A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Movimentos verticais da litosfera. Equilíbrio Isostático

2

3 Gravimetria A existência de uma maior espessura da crosta continental (menos densa) relativamente à crosta oceânica (mais densa), já que os valores da gravidade medidos sobre os continentes são inferiores aos verificados sobre os oceanos. Baseia-se na medição, tanto a nível local como global, da força gravítica terrestre. Essa força aumenta (positiva) em zonas de maior densidade; Essa força diminuí (negativa) em zonas de menor densidade. 1 – Negativa – Positiva

4 Segundo a Gravimetria a Litosfera rígida flutua sobre o material rochoso da Astenosfera, mais denso e com capacidade de deformação. A Isostasia tenta explicar como se mantém o equilíbrio entre a Litosfera e a Astenosfera.

5 Casos de ajustes isostáticos :
Se um determinado bloco for suportado por materiais mais plásticos e mais densos que ele, então, estes blocos devem flutuar nesse substrato de acordo com o princípio de Arquimedes, tal como acontece quando se colocam blocos de madeira, gelo ou barcos num dado volume de água. De um modo análogo, a crusta terrestre poderia ser comparada a um conjunto de blocos rochosos, "flutuando" em equilíbrio sobre a parte superior de um substrato mais denso.

6

7 De acordo com o equilíbrio hidrostático, também a litosfera tende a equilibrar-se na astenosfera.
Sempre que este equilíbrio se altera ocorrem ajustamentos isostáticos que envolvem movimentos verticais da litosfera, de levantamento ou de afundamento.

8 A erosão e o degelo são processos naturais que originam anomalias isostáticas negativas. Fazem diminuir o peso dos materiais nos continentes, havendo um ajustamento, em que ocorrem movimentos verticais ( levantamento) da litosfera no seio da astenosfera.

9 A sedimentação e as glaciações originam anomalias isostáticas positivas. A acumulação de sedimentos ou de gelo causam sobrecargas e provocam movimentos verticais ( afundamento ) da litosfera no seio da astenosfera. Litosfera Astenosfera

10 Exemplo – Antárctida “Afundada na astenosfera”

11 Exemplo – Península da Escandinávia “A litosfera liberta do gelo está a elevar-se”
Nos últimos anos já subiu 250 m: Para chegar ao equilíbrio isostático, terá de subir mais 200 m, à razão de 1 m/ século.

12 Conclusão : Se uma região perde massa – anomalia isostática negativa - tenderá a recuperar o equilíbrio, elevando-se. Se uma região adquire massa – anomalia isostática positiva - tende a afundar-se na astenosfera. A TERRA é um planeta dinâmico.


Carregar ppt "Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google