A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha."— Transcrição da apresentação:

1 PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

3 MATRIZ PRODUTO-MERCADO Desenvolvida em 1957; Deve-se a Ignor Ansoff; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO PRODUTOS EXISTENTESNOVOS PRODUTOS Mercados atuaisPenetração de mercadoNovos produtos Novos mercadosDesenvolvimento de mercado Fonte: Ansoff

4 MATRIZ PRODUTO-MERCADO A partir da matriz, as estratégias seguintes podem ser identificadas: Penetração de mercado - buscar maiores vendas para os clientes atuais sem alterar os seus produtos, por meio de ações como redução de preços, aumentos da propaganda e busca de maior exposição; Desenvolvimento de mercado – visa identificar e desenvolver novos mercados para os produtos já existentes, como mercados demográficos, geográficos ou institucionais; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

5 MATRIZ PRODUTO-MERCADO Desenvolvimento de produto – procura oferecer produtos novos ou modificados para os mercados já existentes; Diversificação – busca iniciar ou comprar negócios estranhos e seus produtos ou mercados atuais; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

6 MATRIZ PRODUTO-MERCADO adaptada Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO Desenvolvimento de novos produtos Aumento da linha de produtos Penetração de mercado Diversificação Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de novos produtos NOVOS PRODUTOS RELACIONADOS ATUAIS MERCADOS RELACIONADOS NOVOS Fonte: Ansoff

7 MATRIZ BCG Essa abordagem corresponde à análise da matriz de crescimento desenvolvida pelo Boston Consulting Group (BCG), em 1967; A ideia central é relacionar os vários negócios da empresa, conforme sua participação relativa no mercado e o crescimento dele; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

8 MATRIZ BCG Estrutura da Matriz BCG Original Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

9 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ BCG As células são identificadas da seguinte forma: Pontos de interrogação ou crianças-problema – são os negócios ou os produtos da empresa que operam em um mercado de altas taxas de crescimento, mas com baixa participação relativa; Para que essa linha de negócio seja viável, será preciso investir muito no negócio,para talvez aumentar a participação ou, não diminuindo o seu espaço; Segundo Kotler (1996), geralmente os produtos em fase de introdução são classificados nessa célula e demandam recursos para a continuidade no mercado;

10 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ BCG Estrelas – são linhas de negócios ou produtos que sem da condição de pontos de interrogação e se tornam bem-sucedidos; Um negócio-estrela é, normalmente, o líder de um mercado em rápida expansão, mas que ainda não gera muito caixa para a organização; A empresa deve continuar investindo grandes parcelas de recursos a fim de enfrentar o ataque dos concorrentes, consumindo caixa em vez de gerá-lo;

11 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ BCG Alimentadores de caixa ou vacas leiteiras – estão inseridos em mercados com pequenas taxas de crescimento, mas que possuem uma participação relativa boa; Representam as linhas de negócios geradores de caixa, uma vez que demandam poucos recursos para sua manutenção; Aconselha-se usar a estratégia de colheita, isto é, explora-se ao máximo a capacidade de geração de caixa, principalmente no curto prazo;

12 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ BCG pesos ou abacaxis – são aqueles que possuem participação fraca em mercados com baixo crescimento e estão em fase de declínio, gerando baixos lucros ou até mesmo perdas para a empresa; A estratégia a ser adotada é a do desinvestimento, liquidando ou vendendo essa linha de negócios ou produtos.

13 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ GE/Atratividade de mercado Essa técnica de análise e classificação de unidades de negócio (ou produtos) desenvolvida pela General Electric e pela consultoria McKinsey, leva em conta dois fatores: atratividade do setor e posição competitiva da empresa; Atratividade do setor – fatores de mercado, competitivos, governamentais e econômicos; A posição competitiva pode ser depreendida da análise de competência, estratégia genérica e diagnóstico das áreas funcionais;

14 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ GE/Atratividade de mercado De acordo com sua posição, as unidades são classificadas em: bem-sucedidas: forte posição competitiva em setor atrativo; medianas: forte posição competitiva em setor pouco atrativo, ou fraca posição competitiva em setor bastante atrativo, ou, ainda, média em ambos; sem sucesso: fraca posição competitiva em setor pouco atrativo;

15 MATRIZ GE/Atratividade de mercado Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO Matriz de atratividade de mercado Matriz de atratividade e estratégias sugeridas

16 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ DE PARENTESCO Procura considerar as competências organizacionais; Sugere que as corporações devem buscar negócios que se encaixem bem na sua lógica; Dispõe a análise em duas dimensões: adequação dos fatores-chave de sucesso no negócio e as competências organizacionais; as oportunidades derivadas do parentesco (ou similaridade) dos negócios e as habilidades e recursos da organização;

17 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO MATRIZ DE PARENTESCO Resultado de uma análise conduzida para a Unilever

18 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE SWOT Do inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), oportunities (oportunidades) e threats (ameaças); Esse conceito resume os principais aspectos do ambiente e as capacitações da empresa que têm maior impacto para o desenvolvimento da estratégia; A análise SWOT, dará elementos mais que suficientes para formular a estratégia da organização;

19 Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 05 – JUNTANDO A ANÁLISE DO AMBIENTE À ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE SWOT A análise SWOT na Renault


Carregar ppt "PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google