A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos. A Liturgia de hoje propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade ao CHAMAMENTO de Deus.

4 Na 1.ª Leitura, temos o chamamento de SAMUEL. (1Sm 3,3b-10-19) - A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de Deus. O Profeta torna-se profeta porque escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão. - A Voz de Deus faz-se ouvir no silêncio da noite. Longe das preocupações, o coração e a mente estão mais livres e disponíveis para escutar os apelos e os desafios de Deus.

5 - Samuel não reconhece logo e sozinho a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante da nossa surdez... - Samuel responde: "Fala, Senhor, o teu servo escuta". É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega face aos desafios e aos apelos de Deus. * A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós.

6 Na 2.ª Leitura, Paulo convida os cristãos a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. (1Cor 6,13c-15a.17-20) Quem vive em comunhão com Cristo deve manifestar sempre a vida nova de Deus. No Evangelho, temos o chamamento dos PRIMEIROS DISCÍPULOS. (Jo 1,35-42) O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamamento e de seguimento de Jesus.

7 O chamamento nasce do testemunho de João Baptista, a partir do qual se formou uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho... - João Baptista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus" - Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente. - Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo: "Que procurais"? - "Mestre, onde moras"?  "Vinde e vede"… Foram e ficaram com ele todo o dia…

8 - No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo. Filipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo". * Só encontramos Jesus, se alguém nos fala dele. A Missão do discípulo é indicar a todos a pessoa de Jesus, o Cordeiro de Deus. O chamamento do cristão: O Cristão é aquele que acolhe o chamamento de Deus para seguir Jesus Cristo. Este seguimento tem um caminho a percorrer...

9 - "O que estais procurando?" São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à procura de algo e de alguém... Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus... * O que estais buscando na vida? Qual a razão principal que nos move?

10 - "Mestre, onde moras?" A resposta dos discípulos mostra o desejo de comunhão. Os discípulos não procuram teorias sobre Jesus. Querem criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?" - "Vinde e Vede" Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede". É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento... "Então eles foram e viram... E permaneceram com ele naquele dia".

11 * DISCÍPULO de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disposto a segui-lo, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos. - Samuel reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente... - João Baptista : reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e indicou-O como Salvador. -Os Discípulos também reconheceram a presença de Cristo e com alegria O anunciaram a seus amigos e O seguiram prontamente…

12 Deus chama-nos e convida-nos a fazer parte do Grupo de Jesus... - Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta“? - Temos o ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram? Cristo conta contigo! Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 18.01.2009


Carregar ppt "Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google