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CONSULTOR: Fernando Assanti COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIÚ.

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1 CONSULTOR: Fernando Assanti COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIÚ

2 1.ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ: Eleição: Anos Pares, com inscrição da chapa de Presidente, Vice, Secretário e 6 membros da Comissão Consultiva. Problema: Comitê não reconhece essa comissão. Usa GT. Substituição de Entidades: Feita por edital e divulgação geral. Regimento não reza sobre isso. Dificuldade: Bacia Pequena, poucas entidades. Dificuldade de substituição dos faltantes. Organização: Toda feita pela consultoria. Não há outro responsável. Secretário Executivo não se envolve.

3 2. EVENTOS DO COMITÊ E PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES: Eventos: Parada no Rio Camboriú, Lançamento do Produtor de Água Importância para o comitê: Visibilidade Participação: dos membros é baixa quantidade, mas muita qualidade – parceiras importantes IFC/Prefeituras PREVISÃO: Exposição (Semana do Meio Ambiente), Seminário (Segundo semestre), Prêmio no final do ano.

4 3. REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIAS (EXTRAORDINÁRIAS E ORDINÁRIAS): Quantas foram realizadas no ano? 1ª - Assembleia Ordinária – 27 de fevereiro de 2013, às 19h – Já realizada 1ª - Assembleia Extraordinária – 29 de maio de 2013, às 19h 2ª - Assembleia Extraordinária – 28 de agosto de 2013, às 19h 3ª - Assembleia Extraordinária – 30 de outubro de 2013, às 19h 2ª - Assembleia Ordinária – 27 de novembro de 2013, às 19h Participação média é de 50% dos membros Temas relevantes: Projetos/Plano de Bacia/Ações na sociedade Burocracia: Tudo por conta da consultoria

5 4. ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: Todas as atividades realizadas pelo Comitê Camboriú envolvem as duas cidades que compõem a Bacia. A articulação se dá por meio de contatos para palestras e que o Comitê promove nas entidades que o compõem. O SC Rural não tem nenhuma outra ação acontecendo na Bacia que seja de conhecimento do Comitê. Dificuldade: Falta de envolvimento dos membros Potencialidade: Diretoria ativa, Comitê legítimo

6 5. COMUNICAÇÃO: As ações de comunicação do Comitê envolvem contato direto com a imprensa local para divulgação de todas as ações. Site próprio e Facebook. O Comitê tem conseguido emplacar em rádios, Tv’s, sites e jornais impressos sempre que promove alguma ação na comunidade. Há clipagem de todas as publicações impressas e online. Não há profissional específico para esta ação. Cabe à consultoria. O resultado é muito positivo.

7 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sobre a consultoria Pontos positivos: trânsito em todos os setores, credibilidade, capacidade de realizar todas as atividades solicitadas; (divulgação, burocracias, execução de projetos, prestação de contas) Pontos negativos: falta de tempo para executar atividades mais consistentes. Visão do Comitê sobre o consultor. Ego. Gargalos: ações que dependem de outras entidades. (Lions, SDS) Projeções: Independência para captação de recursos, andamento no Plano de Bacia (Instrumentos de gestão), fomentar o debate (seminário), fortalecer a participação dos membros (rodada de visitas).


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