A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por ruído ( PAIR ) no trabalho.

2 Fases do PCA 1ª fase - Avaliações do ruído; 2ª fase - controles de engenharia e administração; 3ª fase - educação e motivação; 4ª fase - proteção auditiva; 5ª fase - monitoramento audiométrico; 6ª fase - manutenção de registros; 7ª fase - avaliação do programa.

3 1ª fase - Avaliações de ruído Identificação das fontes geradoras do ruído. Identificação do tipo de ruído. Identificação do trabalhador ou grupo de trabalho exposto ao ruído. Medição do nível de ruído ( dB)

4 2ª fase - controle de engenharia e administrativos Controle de EngenhariaControle de Engenharia Análise antes de adquirir e instalar máquinas novas. Manutenções preventivas. Intervenções para controle de ruído na fonte, na trajetória ou sobre o trabalhador. Controle AdministrativoControle Administrativo Redução da jornada de trabalho. Reorganização do trabalho. Aumento de pausas.

5 3ª fase - Educação e Motivação Os trabalhadores devem receber: - educação sobre perda e proteção auditiva; - treinamento sobre como desempenhar suas atividades; -motivação para manter o PCA na memória, através de conversas informais.

6 4ª fase - Proteção Auditiva A utilização de proteção auditiva nas áreas estabelecidas deve ser obrigatória e constantemente cobrada. Deve proporcionar conforto, praticidade e atenuação real. O protetor deve ser ajustado individualmente a cada trabalhador. Os protetores devem ser trocados regularmente. Os protetores são de uso individual e o seu estado deve ser verificado regularmente.

7 Protetores de inserção Tipo plug pré- moldado (silicone). Tipo plug moldável(espuma)

8 Protetor tipo concha(abafador)

9 5ª fase - Monitoramento Audiométrico - Os trabalhadores devem ser submetidos a exames audiométricos no mínimo, no momento da admissão, no 6° mês, anualmente a partir de então, e na demissão. - O trabalhador deverá permanecer em repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o momento do exame audiométrico.

10 6ª fase - Manutenção de registros 1) Avaliações das exposições à ruídos: - instrumentos utilizados; - levantamento de ruídos dos últimos 2 anos. 2) Documento de controles de engenharia e administrativos: - resultados das avaliações; - intervenções realizadas; - manutenção regular das máquinas e equipamentos. 3) Documentação dos programas educativos anuais: - conteúdos apresentados; - nome dos participantes. 4) Documentação da proteção auditiva: - data da seleção do protetor auditivo para cada trabalhador; -tipo e tamanho de protetor selecionado. 5) Resultados das avaliações audiométricas: - nome, idade, função e nível de exposição ao ruído; - data do exame e profissional que realizou. 6) Documentação das audiometrias: - análise das audiometrias e recomendações feitas pelos profissionais.

11 7ª fase - Avaliação do Programa - Verifique se as 6 fases do PCA foram implantadas. - Existe uma pessoa chave coordenando? - Verificar se todas as tarefas são realizadas e documentadas. - Proteções auditivas são eficientes? - Análise dos resultados audiométricos para avaliar a eficiência na prevenção das perdas auditivas.


Carregar ppt "Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google