A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem"— Transcrição da apresentação:

1 DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem
Os estoques têm de estar nos lugares certos, ter o tamanho certo, proteger de forma adequada seu conteúdo e permitir entregas e colocação eficientes nas prateleiras. Entre o armazém e a gerência deve haver sistema de informações que permita colocar os produtos em locais conhecidos e em uma ordem conhecida, retirá-los rapidamente e na quantidade necessária, e ter uma rotação correta. As empresas devem ter instalações com docas que permitam a carga e descarga rápidas de veículos, e espaços para separação de cargas que permitam o cross docking, isto é, a separação de cargas recebidas em lotes menores, para serem despachados sem armazenamento local, ou a mistura de cargas de produtos diferentes em lotes consolidados para clientes específicos.

2 Armazenagem – Objetivos
Reduzir custos de transporte e produção Coordenação de suprimento e demanda Necessidades da Produção Considerações de Marketing

3 Armazenagem – Objetivos
Reduzir custos de transporte e produção Reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem (LEC E LEF). Coordenação de suprimento e demanda Produtos sazonais, de entressafra, de temporada (ventiladores, aquecedores) Necessidades da Produção A manufatura de certos produtos requer tempo de maturação ou envelhecimento. Considerações de Marketing A disponibilidade de produtos para entregas mais rápidas pode gerar melhoria nas vendas.

4 Armazenagem – Localização
Um armazém deve ser localizado com: Referencia aos outros depósitos do sistema logístico (região geográfica); Disponibilidade de sistemas de transporte; Potencial de expansão; Custos de aquisição, construção e locação. Impostos e taxas de operação.

5 Armazenagem – Funções Abrigo de produtos Consolidação
Transferência e transbordo Agrupamento

6 Armazenagem – Funções Abrigo de produtos
Guarda, proteção, registros e rotação dos produtos. Consolidação Se as mercadorias são originárias de muitas fontes a empresa economizar no transporte se as empregas forem feitas de um armazém, onde as cargas são agregadas e consolidadas e, então, transportadas em um único carregamento até seu destino final.

7 Armazenagem – Funções Transferência e transbordo
Desagregar e fracionar quantidades transferidas em grandes volumes para as quantidades demandadas pelos clientes. Distribuir para clientes que exigem quantidades pequenas fica mais barato utilizar um deposito regional. Produtos podem ser armazenados por algum tempo para sincronizar as entradas com as saídas. O armazém, como um terminal de carga, providencia as facilidades de operação intermodal da troca de um tipo de veículo por outro, desagregando os grandes volumes em menores.

8 Armazenagem – Funções Agrupamento
A empresa pode produzir itens de sua linha de produtos em diferentes plantas industriais e os clientes compram a linha toda. No depósito os itens são agrupados conforme os pedidos. O custo adicional do armazém pode ser compensado pelos menores custos de manufatura.

9 Armazenagem – tipos Armazéns de “commodities”: madeira, algodão, cereais. Armazéns de granéis: produtos químicos líquidos, petróleo e derivados. Armazéns frigorificados: frutas, vegetais, comida congelada, além de alguns produtos químicos e farmacêuticos. Armazéns de utilidades domésticas e mobiliário. Armazéns de mercadorias em geral.

10 Processo de Armazenagem
Definir local Embalagem Unitização Conteinerização Transportar Acomodar Controlar estoques

11 Processo de Armazenagem
Definir Local Gestão do uso do espaço do armazém e fluxo do produto. Políticas definidas para cada tipo de produto. Primeiro a entrar/Primeiro a sair, para produtos alimentícios. Embalagem Prevenir a ocorrência de danos e perdas durante o manuseio e armazenagem do produto, assim como, sua identificação. A embalagem deve permitir combinar embalagens menores em maiores, ser resistente, ter tamanho e configuração que se ajuste aos equipamentos de movimentação e local de armazenagem.

12 Processo de Armazenagem
Unitização consiste agregar volumes pequenos em outros maiores, de tipos e formatos padronizados, possibilitando que sejam movimentados mecanicamente evitando o manuseio, menos viagens, menos mão-de-obra.

13 Processo de Armazenagem
Conteinerização Contêineres são grandes caixas que podem ser transportadas em vagões ferroviários abertos, em chassis rodoviários, em navios ou em grandes aeronaves. São suficientemente grandes para aceitar carga paletizada, são estanques, de maneira que não é preciso proteger a carga de problemas meteorológicos e podem ser trancados para maior segurança.

14 Processo de Armazenagem
Transportar: movimentar, deslocar o material dentro do armazém. Acomodar: Colocar o produto no local especificado pelo cliente. Controle de estoque: Controla a entrada e saída dos produtos por meio de registros verificando seus níveis por meio de políticas explicitadas pelo gestor.

15 Atividade de Acompanhamento
Estudo de Caso PHILIP MORRIS DO BRASIL

16 A Philip Morris do Brasil foi uma das ganhadoras do IV Prêmio ABML de Logística na categoria sistemas de embalagem e unitização de cargas. A solução da empresa fabricante de cigarros compreendeu suas providencias de reunitização de embalagens. A distribuição física de cigarros, muito pulverizada, reúne elevado número de entregas por veículo. A empresa prepara 3 mil pedidos por dia só na capital paulista. Isto gera uma compra e consumo elevado de caixas de papelão ondulado para a consolidação dos pedidos (para 10 pacotes e 25 pacotes).

17 Após vários estudos, desenvolveu-se um sistema para reutilização das próprias caixas de papelão ondulado provenientes da fábrica, que comportavam 50 pacotes de um mesmo produto e que eram descartadas no centro de distribuição. O reaproveitamento foi feito a partir de uma máquina de corte, que transforma caixas originárias da fábrica em caixas menores, adequadas a embalagem de pedidos com 10 e 25 pacotes. A empresa adotou também programa para estimular a devolução de caixas utilizadas pelo varejo. Destacam-se entre os resultados “pay-back” de 4 meses, redução anual de despesas na ordem de 150mil e redução de descarte de papelão ondulado.

18 Atividade de Acompanhamento 5
Com base na teoria como deve ser o processo de armazenagem no centro de distribuição da empresa? Qual o problema de unitização da Philip Morris e como foi solucionado?


Carregar ppt "DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google