A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira Autor: Rosidenis Aragão da Silva A ANÁLISE SWOT COMO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES - PA. Belém (PA) - 2016

2 QUESTÃO NORTEADORA Qual o atual cenário interno e externo do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto da Secretaria de Infraestrutura e Aviação (SEMOVI) do município de Benevides foi diagnosticado através da utilização da análise SWOT?

3 PROBLEMA A análise SWOT (Stengnts - Forças, Weaknesses - Fraquezas, Opportunities - Oportunidades e Theats - Ameaças) servirá como diagnóstico organizacional visando o aperfeiçoamento do planejamento do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto da Secretaria de Infraestrutura e Aviação (SEMOVI) do município de Benevides?

4 OBJETIVO GERAL Verificar se a análise SWOT (Stengnts - Forças, Weaknesses - Fraquezas, Opportunities - Oportunidades e Theat - Ameaças) servirá como diagnóstico organizacional visando o aperfeiçoamento do planejamento do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto do município de Benevides.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Descrever a estrutura da análise SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto do município de Benevides. 2. Analisar os resultados das variáveis (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) da área de abastecimento de água e esgoto; 3. Inventariar propostas de ações tendo como base os resultados das variáveis da análise SWOT.

6 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PLANEJAMENTO: É um processo racional para a tomada de decisão, com vista a selecionar e executar um conjunto de ações, necessárias e suficientes, que possibilitarão partir de uma situação atual existente em alcançar uma situação futura desejada (PALUDO, 2009). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Pode ser entendido como a análise sistemática dos pontos fortes (competências) e fracos (incompetências ou possibilidades de melhorias) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externo, com o objetivo de formular estratégias e ações estratégicas com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade (PEREIRA, 2011).

7 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA MATRIZ SWOT : Uma das ferramentas mais utilizadas no diagnóstico organizacional é a Matriz SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas, Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças)(PALUDO E PROCOPIUCK, 2011). LEGISLAÇÕES: Lei 9.433/97 (Política Nacional de Recursos Hídricos) Lei n° 11.445/07 (Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico) Decreto nº7.217/10 (regulamenta a lei nº 11.445/2007) Lei 6.381/ 2001 (Política Estadual de Recursos Hídricos) Lei Orgânica Municipal (1990) Lei nº 1.031/06 (Plano Diretor de Benevides).

8 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Combinação dos elementos da Matriz SWOT e a construção da estratégia organizacional: 1. Os pontos fortes com as oportunidades - Desenvolvimento 2. Os pontos fracos com as ameaças - Sobrevivência 3. Os pontos fortes com as ameaças - Manutenção; 4. Os pontos fracos com as oportunidades - Crescimento. (Paludo e Procopiuck, 2011)

9 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

10 Os fatores (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) são pontuados, de acordo com seu grau de importância, sendo atribuído a cada fator um valor de 1 a 3. (Andrade et al, 2008).

11 CARACTERIZAÇÃO DO SAEB Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

12 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A pesquisa se caracterizou quanto a sua natureza, aplicada, e quanto aos seus objetivos, como pesquisa exploratória e descritiva. Com relação à abordagem do problema, a pesquisa é classificada como uma pesquisa quantitativa, pois fez análise organizacional através da aplicação da Matriz SWOT. A pesquisa se caracterizou quanto a sua natureza, aplicada, e quanto aos seus objetivos, como pesquisa exploratória e descritiva. Com relação à abordagem do problema, a pesquisa é classificada como uma pesquisa quantitativa, pois fez análise organizacional através da aplicação da Matriz SWOT que estabeleceu valores (números) a serem avaliados pelos participantes da pesquisa. E também é considerada qualitativa, tendo em vista a coleta de opiniões.

13 ANÁLISE DOS DADOS Demonstrativo dos elementos constituintes da Matriz SWOT identificados pelos funcionários do SAEB. FRAQUEZASFORÇAS AGestão de Pessoas3A 3 BRecursos orçamentários e financeiros3BInfraestrutura3 C 3CGestão estratégica3 AMEAÇASOPORTUNIDADES AInfraestrutura3AMeio Ambiente3 B 3BGestão de Pessoas3 C Recursos orçamentários e financeiros3C 3

14 ANÁLISE DOS DADOS Conforme os dados coletados na pesquisa, todos os elementos têm grau de importância 3. Correlacionados todos os valores que contam nas Fraquezas e Ameaças quanto nas Oportunidades e Forças, os resultados dessas multiplicações foi igual a 9. De acordo com o diagnóstico organizacional, todos os elementos identificados na pesquisa tem igual relevância na busca por uma melhor qualidade do serviço prestado à população.

15 AÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE SWOT Em relação às Forças: Bom atendimento ao público, transparência e qualidade; Equipe de trabalho empenhada e comprometida. Em relação às Fraquezas: contratar mais funcionários, treiná-los e desenvolvê-los; investir em qualidade de vida no trabalho logística de transporte para serviço de manutenção e fiscalização; Falta de recursos financeiros para investir em melhorias e expansão do serviço de água e esgoto.

16 AÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE SWOT Em relação às Ameaças: Poucos investimentos em infraestrutura de água e esgoto Inexistência de parceria público-privado e concorrência pública. Raros projetos enviados à esfera estadual e federal voltado para o saneamento básico. Em relação às Oportunidades: Exploração racional dos recurso hídricos conforme leis ambientais; Aumento da arrecadação municipal; Atração de instalações industriais e investimentos.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Objetivo geral do trabalho: Verificar se a análise SWOT servirá como diagnóstico organizacional visando o aperfeiçoamento do planejamento do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto do município de Benevides. a análise realizada através da Matriz SWOT apresenta resultados satisfatórios na identificação tanto de Fraquezas e Ameaças em potenciais quanto as Forças e Oportunidades.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS A aplicação da matriz SWOT como ferramenta de diagnóstico organizacional no SAEB, se mostrou muita promissora como elemento de apoio ao aperfeiçoamento do planejamento além de essencial na demarcação das estratégias e planos de ação dessa unidade. O diagnóstico estratégico organizacional é um instrumento poderoso para que a administração pública possa atingir um nível de serviço esperado pela população.

19 O planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo de planejar. ( João Caramez )

20 AGRADECIMENTOS Quero agradecer primeiro a Deus que é o autor da vida. A minha querida esposa Sara Silva pelo incentivo e paciência. À orientadora Daniele Nogueira pelas valiosas contribuições. À banca na pessoa das professoras Brenda Pinho e Luciana Soares. A todos que direta ou indiretamente contribuirão para a realização desse trabalho acadêmico.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google