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO: Treinamento de curativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO: Treinamento de curativo"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO: Treinamento de curativo
Acadêmicas: Alissa Juliana Kalyta Letícia Kimberlly

2 Os pacientes portadores de feridas ulcerativas apresenta aumento de tempo de internação, consequentemente, pode haver desenvolvimento de infecção hospitalar; Equipe deve acompanhar o processo de evolução da ferida desde a admissão do paciente até o momento de alta médica; Conduta terapêutica, não deve se limitar apenas em fazer troca de curativo, sendo imprescindível uma avaliação holística do paciente; Humanização;

3 Para entender o processo de cicatrização, faz-se necessário o conhecimento da histologia da pele;
A pele, é um órgão com várias funções no corpo como barreira protetora contra microorganismo patogênico, absorção e excreção, percepção sensorial, termorregulação, metabolismo.

4 Fatores que interferem na cicatrização:
Tempo de evolução; localização anatômica; extensão e profundidade da lesão; pressão continua sobre a área lesada; infecção; edema; agentes tópicos inadequados; tipo de pele; idade; etnia; estresse; ansiedade; depressão; tabagismo; hemorragia; estado nutricional; estado imunológico; drogas; quimioterapia; irradiação; técnica cirúrgica utilizada e técnicas inadequadas de curativos.

5 Características a serem avaliadas no processo de tratamento das lesões:
Pele adjacente Ressecada Hidratada Eczematosa Hiperemiada Hiperpigmentada Odor Avaliável após a limpeza Bordas Irregular Regular Contraída Macerada Exsudato Quantidade Tipo: Seroso, fibrinoso, purulento, hemopurulento

6 Tipos de curativo: Hidrocolóide Camada interna gelatinosa;
Apresenta-se em forma de placa e pasta; Acelera o processo de granulação tecidual; Reduz o risco de infecção; Não requer troca diária; Usado no tratamento de feridas abetas não infectadas.

7

8 Hidrogel Ação : amolece e remove tecido desvitalizado e mantém o meio úmido; Indicado para feridas moderadas ou de baixa exsudação; Promove: sensação de alívio na ferida, remove as crostas, fibrinas e tecidos desvitalizados ou necrosados; troca a casa três dias.

9

10 Ácidos graxos essências
Ação: acelera o processo de granulação tecidual e mantém o meio úmido; Pode ser usado em qualquer fase da cicatrização; Pode ser usado na prevenção de escoriações; Usado em lesão aberta com ou sem infecção; Troca diária.

11 Sulfadiazina de prata Ação bactericida imediata e ação bacteriostática residual; Indicada: para queimaduras, lesões infectadas ou com tecido necrótico; Troca no máximo a cada doze horas.

12 Papaína Ação bactericida, bacteriostática e antiinflamatória; Pode ser usada em todas as fases do processo de cicatrização; Estimula a formação de granulação; Apresenta-se em pó ou creme; Requer troca diária.


Carregar ppt "PROJETO: Treinamento de curativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google