A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História."— Transcrição da apresentação:

1

2 José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História

3 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) POPULISMO NO BRASIL Características centrais: Política de massas. Associação das massas com os dirigentes políticos que procuravam legitimar posições e obter o apoio daqueles grupos. Presença de lideranças carismáticas. Coincide com o processo de urbanização.

4 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) A ASCENSÃO DO POPULISMO NO BRASIL: A DEMOCRATIZAÇÃO DEPOIS DO ESTADO NOVO POPULAÇÃO ABSOLUTA BRASILEIRA: RESULTADOS DOS CENSOS BRASIL: POPULAÇÃO URBANA (1812-1960)

5 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) A VOLTA DE VARGAS campanha “O petróleo é nosso”tensões políticas fortes Visita de Getúlio à Refinaria de Petróleo de Cubatão, São Paulo, (Data certa 1952/1953). FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – CPDOC aproximação maior com os sindicatosênfase nacionalista desenvolvimento industrial

6 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) CRISE DO GOVERNO VARGAS Oposição liderada por Carlos Lacerda. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – CPDOC O funeral de Getúlio foi uma das maiores manifestações da história brasileira até então. Atentado contra Lacerda na rua Tonelero. Oposição e militares pediram a saída de Vargas. O suicídio de Vargas.

7 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) GOVERNO JK “50 anos em 5” ACERVO MEMORIAL JK, BRASÍLIA. O Plano Piloto (em 1960), a parte central da capital planejada e que se tornou o símbolo dos anos JK. Plano de Metas áreas: energia, transportes, indústrias de base, educação e alimentação construção de Brasília política nacional-desenvolvimentista expansão industrial aumento da inflação e do endividamento aumento da desigualdade regional surgimento das Ligas Camponesas em Pernambuco

8 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) JÂNIO O breve governo de Jânio. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – CPDOC O presidente Jânio Quadros, em seu breve governo, adotou uma política externa que defendia maior independência do Brasil na política internacional. A condecoração do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, que atuou durante a Revolução Cubana, teve um custo político para JQ: a UDN, pró-EUA, rompeu com o governo. PEI (Política Externa Independente). Governo sem apoio no Congresso Nacional. Renunciou 7 meses após assumir o governo (25/08/1961).

9 Cap. 41 Populismo no Brasil (1945-1964) JANGO resistência ao vice-presidente FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – CPDOC O presidente João Goulart tinha apoio entre os trabalhadores. Ministro do Trabalho de Vargas e vice- presidente de JK E JQ, o presidente, no entanto, enfrentava as resistências de setores mais conservadores. solução parlamentarista o plebiscito e a volta do presidencialismo as reformas de base, incluindo a reforma agrária o acirramento da crise política o golpe militar de 31/03/1964


Carregar ppt "José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google