A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perspectivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivas

2 Perspectiva Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo; O desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Uma técnica de desenho projetivo utilizada para facilitar a compreensão volumétrica.

3 Perspectiva O desenho mostra os objetos da maneira como são vistos  com três dimensões – comprimento, largura, altura (3D). Representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a idéia de profundidade e relevo.

4 Leis da Perspectiva Tudo parece diminuir à medida que se afasta do observador (desenhista);

5 Leis da Perspectiva Linhas retas horizontais ou verticais tendem a se apresentar diagonais quando “se aprofundam” na imagem; Já quando “estão” à sua frente, mantem sua perpendicularidade.

6 Tipos de Perspectivas Perspectiva cônica é mais utilizada em projetos arquitetônicos e de interiores. Perspectivas axonométrica e cavaleira são mais utilizadas em desenhos mecânicos.

7 Perspectiva Axonométrica
É uma projeção ortogonal sobre um só plano, sendo o objeto colocado de modo que mostra suas três faces. O objeto apresenta inclinação em suas três faces em relação ao quadro, com variação em virtude dos ângulos formados entre os eixos de altura, largura e comprimento.

8 Perspectiva Axométrica
Perspectiva axonométrica: Perspectiva isométrica: os 3 ângulos são iguais; Perspectiva dimétrica: apenas 2 ângulos são iguais; Perspectiva trimétrica: os ângulos das arestas de altura, largura e comprimento são diferentes.

9 Perspectiva isométrica
Mais usada  Perspectiva Isométrica (PI) Eixos isométricos fazem entre si ângulos iguais de 120o e suas três faces sofrem reduções iguais de aproximadamente 81% de seu comprimento real; Mas no desenho, em geral, não se leva em conta esta redução  perspectiva isométrica simplificada.

10 Perspectiva Isométrica
Toda linha paralela a um eixo isométrico apresenta-se em verdadeira grandeza (V.G.). Mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Possui as três faces oblíquas ao plano de trabalho inclinadas a 30o da horizontal.

11 Princípio da Perspectiva Isométrica
As figuras tem origem de um paralelepípedo que pode se transformar numa figura com forma própria. 1º Parte-se do vértice frontal e traça-se os três eixos isométricos  um vertical e dois inclinados de 30o em relação à linha horizontal, Obtenção das 3 três dimensões da peça: altura (aresta perpendicular), comprimento (aresta maior) e largura (aresta menor).

12 Princípio da Perspectiva Isométrica
Normalmente, nos desenhos em perspectiva, as arestas invisíveis não são representadas

13 Princípio da Perspectiva Isométrica
Quando o objeto contém inúmeras linhas não-isométricas, este deve ser desenhado pelo processo do paralelepípedo envolvente.

14 Princípio da Perspectiva Isométrica
Arestas não isométricas, são representadas fora da sua verdadeira grandeza. Considerar um sólido primitivo para facilitar a confecção do desenho. Esses elementos são oblíquos porque possuem linhas que não são paralelas aos eixos isométricos.

15 Princípio da Perspectiva Isométrica

16 Princípio da Perspectiva Isométrica

17 Princípio da Perspectiva Isométrica
Para representar a perspectiva isométrica do círculo, é necessário traçar antes um quadrado auxiliar em perspectiva, na posição em que o círculo deve ser desenhado.

18 Princípio da Perspectiva Isométrica

19 Perspectiva Cavaleira
Resulta da projeção cilíndrica oblíqua, com os três eixos correspondendo as três arestas; Arestas da altura e do comprimento são sempre perpendiculares entre si; Estas formam uma face paralela ao observador, projetadas em V.G.; O terceiro eixo fornece a direção das linhas de fuga que pode fazer qualquer ângulo, sendo 30o e 45o os mais usados.

20 Perspectiva Cavaleira
Proporção de redução conforme o ângulo.

21 Perspectiva Cavaleira
No traçado da perspectiva cavaleira, a maior dimensão deve estar de preferência, paralela ao quadro. A vantagem da representação em perspectiva cavaleira está na predominância de uma das faces que é paralela, possibilitando maiores detalhes, p. ex., na representação de linhas curvas e circunferências, além de facilitar o traçado.

22 Perspectiva Cavaleira
Vistas comuns de perspectivas

23 Traçado de superfícies curvas na Perspectiva Cavaleira


Carregar ppt "Perspectivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google