A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cérebro Sensação Percepção. Cérebro Sensação Percepção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cérebro Sensação Percepção. Cérebro Sensação Percepção."— Transcrição da apresentação:

1

2 Cérebro Sensação Percepção

3 Com cerca de 100 bilhões de neurônios e 1,3 Kg de peso, o cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. A imagem de ressonância magnética funcional (MRI) ou a tomografia por emissão de pósitrons tem aberto novas perspectivas de compreensão do mesmo.

4

5

6 As células glia são, como os neurônios, de vários tipos: Temos as células de Schwam, astrocitos, etc.

7

8

9 Cérebro ou Cérebros? Teoria Modular
Korbinian Brodman (1909): divisão do cérebro em 52 áreas distintas. Sperry: funções diferenciadas dos hemisférios cerebrais, o que lhe valeu o Prêmio Nobel.

10

11 A anatomia do cérebro e a representação transversal do hipocampo mostrada na figura, apresenta algumas das regiões envolvidas no sonho.

12 A tarefa do cérebro é representar outras coisas
A tarefa do cérebro é representar outras coisas. Estudos feitos com macacos mostram notável fidelidade entre uma forma vista (a) e a forma do padrão de atividade neural (b) em um dos estratos do córtex visual primário.

13 Estudos com macacos mostram que muitos neurônios nas áreas corticais mais elevadas reagem , apenas, à figura atual “percebida”. Em Mercado de Escravos com Busto de Voltaire Desaparecendo (1940) a cabeça de Voltaire pode ser vista a distância, mas se transforma em figuras de três pessoas se visto de perto.

14

15 Processos cerebrais são localizados?
Experiências de Lashley: Córtex de animais Wilder Penfield Estimulação de neurônios

16 Modelo Holográfico Karl Pribham
Pribham e David Bohm: início integração entre Física e Biologia.

17

18 “Enquanto nosso cérebro for um mistério, o Universo, reflexo da estrutura do cérebro, também será um mistério”. (Santiago Ramón y Cajal)

19 CÉREBRO UNO Gordon Stokes Daniel Whiteside

20 INTEGRAÇÃO H.D. H.E. No nascimento nenhum dos dois é dominante.
Sincroniza Integra Infância: Sistema Complexo H.D. H.E. harmonia coordenação Memórias em duplicata (corpo caloso)

21 ÁREA DE INTEGRAÇÃO COMUM
AIC Quando aprendemos a FALAR, ESCREVER E LER, um hemisfério assume a Dominância. AIC A se estabelece Bem/Mal Consciência comparativa: Devo/Não devo Recompensa/Castigo Linguagem Define/Limita Enfatiza a Experiência sensorial - negando a multidimensional

22 Pensamento Consciente Associativo
PCA Parte mais moderna do cérebro na escala evolutiva Parte mais longínqua do sistema nervoso Ligado à memória de curto prazo É A EXPERIÊNCIA COMO ELA É É O AQUI E AGORA PODER OPÇÕES AUTODIREÇÃO

23 TENSÃO EMOCIONAL + - Memória Impacto da da Emoção experiência temporal
Sensação da Emoção + - sobrevivência Impacto da experiência Intensidade da Emoção temporal Processamento visual Processamento somestésico occipital parietal Analítico Tálamo AIC

24

25 Um ambiente rico de estímulos gera mais sinapses, mais células glia (hipótese) e mais neurônios (?)

26 Estímulos ambíguos como esse quadro de Salvador Dali, chamado Velhice, Adolescência, Infância (As Três Idades), ajudam cientistas que empregam a percepção visual a estudar o fenômeno da consciência.

27

28 O cérebro e o Sistema Imunológico podem tanto estimular (setas vermelhas) como inibir (setas azuis) um ao outro. A relação hipotálamo, hipófise e supra-renais (eixo HPA, é uma componente central na resposta neuroendócrina do cérebro ao estresse. O hipotálamo, quando estimulado, segrega o hormônio liberador da corticotropina (CRH)

29

30 CÉREBRO DIVIDIDO Roger Sperry - Gazzaniga - Jerre Levy
Estudos - desconectando o canal de comunicação - corpo caloso Descobriram que os pacientes se comportavam como se tivessem dois cérebros separados cada um isolado do outro e capaz de aprender e reter lembranças

31 H.D. H.E. DUALIDADE CEREBRAL Conceitual Intuitivo/Criativo Lógico
Analítico Formal Enfoque Especifico Linear Ling. Verbal Conceitual Intuitivo/Criativo Informal Enfoque Global Espacial Ling: Imagem/Cor/Símbolos Musical/Ritmo Sensitivo DUALIDADE CEREBRAL

32 COMPORTAMENTO DO CÉREBRO
O controle para: os músculos visão audição olfato tato (estereognose) é cruzado L.D. do cérebro L.E. do corpo L.E. do cérebro L.D. do corpo controla

33

34

35 A CAPACIDADE DE SINTETIZAR informações entre hemisférios é perdida após a cirurgia de secção do cérebro. Apresentamos ao hemisfério de um paciente um cartão com a palavra "arco" e ao outro, a palavra "flecha". Como o paciente desenhou um arco e flecha, assumimos que os dois hemisférios ainda fossem capazes de se comunicar entre si e que tivessem integrado as palavras em uma composição que fazia sentido.

36 O teste seguinte provou que estávamos enganados
O teste seguinte provou que estávamos enganados. Apresen- tamos a palavra "céu" para um dos hemisférios e a palavra "arranha" (scraper, em inglês, também significa raspadeira) para o outro. A imagem resultante revelou que o paciente não sintetizava as informações: desenhou um céu em cima de uma raspadeira dentada, em vez de um arranha-céu (skyscraper).

37 Um hemisfério desenhou o que havia visto, e o outro desenhou a palavra
Um hemisfério desenhou o que havia visto, e o outro desenhou a palavra. No caso do arco e da flecha, a superposição das duas imagens nos levou a conclusões errôneas, pois a imagem parecia integrada.

38 Finalmente, realizamos testes para descobrir se cada hemisfério seria capaz de, sozinho, integrar palavras. Apresentamos a palavra "fogo" (fire) e depois a palavra "arma" (arm = braço) ao hemisfério direito. A mão esquerda desenhou um rifle (arma de fogo = firearm ) e não um braço em chamas, deixando claro que cada hemisfério é capaz de realizar sínteses. -M.S.G.

39

40 Quadralidade cerebral
Ned Herrmann - The creative brain Analisa quantifica é lógico crítico Brinca é curioso especula arrisca-se é impetuoso gosta de surpresas quebra regras RACIONAL EXPERIMENTAL realista imagina sabe como as coisas funcionam gosta de números adota ação preventiva estabelece procedimentos faz as coisas confiável organiza esmerado pontual é sensível com os outros fala bastante/expressivo é emocional gosta de ensinar toca as pessoas sente SALVAGUARDADOR planeja SENSITIVO

41 2. Neurônios Neuro-transmissores;
Neuro-hormônios que, transportados pelo sangue ou pelo líquido extra celular podem afetar uma outra célula próxima ou afastada; Neuro-moduladores que são substâncias neuro ativas que não agem por via sináptica.

42 3. Mente “A mente é um sistema de órgãos de computação, desenhado, por seleção natural, para resolver os tipos de problemas que nossos ancestrais encaravam nas suas maneiras de viver.” Pinker (1998) “ Ao fazer uma autópsia, quantas memórias, sentimentos e emoções um médico descobre?” Bacon & O’Donnell (1999)

43

44 COMO O CÉREBRO CRIA A MENTE (Por Antônio R. Damasio)

45 Como o Cérebro cria a Mente
Quais são os principais problemas para fundamentar através de bases biológicas a MENTE?

46 X Corpo e Cérebro (público, externo, objetivo)
1 Como o Cérebro cria a Mente Corpo e Cérebro (público, externo, objetivo) X Mente (privada, interna e subjetiva)

47 Correlatos de estados mentais. Mas não revelam :
1 2 3 4 1 Como o Cérebro cria a Mente Exames sofisticados sobre a atividades neurais (“matéria-viva”) revelam: Correlatos de estados mentais. Mas não revelam : O estado mental efetivo.

48 Primeira dificuldade:
1 2 3 4 2 Avaliação das Dificuldades Primeira dificuldade: A atual descrição dos fenômenos neurobiológicos é bastante incompleta. A contribuição da física quântica é pouco explorada.

49 Ciência Cognitiva X Ciência Neural
1 2 3 4 2 Avaliação das Dificuldades Segunda dificuldade: Abismo existente entre: Ciência Cognitiva X Ciência Neural A neurobiologia poderia tranpor esse abismo.

50 Observador X Observado
1 2 3 4 2 Avaliação das Dificuldades Terceira dificuldade: Conflito entre: Observador X Observado Ou seja, ambos são a mente, e portanto, o intelecto humano seria incapaz de estudar a si mesmo.

51 1 2 3 4 2 Avaliação das Dificuldades Para Damasio, cérebro e mente não são uma coisa só, portanto o cérebro poderia criar instrumentos para o estudo da mente.

52 “Filme do Cérebro” X “EU ou Self”
1 2 3 4 3 Razões para Otimismo Para solucionar o enigma da mente, é preciso dividi-lo em duas partes: “Filme do Cérebro” X “EU ou Self”

53 1 2 3 4 3 Razões para Otimismo “Filme do Cérebro”: Composição unificada de todas as imagens sensoriais (visuais, auditivas, tácteis, olfativas e outras)

54 Senso de posse e seleção do “Filme do Cérebro”
1 2 3 4 3 Razões para Otimismo “Eu ou Self”: Senso de posse e seleção do “Filme do Cérebro”

55 Exames atuais (PET e o fMRI) conseguem comprovar o “filme do cérebro”.
1 2 3 4 3 Razões para Otimismo Exames atuais (PET e o fMRI) conseguem comprovar o “filme do cérebro”. Como? Através da análise de um estado mental pela atividade de um ou um grupo de neurônios. Exemplo: percepção de cor, curva...

56 Cada tipo de aprendizado tem um sistema específico: Exemplos:
1 2 3 4 3 Razões para Otimismo Cada tipo de aprendizado tem um sistema específico: Exemplos: Parte do Cérebro Aprendizado Gânglios Basais Habilidades Hipocampo Caract. pessoas, lugares, fatos, etc.

57 1 2 3 4 3 Razões para Otimismo Depois do aprendizado, a memória de longo prazo armazena as fatos nos córtices (vastos espaços cerebrais) Para que haja a gravação dos fatos, depende do comportamento das sinapses (contatos entre neurônios)

58 Estado Mental X Estado Cerebral
1 2 3 4 3 Razões para Otimismo Portanto, as novas técnicas permite uma relação mais complexa e precisa entre: Estado Mental X Estado Cerebral

59 “Cartógrafo da geografia de um organismo”
1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” Função do Cérebro: “Cartógrafo da geografia de um organismo” Ou seja, Possui meios naturais de representar a estrutura e o estado de todo o organismo.

60 1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” Para Damasio, O cérebro utiliza estruturas planejadas para mapear tanto o organismo como os objetos exteriores, afim de criar uma nova representação, de segunda ordem.

61 A representação de segunda ordem não é uma abstração.
1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” A representação de segunda ordem não é uma abstração. Ela ocorre nas estruturas neurais.

62 1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” Com isso, O cérebro apresenta no interior a informação de que o organismo é o dono do processo mental.... ... O senso de “eu” é criado!

63 Na perspectiva evolucionista,
1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” Na perspectiva evolucionista, A evolução do “eu” recompensa a percepção: vantagem de sobrevivência. Exemplo: dor causada pelo objeto  o “eu” evita o objeto no futuro.

64 Processos cerebrais objetivos costuram subjetividades.
1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” Processos cerebrais objetivos costuram subjetividades. Para Damasio, o senso do “eu” é considerado mais um estado físico, um sentimento.

65 Até 2050, a biologia terá eliminado as separações tradicionais entre:
1 2 3 4 4 Confrontando o “EU” Previsão de Damasio: Até 2050, a biologia terá eliminado as separações tradicionais entre: Corpo / cérebro Corpo / mente Cérebro / mente

66 Segundo Antonio Damasio espetáculos mentais multimídia ocorrem constantemente enquanto o cérebro processa acontecimentos sensoriais externos e internos. A resposta à pergunta sobre quem vivencia o espetáculo mental leva ao senso de “eu”.

67 4. Sensação O organismo humano dispõe de cerca de um bilhão de receptores. De cada órgão dos sentidos se originam seqüências de impulsos que passam por vários milhões de condutos nervosos em direção ao sistema nervoso central.

68 Sensação ou Percepção? “Reconhecer-se em um lugar, uma música, uma sensação é mais do que reencontrar essa sensação: é reencontrar nela o nosso próprio ser” (Georges Poulet - La Dialetique d´Être)

69 OS SENTIDOS

70 SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO Sensação - simplesmente revela ou transporta informação Percepção - é a interpretação da informação “Sensação é a resposta específica a um estímulo sensorial particular, enquanto percepção é o conjunto de mecanismos de codificação e de coordenação das diferentes sensações elementares visando um significado”. ( FIALHO, 2001 p.43 )

71

72 Processo Fluxo de informação em bits/s Percepção dos órgãos dos sentidos Ligações nervosas Percepção Consciente 16 Armazenagem contínua 0,7 (Fonte) Grandjean

73 Percurso Ótico Tálamo Radiações Visuais Área onde são processadas as informações visuais para a percepção Córtex Visual Primário Nervo Ótico Região Ótica

74

75

76 Sistema Auditivo

77 Sistema Olfativo Essa tarde era história brasileira
que balançava as árvores passando e que cheirava a maresia quando do mar soprava e quando crescendo em jasmineiros a jasmim. (Ferreira Gullar - Na Vertigem do Dia)

78 A fisiologia do olfato

79

80 O sentido Olfato Definição do olfato por Guyton (1991);
O olfato é o sentido menos entendido, até o momento. Isto se deve ao fato da olfação ser um fenômeno subjetivo e bastante difícil de ser estudado em animais inferiores.

81 Olfato: ser humano x animal inferior
Os animais possuem um sentido de faro superior ao olfato, no ser humano, porém eles se limitam às necessidades instintivas, induzidos pelo inconsciente. Sua fisiologia olfativa é superior à do homem, apesar de serem classificados como inferiores. Entretanto, somente o ser humano desenvolve aprendizado e constrói conhecimento, mediante a sua capacidade de criar.

82 Lembranças suscitadas pelo cheiro

83 Paladar

84 Tato

85 Tato O sentido do tato resulta da estimulação de receptores localizados nas extremidades das fibras nervosas que terminam em nossa pele. Os numerosos receptores espalhados pela pele são especializados para as diversas sensações, tais como dor, frio, quente, toque, toque contínuo e pressão.

86 Percepção “ A percepção é uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas, em função da experiência anterior, das necessidades e das intenções do organismo implicado ativamente numa determinada situação.” M. Reuchlin

87 Necessidades Objetivos Expectativas PERCEPÇÃO Estimulação Valores Emoção Interpretação Ambiente Motivação Fisiologia

88 Diante das diversas sensações possíveis ao homem, observamos que, só nos damos conta de uma mínima parte do mundo em que vivemos, perante a não percepção da totalidade. É como se cada um de nós tivéssemos o seu próprio mundo particular, edificado a partir de nossa própria realidade.

89 “ Se não fosse a percepção, seríamos como uma pedra que está ligada ao meio apenas fisicamente ” (TELES, 1987 p.148 ) “Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade”. ( Charles Chaplin)

90

91 MENSAGEM SUBLIMINAR Origem da palavra : latim Definição: SUB - abaixo
LIMEN – limiar Definição: “É todo e qualquer estímulo abaixo do limiar da percepção dos nossos sentidos”

92 MENSAGEM SUBLIMINAR Elementos característicos:
Mascarada ou camuflada pelo emissor Produzida com saturação de informações Comunicações indiretas e aceitas de maneira inadvertida Captada a partir de uma atividade de grande excitação emotiva por parte do receptor

93 MENSAGEM SUBLIMINAR Formas em que se apresentam: Intensidade do sinal
Sinais mascarados ou camuflados Sinais com velocidade acima do limiar consciente Saturação de sinal Tecnologias avançadas

94 MENSAGEM SUBLIMINAR Estudos e Referências: Platão - Philon
Demócrito (400 a. C.) Platão Philon Grandes Pintores Leonardo da Vinci, Salvador Dali, Hans Holbein Jim Vicary Wilson Brian Key

95 MENSAGEM SUBLIMINAR Salvador Dali - Mercador de escravos

96 MENSAGEM SUBLIMINAR Salvador Dali - Mercador de escravos

97 MENSAGEM SUBLIMINAR Hans Holbein – Os Embaixadores

98 MENSAGEM SUBLIMINAR

99 MENSAGEM SUBLIMINAR

100 MENSAGEM SUBLIMINAR

101 MENSAGEM SUBLIMINAR Funcionamento: Atuam nos nossos cinco sentidos
Relação figura-fundo ( Gestalt )  Subliminar =  Quantidade de Informação  Tempo de Exposição

102 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

103 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

104 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

105 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

106 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

107 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

108 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

109 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

110 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

111 MENSAGEM SUBLIMINAR O que você está vendo?

112 MENSAGEM SUBLIMINAR Onde começa o triângulo?

113 MENSAGEM SUBLIMINAR Essas linhas são paralelas?

114 MENSAGEM SUBLIMINAR Efeitos Subliminares Sonoros:
Técnica de Masking (Mascaramento)

115 MENSAGEM SUBLIMINAR Aspecto Legal e Ético: No Brasil – sem restrições
Nos E.U.A. – proibida somente a projeção taquitoscópica.

116 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

117 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

118 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

119 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

120 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

121 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

122 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

123 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

124 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

125 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

126 MENSAGEM SUBLIMINAR Na publicidade

127 MENSAGEM SUBLIMINAR Mais exemplos

128 MENSAGEM SUBLIMINAR Mais exemplos Quadrinhos - Horácio

129 Percepção

130 Percepção O ursinho Pooh olhou para suas duas patas. Ele sabia que uma delas era a direita, e sabia que quando você se decide sobre qual delas é a direita, aí a outra é a esquerda, mas ele nunca conseguia se lembrar de como começar. (Extraído de Pinkert)

131 Eu creio na vida mansa!!

132


Carregar ppt "Cérebro Sensação Percepção. Cérebro Sensação Percepção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google