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PublicouLuna de Almada Palhares Alterado mais de 7 anos atrás
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Comte. Tulio Rodrigues
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“Jornadas de Trabalho, horários de sono e relatos de fadiga de pilotos da aviação civil brasileira” Dra. Daniela Wey (1), Comte. Paulo Licati (2), Dra. Frida Marina Fischer (1), Dr. Luiz Menna-Barreto (1) e Dr. Tulio Rodrigues (1,3) 1 Universidade de São Paulo 2 Associação Brasileira de Pilotos de Aviação Civil - ABRAPAC 3 Associação dos Aeronautas da Gol - ASAGOL Período de coleta: 10/01/12 a 02/05/12 População de pilotos estudada: o 1370 respostas parciais 487 maioria das respostas (456 da aviação regular) 301 validados no FAST Metodologia (questionário com 31 perguntas): Histórico de trabalho/sono nas últimas 72 horas, jornada de trabalho, hora da fadiga, etc... Relatórios de fadiga subjetiva investigados através do software FAST (Fatigue- Avoidance Scheduling Tool).
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Valor Médio: =73,8 ± 0,8 (%) Desempenho cognitivo de 77% corresponde aproximadamente a 0,05% de concentração de álcool no sangue (4 cervejas de 300 ml).
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O risco nas operações aumenta em 86% quando o desempenho cognitivo cai abaixo de 77% (S. Hursch);
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Débito de sono elevado nas últimas 24 horas < 6 horas (73%); < 7 horas (90%) Valor Médio: 5,1 h Débito crônico de sono elevado nas últimas 72 horas
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Correlação entre os erros dos pilotos e o período do dia
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Comte. Tiago Rosa
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Limites de horas de voo, jornada, produtividade e folgas (EUA x Realidade Brasileira) Horas de voo/diaHoras de voo/mêsFolgas/mês 7.183/8433x22 = 668 PCL 4824/1244x18 = 7212
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Produtividade nos EUA
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Folgas nos EUA
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Comte. Marcelo Ceriotti
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ATA de Reunião SNA-SNEA 28Jan14
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