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MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Modal Marítimo.

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Apresentação em tema: "MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Modal Marítimo."— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Modal Marítimo

2 O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional. Possibilidade de navegação interior através de rios e lagos. Inclui tanto os navios que realizam tráfego regular, pertencentes a Conferências de Frete, Acordos Bilaterais e os outsiders, como aqueles de rota irregular, os “tramps”. O transporte marítimo é aquele realizado por navios em oceanos e mares, podendo ser de cabotagem ou longo curso.

3 Vantagens Maior capacidade de carga; Transporta qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte. Desvantagens Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.

4 Apesar de ser considerado um dos modais mais importantes para a indústria e a logística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano.

5 Categorias de Transporte Marítimo Convencionais: com capacidade para, 1.000 ou 100.000 toneladas. Porta-contêineres: existem containeres para todos os tipos de mercadorias.

6 Tipos de Navios Cargueiro Graneleiro Tanque Porta-contêiner Roll-on/Roll-off Sea-bea

7 Navio Cargueiro: para o transporte de carga geral, com os porões divididos de forma a atender diferentes tipos de carga.

8 Navio Graneleiro: visando o transporte de granéis sólidos.

9 Porta-contêiner: exclusivo para o transporte de contêineres, que são alocados através de encaxes.

10 Roll-on: apropriado para o transporte de veículos. Navio sea-bea: é o mais moderno tipo de navio mercante, pois pode converter-se em graneleiro ou porta-contêiner.

11 Tipos de Navegação Cabotagem: navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro. Navegação interior: realizada em hidrovias interiores ou lagos, em percurso nacional ou internacional. Navegação de Longo Curso: realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. Tipos de Frete Frete básico: valor cobrado segundo o peso ou o volume da mercadoria. Ad-valorem: percentual que incide sobre o valor FOB (Free On Board) da mercadoria. Sobretaxa de combustível: percentual aplicado sobre o frete básico, destinado a cobrir custos com combustível. Taxa para volumes pesados: valor atribuído às cargas cujos volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500 kg).

12 Taxa para volumes com grandes dimensões: aplicada geralmente a mercadorias com comprimento superior a 12 metros. Sobretaxa de congestionamento: incide sobre o frete básico, para portos onde existe demora para atracação dos navios. Fator de ajuste cambial:utilizado para moedas que se desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte- americano. Adicional de porto: taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto secundário ou fora da rota.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Fica evidente a importância do modal marítimo no transporte de produtos, sobretudo no que diz respeito ao transporte e distribuição de mercadorias, de variados tipos, a nível internacional. Esse modal ainda exige rigoroso controle de embalagens a serem transportados e padece com uma deficiente infraestrutura de portos e centros de distribuição. Adicionalmente, viu-se também que o modal marítimo é um importante instrumento de integração com outros modais de transporte existentes. O modal marítimo é fundamental para o comércio internacional, pois transporte produtos em larga escala e em longo curso por todo o globo.


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