A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações."— Transcrição da apresentação:

1 Os vírus

2 Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações Características Gerais:

3 Viroses Alguns microrganismos capazes de provocar doenças quando conseguem penetrar no corpo humano. Um exemplo dessas doenças são causadas por vírus,ou seja, é o que chamamos de VIROSES. SarampoDengueGripe e resfriado

4 Raiva Poliomielite Herpes Aids

5

6 Sistema Imunitário sistema de defesa Reconhece partículas estranhas Passa a produzir substâncias denominadas anticorpos Ajudam a avisar às células de defesa que combatem os vírus

7 Vacina X Soro  Vacina - EVITA DOENÇAS Virais ou bacterianas. Produção-->Em laboratório do microrganismo atenuado, morto,as suas toxinas inativas entre outras formas. Humano toma  Estimula a criação de anticorpos. RESULTADO  O corpo “aprende a se defender daquele vírus ou bactéria”

8  Soro - Usado em pessoas que já possuem a enfermidade. Humano toma  Não estimula a criação de anticorpos. RESULTADO  O corpo NÃO “aprende” a se defender daquele vírus ou bactéria. Vacina X Soro

9 MATERIAL EXTRA AIDS A síndrome da imunodeficiência adquirida é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus HIV. O vírus da AIDS infecta os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa de nosso organismo. O indivíduo que possui esta síndrome apresenta deficiência no seu sistema imunológico, tornando-se suscetível a várias doenças.

10

11 MATERIAL EXTRA DENGUE A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti infectada. Este mosquito é escuro com listras brancas e possui hábitos diurnos.

12

13 Exercícios sobre vírus e sistema imunitário 1 - Cite duas características exclusivas do vírus 2- Cite duas características que permitem considerá-los como seres vivos. 3-“vírus podem se reproduzir no interior de um vidro contendo caldo nutritivo”. Você concorda com essa afirmação? Explique a sua resposta. 4- Enquanto as vacinas promovem uma imunização duradoura, os soros promovem uma imunização passageira. Isto por que os anticorpos contidos nos soros combatem as toxinas antes que essas toxinas ativem o sistema imunológico da pessoa; com o tempo, o nível de anticorpos se reduz no organismo da pessoa até desaparecer. Você concorda com o texto escrito acima? Justifique sua resposta diferenciando vacinas de soros e utilizando as palavras “anticorpos”, “prevenção”, ”cura”. 5- O que o vírus da AIDS faz no organismo humano? Caso você Compartilhe toalhas, copos, aperto de mão e abraço com uma pessoa infectada, você pode adquirir a AIDS?Justifique. 6- André estava febril e disse a sua mãe que estava com medo de ter contraído dengue, pois na noite anterior havia sido picado por um mosquito escuro. Esta preocupação de André tem fundamento? Cite 3 modos de prevenção da dengue.


Carregar ppt "Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google