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CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.

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1 CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos

2 CADEIAS DE SUPRIMENTO DEFINIÇÕES BÁSICAS Administrando as Cadeias de Suprimento Cadeias de Suprimento Parte do material usado aqui vem do livro Administração da Produção, Slack et al., Editora Atlas, 2004, Capítulo 13.

3 Definições Importantes cadeia de Suprimento Uma cadeia de Suprimento é uma associação de clientes e fornecedores que trabalham juntos (embora cada um em seu próprio negócio) na compra, transformação, distribuição e venda de mercadorias e serviços entre eles, de modo a constituírem um produto acabado ou serviço especializado de interesse de consumidores. Interpretação: no caso industrial, por exemplo, esta definição quer dizer que a CS dispõe de todas as funções e recursos necessários para: projetar, fabricar, distribuir, dar suporte, reciclar e dar um destino final a um produto acabado. Definição adaptada da National Research Council, Washington, DC. USA. conceitos

4 Definições Correlacionadas Cadeia de Demanda (demand chain) –Envolve todo o processo de motivação, planejamento e compromisso com a demanda do cliente por produtos e serviços. Cadeia de Valor (value chain) –É o conjunto completo de atividades que adicionam valor ao produto ou serviço desde o último fornecedor até o cliente final. No caso de produto incluí toda a logística reversa (reuso, reciclagem, remanufatura, recondicionamento, canibalismo e por fim o destino final (lixo industrial) conceitos

5 Como estes conceitos se relacionam CADEIA DE VALOR = CADEIA DE SUPRIMENTO + CADEIA DE DEMANDA Obs.: Precisamos entender que a cadeia de suprimento olha o fluxo de materiais ao longo da rede de empresas e a cadeia de demanda, pode-se dizer ser a sua complementaridade, pois olha o fluxo do pedido que percorre o sentido inverso da cadeia. conceitos

6 Rede de Operações Uma CS pode ser visualizada como uma rede de operações que envolvem produtos, serviços ou informações. A cadeia é constituída pela interligação destes elos formando assim a rede que coopera. OPERAÇÕES Fornecedor a montanteCliente a jusante Redes de empresas

7 Motivação A motivação, para analisar a rede de operações, está na possibilidade de compreende-la e assim poder melhor administra-la. Três ações importantes: –configurar de forma mais eficiente a cadeia (veja seu domínio a seguir) –definir a melhor localização de cada operação –administrar a capacidade de operação da rede Redes de empresas

8 CONCEITOS ASSOCIADOS A GESTÃO (1 o ) Gestão de Materiais (1 o ) Gestão de Materiais : administra o fluxo de materiais e informação ao longo da CS. O conceito inclui também :  Gestão de Estoques  Gestão de Compras e Suprimentos: interface entre a organização foco e o mercado fornecedor.  Gestão da Distribuição física: trata do fornecimento com os clientes imediatos à organização foco. Redes de empresas

9 Importância de Compras/Fornecimento As organizações tem terceirizado seus processos, visando fortalecer competências essenciais. Isto as leva a comprar mais. Conseqüência: Compras torna-se uma estratégia para reduzir custos do fluxo de material. O processo de compra inclui: preço, entrega no prazo, qualidade, quantidade e fonte de suprimento. Gestão de materiais

10 Terceirização A decisão de manter ou terceirizar um dado processo é algo de elevada complexidade. A terceirização é uma prova de que o mercado é cada vez mais comprador. Hoje é melhor buscar preço no mercado, ou seja, é melhor comprar do que fazer. Gestão de materiais

11 Rentabilidade: alternativas Aumentar a receita de vendas em 100% Reduzir os salários em 25% Reduzir as despesas fixas em 100% Reduzir os custos de compras em 7,1% Conclusão Conclusão : o desafio de reduzir custos de compras, é a alternativa mais viável. maximizar seu lucro e a satisfação do cliente.  Exemplo: no varejo, os supermercados buscam preços menores dos fornecedores, objetivando: maximizar seu lucro e a satisfação do cliente. Gestão de materiais

12 Vantagens e Desvantagens Gestão de materiais

13 Conclusão Podemos concluir então que: –A CS busca a melhor forma de atendimento ao cliente com o menor custo possível; –Que ocorra aprimoração dos desempenhos internos de cada processo; bem como administração das interações destes processos; –E principalmente a utilização dos meios tecnológicos e gestão logística a fim de se obter a menor margem de erro possível. Gestão de materiais


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