A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relembrando: A liderança depende da:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relembrando: A liderança depende da:"— Transcrição da apresentação:

1 Relembrando: A liderança depende da:
Confiança Uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista. A confiança é um processo que depende de uma história (familiaridade) baseada em algumas experiências relevantes, mas limitadas (risco).

2 Lealdade Abertura Integridade Competência Consistência
Honestidade e confiabilidade Competência Habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo Consistência Segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situações. Lealdade Disposição de proteger e defender uma outra pessoa Abertura Saber que a outra pessoa tem total confiança em você.

3 PODER E POLÍTICA Administração de Materiais CAPÍTULO 11

4 DEFINIÇÃO DE PODER Poder
Capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A. Dependência O relacionamento entre B e A (quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento).

5 Poder coercitivo O poder baseado no medo.
Temos cinco bases ou fontes de poder: coerção, recompensa, legitimidade, talento e referência Poder coercitivo O poder baseado no medo. Poder de recompensa Submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros.

6 Poder de talento Poder de referência Poder legítimo
Influência que se exerce como resultado da perícia, da habilidade específica ou do conhecimento. Poder de referência Influência baseada na posse, por uma pessoa, de traços pessoais ou recursos desejáveis. Poder legítimo O poder que uma pessoa tem como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização.

7 A pessoa pode tornar as coisas difíceis para os outros e você não quer que ela se irrite (poder coercitivo). A pessoa pode fornecer benefícios ou recompensas especiais e você considera vantajoso trocar favores com ela (poder de recompensa). A pessoa tem o direito, considerando a posição que ocupa e as responsabilidades do trabalho que você realiza, de esperar que você cumpra suas obrigações legítimas (legitimidade de poder).

8 A pessoa tem experiência e conhecimento para conquistar seu respeito e você leva em conta os julgamentos dela em relação a certos assuntos (poder do talento). Você gosta da pessoa e considera prazeroso fazer coisas para ela (poder de referência).

9 DEPENDÊNCIA: A chave para o poder
Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A sobre B. A posse/controle de recursos organizacionais escassos são fonte de poder para a administração. O acesso a fontes opcionais de recursos (por exemplo, múltiplos fornecedores) diminui o poder do controlador dos recursos. O que cria a dependência Importância do recurso para a organização. Escassez do recurso. Não-substituição do recurso.

10 Política: o poder em ação
Quando grupos são formados, busca-se exercer o poder. As pessoas procuram criar um nicho para, a partir dele, exercer influência, receber recompensas e crescer em sua carreira. Nas organizações, quando os funcionários traduzem seu poder em ações, dizemos que estão fazendo política. Aqueles que possuem boas habilidades políticas são capazes de utilizar eficazmente suas bases de poder.

11 Vamos definir comportamento político nas organizações como aquelas atividades que não são requeridas como parte do papel formal na organização, mas influenciam, ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela.

12 É uma definição suficientemente ampla para incluir vários comportamentos políticos, como a retenção de informações importantes para os tomadores de decisões, a denúncia de colegas, o arquivamento de reivindicações, a divulgação de boatos, o vazamento para a mídia de informações confidenciais sobre as atividades da empresa, a troca de favores com outras pessoas na organização, para benefício mútuo, e favorecer ou prejudicar um indivíduo ou uma decisão.

13 A ética do comportamento político
Infelizmente, as respostas dadas às questões costumam ser articuladas de maneira a fazer com que práticas antiéticas pareçam éticas.

14 O Quadro a seguir ilustra uma árvore de decisões
para guiar as ações éticas

15 VÍDEO: O PODER DA VISÃO Duração: ± 10 minutos

16 Em grupo responder e entregar
- Definição atual de Liderança - Qualidades de um líder (08 no mínimo) - Escolha uma dessas qualidade e explique o que é! - A Liderança pode ser aprendida? Se sim de que maneira. Se não porquê?

17 Estudo de caso capítulo 11 Bill Fowler e a Blackmer
Atividade em grupo pagina 42 Estudo de caso capítulo 11 Bill Fowler e a Blackmer Em grupos responder e entregar as 03 questões


Carregar ppt "Relembrando: A liderança depende da:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google