Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
ORGANIZACONAL NAS ORGANIZAÇÕES COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES [ TELMA TELLES]
2
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
UNIDADE I COMPORTAMENTO ORGANIZACONAL COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
3
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
4
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA
A vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma organização. O sucesso competitivo baseia-se na habilidade de produzir algum produto ou serviço que seja tido como valioso por algum grupo de consumidores e fazer isso de tal modo que ninguém consiga imitá-lo. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
5
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Alternativas para a vantagem competitiva: Tecnologia Mercados protegidos Tamanho COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
6
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Muitos especialistas consideram atualmente as PESSOAS que formam uma Organização, como a fonte primordial de vantagem competitiva sustentável. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
7
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Se a sua empresa emprega as melhores pessoas e é capaz de mantê-las, dispõe de uma fonte de vantagem competitiva que dificilmente será alcançada por outras empresas. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
8
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Se a sua empresa também dispõe do know-how para administrar corretamente seus colaboradores,ela tem uma margem competitiva que pode ser sustentada e até fortalecida ao longo do tempo. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
9
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O know-how necessário à solução de problemas motivacionais de produtividade,pode ser obtido no campo do comportamento organizacional. Com o conhecimento necessário, os gerentes dispõem da orientação adequada para fazer as escolhas mais apropriadas e garantir o maior lucro competitivo. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
10
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA A gestão de recursos humanos, mediante a aplicação de conhecimento no campo do comportamento organizacional, é, portanto um recurso essencial com o qual é possível criar e manter uma vantagem competitiva. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
11
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA CONCEITO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano, no âmbito organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
12
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
13
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 1.O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis , tais como: conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos, preparar um relatório, etc. Porém,também lida com ações internas como: pensar, perceber e decidir, que acompanham e influenciam a forma das ações externas. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
14
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de sociedades maiores. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
15
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 3. O comportamento organizacional também analise o “comportamento” dessas unidades sociais maiores -grupos e organizações- por si. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
16
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Portanto,nem o grupo, nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
17
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA As três áreas do comportamento organizacional - comportamento micro - comportamento meso - comportamento macro refletem diferenças entre as disciplinas das ciências sociais que contribuíram para a fundação do campo mais amplo do comportamento organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
18
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O comportamento microorganizacional dedica-se basicamente ao comportamento das pessoas como indivíduos. Contribuição dos estudos e pesquisas da psicologia e antropologia. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
19
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O comportamento mesoorganizacional enfoca as atividades das pessoas em grupos e equipes Contribuição dos estudos e pesquisas da sociologia e psicologia social. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
20
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA O comportamento macroorganizacional diz respeito ao comportamento de empresas consideradas como entidades. Contribuição dos estudos e pesquisas das ciências políticas e economia. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
21
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Além das origens das ciências sociais,o campo do comportamento organizacional também baseia-se em pesquisas e práticas modeladas por quatro abordagens da administração: COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
22
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Abordagem da administração científica: concentrou-se no aumento da eficiência do comportamento no trabalho e de processos de produção. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
23
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 2. Abordagem dos princípios da administração: enfocou o aumento da eficiência dos procedimentos gerenciais utilizados para administrar as organizações e seus funcionários. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
24
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 3. Abordagem das relações humanas: enfatizou o estímulo ao crescimento e à satisfação dos membros da empresa. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
25
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA 4. Abordagem dos sistemas abertos: destacou a importância de lidar com o ambiente externo onde a organização está inserida. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
26
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Portanto,os gestores devem conhecer o campo do comportamento organizacional no que diz respeito à: diversidade de mão-de-obra trabalho em equipe reengenharia de qualidade globalização de negócios, entre outros, e fazer uso de suas informações. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
27
COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA Assim, eficazmente aplicado, o know-how de comportamento organizacional, funcionará como uma valiosa e eficaz vantagem competitiva para os gestores e suas organizações. COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.