A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização e os processos de integração regional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização e os processos de integração regional"— Transcrição da apresentação:

1 Globalização e os processos de integração regional
Aula 1_Apresentação do curso profa. Maria Caramez Carlotto SCB 3° quadrimestre de 2015

2 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
São formados por países que se associam para estabelecer relações econômicas privilegiadas entre si, de comércio e, cada vez mais, de investimento. Nesses blocos econômicos, os Estados Nacionais podem ou não adotar uma soberania comum, isto é, abrir mão de parte da sua soberania para atuar como bloco. Por isso, os blocos econômicos ou blocos regionais de comércio tendem a representar não só um processo econômico, mas também um projeto político, o que nos obriga a olhar também para a dimensão política da integração.

3 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
Os blocos econômicos ou de comércio representam iniciativas institucionais para a integração econômica que cada vez mais definem os padrões do comércio mundial, ao lado das diferentes formas de liberalização comercial, financeira de investimento que define a assim chamada globalização. Isso levanta a questão, essencial, da relação entre a formação de blocos regionais (regionalização) e a globalização. Os blocos regionais são tanto estratégias de proteção quanto de inserção internacional. Os blocos econômicos podem classificar-se em zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

4 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
Zona preferencial de comércio (Preferential Trade Area- PTA): é a forma mais simples de integração, ocorre quando países de uma determinada área geográfica decidem reduzir ou eliminar barreiras tarifárias de bens selecionados produzidos por outro membro da área. Ex. A antiga Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), hoje substituída pela a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). 

5 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
Área de livre comércio (Free Trade Area – FTAs): ocorre quando dois ou mais membros decidem reduzir ou eliminar as barreiras comerciais, tarifárias e/ou não tarifárias, de todos os bens. Para o antigo GATT, hoje OMC, para haver área de livre comércio é preciso envolver pelo menos 80% dos bens produzidos na zona Ex. NAFTA, ASEAN e o projeto da ALCA.

6 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
União aduaneira (Customs Union): é o próximo passo da integração econômica quando, além de eliminar barreiras entre si, os estados membros decidem regulamentar conjuntamente o seu comércio com não-membros. Isto é, decidem aceitar o estabelecimento de barreias comuns (unificadas) para não- membros. Isso implica que os membros têm que negociar como bloco único tanto em negociações bi quanto multilaterais (OMC), ou seja, é a partir desse momento que podemos falar propriamente em blocos econômicos. Ex. Mercosul.

7 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
 Mercado comum (Common Market): é uma fase ainda mais avançada do processo de integração econômica, que envolve não só a livre circulação de bens tangíveis, mas de praticamente todos os fatores de produção, ou seja: pessoas, bens, serviços e capitais. Nesse caso, todos os países-membros devem seguir os mesmos parâmetros para fixar taxas de juros e de câmbio e para definir políticas fiscais. Ex. A Comunidade Econômica Europeia a partir de 1993.

8 Blocos de econômicos e de comércio (definições básicas)
UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA: é o estágio mais avançado de integração econômica que conhecemos, que envolve um fórum comum e uma moeda única (união monetária). Além da moeda única, deve haver um Banco Central Comunitário. Ex. União Europeia, cuja origem remonta à Comunidade Econômica Européia (CEE) de 1957, com a sua Zona do Euro e um Parlamento Europeu, é a forma mais avançada de integração regional que se conhece.

9

10 Brasil

11

12

13 Para saber mais:

14 Principais projetos de blocos regionais
Países ACP (Associação de países da África, Caribe e Pacífico) ACP-EU (Acordo de Cotonou. Um acerto comercial entre a União Europeia)  AEC (Associação dos Estados do Caribe) AELC (Associação Europeia de Livre Comércio) ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) ALALCt (Associação Latino-Americana de Livre Comércio) ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas) ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)

15 Principais projetos de blocos regionais
ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) CEFTA (Acordo Centro-Europeu de Livre Comércio) CAFTA-DR (Comunidade de Livre Comércio entre Estados Unidos Central e República Dominicana) CAN (Comunidade Andina de Nações) CAO (Comunidade da África Oriental) CARICOM (Comunidade do Caribe) CARIFTAt (Associação de Livre Comércio do Caribe) CEA (Comunidade Econômica Africana) CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental)

16 Principais projetos de blocos regionais
APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) CEEA (Comunidade Econômica Eurasiática) CEEAC(Comunidade Econômica dos Estados da África Central) CEI (Comunidade dos Estados Independentes) CEMAC (Comunidade Econômica e Monetária da Africa Central) IBAS (Fórum de Diálogo Índia-Brasil- África do Sul) COMECOMt (Conselho para Assistência Econômica Mútua) COMESA (Mercado Comum da África Oriental e Austral) MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio)

17 Principais projetos de blocos regionais
OCDE (Organização para a Cooperação e desenvolvimento Econômico) OECO (Organização dos Estados do Caribe Oriental) SAARC (Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional) SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) UA (União Africana) UAAA (União Aduaneira da África Austral) UE (União Europeia) UEMOA (União Econômica e Monetária dos Oeste Africano) UMA; (União do Magrebe Árabe) UNASUL (União de Nações Sul-Americanas)


Carregar ppt "Globalização e os processos de integração regional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google