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Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

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Apresentação em tema: "Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo.

2 O desenvolvimento do gesto de apontar é a construção da primeira representação simbólica na criança, de acordo com Vigotski GESTO DE APONTAR

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5 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

6 Fase: Interpretação da Mãe
Vigotski destaca três fases na ontogênese do gesto de apontar como primeira representação simbólica: Fase: um simples movimento espontâneo da criança orientado a um determinado objeto que ela não consegue alcançar Fase: Interpretação da Mãe Fase: a criança capta, numa experiência pessoal, o significado que o seu movimento tem para o outro, convertendo-o, assim, em signo para ela Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

7 A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo.

8 A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
As concepções correntes da relação entre o desenvolvimento e aprendizado em relação as crianças podem ser reduzidas a três grandes posições: No primeiro ele destacou as teses iniciais de Piaget, nas quais o desenvolvimento é concebido independente da aprendizagem,(os ciclos de desenvolvimento precedem os ciclos de aprendizagem). O segundo, o domínio do pensamento formal e lógico ocorreria por si mesmo, sem a interferência do ensino, assim tudo que fosse aprendido dependeria primeiramente, do desenvolvimento requerido para a aquisição do conhecimento. Por conseguinte, o aprendizado não poderia alternar as diversas etapas da formação. O terceiro descrevem o aprendizado e o desenvolvimento como processos separados, mas que se influenciam mutuamente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

9 Teses iniciais de Piaget
1. O desenvolvimento psíquico é independente do processo de aprendizagem. Aprendizagem era considerada um processo puramente externo que não estava envolvido ativamente no desenvolvimento. Teses iniciais de Piaget Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

10 2. Aprendizagem é desenvolvimento.
O desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados. Exemplo: James que reduziu o processo de aprendizagem à formação de hábitos e identificou o processo de aprendizagem com desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

11 Exemplo a teoria de Koffka e Gestaltistas
3. Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam a si mesmos reciprocamente. Exemplo a teoria de Koffka e Gestaltistas Uma vez que a criança tenha aprendido a realizar uma operação , ela passa a assimilar algum princípio estrutural cuja esfera de aplicação é outra que não unicamente das operações daquela usada como base para assimilação do princípio. Como consequência, ao dar um passo na aprendizagem , a criança dá dois no desenvolvimento, isto é o aprendizado e o desenvolvimento não coincidem. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

12 A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Visão mais adequada - a relação geral entre o aprendizado e desenvolvimento; os aspectos específicos dessa relação quando a criança atinge a idade escolar. Vigotski desenvolveu a sua posição própria discutindo os processos de alfabetização na escola. Aprender a escrever traz consigo suas dificuldades específicas. Em suma, escrever significa, para a criança, conscientizar-se da sua própria fala. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

13 Esta capacidade nunca pode ser ensinada diretamente pelo professor
Esta capacidade nunca pode ser ensinada diretamente pelo professor. O desenvolvimento cognitivo não é o paralelo direto, ou a sombra imediata, do processo educacional. A aprendizagem capacita para uma série de processos de desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

14 implantá-los diretamente.
O processo de escrever exige funções novas, que nas crianças da pré-escola não estão desenvolvidas. O professor cria apenas as condições para que determinados processos se desenvolvam, sem implantá-los diretamente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

15 O desenvolvimento psíquico nunca pode ser diretamente ensinado.
O desenvolvimento psíquico representa uma função autônoma da criança, mas esta função precisa do contexto social, das formas sociais de ensino-aprendizagem. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

16 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

17 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

18 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. O nível de desenvolvimento potencial: A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

19 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. O nível de desenvolvimento potencial: A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Vigotski define a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível potencial como a “zona de desenvolvimento proximal” (1984, 92). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

20 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
A área de desenvolvimento potencial nos permite ver o “amanhã” da criança, os seus futuros passos e a sua dinâmica de desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

21 “A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão no processo de amadurecimento, funções que amadurecerão amanhã, mas que estão correntemente em um estágio embrionário. Tais funções podem ser chamadas de “botões” ou “flores” do desenvolvimento, em vez de serem chamadas de “frutos” do desenvolvimento (1978, 86). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

22 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” aparece como uma crítica radical ao ensino tradicional. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

23 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” como meio de uma crítica radical ao ensino tradicional. O potencial metodológico do conceito da “Zona de Desenvolvimento Proximal”. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

24 ATIVIDADES: Descrever um ou dois exemplos concretos da relação entre aprendizagem e desenvolvimento no nível de educação pré escolar, infantil ou ensino fundamental ou... Descrever um exemplo de uma “Zona de Desenvolvimento Proximal” (ZDP). (Para o nível da educação infantil: Porque “brincar” pode ser considerado como uma “Zona de Desenvolvimento Proximal” – qual é uma ZDP para um adolescente). “O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento” (Vigotski): Onde estão as dificuldades práticas para a realização? Qual é o papel do “outro” na construção do conhecimento segundo Vigotski? Qual é o papel “mediador”, do professor, na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos de conhecimento? Tarefas Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

25 Apropriação “Os mais simples instrumentos e objetos da vida cotidiana com os quais as crianças se deparam, devem ser por elas entendidos na suas qualidades específicas.Em outras palavras: a criança deve realizar uma atividade prática ou cognitiva com os objetos, adequada àquela que está incorporada nestes objetos” (Leontiev 1971, 231). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

26 Um objeto, que a criança pega com a mão, será introduzido, sem problemas no sistema de seus movimentos naturais. A criança leva por exemplo a colher para a boca, como se fosse qualquer outro objeto do cotidiano, que não têm caráter de instrumento, e o faz sem prestar atenção se deve o não colocar a colher de forma horizontal. Estes movimentos da mão da criança serão transformados lentamente numa qualidade fundamental através da intervenção concreta e direta dos adultos que ensinarão à criança o uso correto da colher, e assim os movimentos da criança serão subordinados à lógica objetiva do uso deste instrumento. Leontiev (1971, p. 240 ) Exemplo Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

27 Continuação:... A estrutura geral destes movimentos foi transformada; receberam um nível maior a respeito ao objeto. A criança se apropria do sistema dos movimentos funcionais, o sistema das ações de caráter instrumental, que é subordinado às relações topológicas.” Leontiev (1971, p tradução do alemão). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

28 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo. Site da Profª DrªTeresa Cristina Barbo Siqueira na PUC: Docente/home/professor.asp?key=1258 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira


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