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Orçamento.

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Apresentação em tema: "Orçamento."— Transcrição da apresentação:

1 Orçamento

2 Conceitos gerias e elementos
Orçamento: Plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. Considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a obrigação dos gestores de prestar contas de suas atividades, possa ser encontrado. Participação nas definições estruturais: top-dowm bottom-up

3 Conceitos gerais e elementos
Etapas de um orçamento de uma empresa industrial: Princípios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamento; Plano de marketing; Plano de suprimentos, produção e estocagem (PSPE); Plano de investimentos no ativo permanente; Plano de recursos humanos; Plano financeiro.

4 Princípios gerais de planejamento
Levam em conta a necessidade estrutural e servem de checklist para o adequado desenvolvimento do orçamento. São eles: Envolvimento administrativo; Adaptação organizacional; Contabilidade por área de responsabilidade; Orientação por objetivos; Comunicação integral; Expectativas realísticas; Oportunidade; Aplicação flexível; Acompanhamento e Reconhecimento do esforço individual e do grupo.

5 1. Envolvimento administrativo:
Compreender o papel do planejamento nos negócios e dedicar recursos ao seu desenvolvimento, apoiando o instrumento nas suas vária etapas e cobrando resultados. Viabilizar a participação das várias áreas da organização. 2. Adaptação organizacional: As responsabilidades organizacionais devem estar claras. Sobreposições de funções devem ser evitadas.

6 3. Contabilidade por área de responsabilidade:
Unidades de negócios, centro de lucros, centros de custos e centros de responsabilidades devem estar claramente definidos na contabilidade e devem ser considerados na geração de informações. 4. Orientação por objetivos: Os objetivos são refletidos por várias áreas. Os indivíduos devem ser responsáveis pelos objetivos de sua área de atuação. Quando os objetivos são definidos levando em conta indivíduo, área, empresa, a amarração permite evitar a dubiedade no atingir metas da organização.

7 5. Comunicação integral:
A comunicação no planejamento empresarial é algo que ocorre a partir do momento em que a instituição decide que a participação deve ocorrer e em que grau e nível. Quanto mais clara e apoiada for a comunicação no processo de planejamento, mais facilmente os problemas serão tratados por todos. 6. Expectativas realísticas: Devem ser evitados plano acomodado como também o plano agressivo em demasia.

8 7. Oportunidade: Ligada ao momento mais adequado de dispor das informações para a sua utilização. Um minucioso cronograma de elaboração deve ser elaborado para viabilizar a montagem no tempo disponível. 8. Aplicação flexível: “O plano não deve dominar a organização.” Serve de instrumento a serviço dos executivos e não uma camisa de força que impeça ações.

9 9. Acompanhamento: Identificar as variações, ações corretivas ou de manutenção/disseminação, planejar e executar. 10. Reconhecimento do esforço individual e do grupo: Identifica as variações favoráveis e desfavoráveis, relacionando tal desempenho a uma área e a um indivíduo e proporcionando consequências na remuneração.

10 Diretrizes Corresponde ao briefing ( mapa) da alta administração, direcionando as ações para os vários problemas. É a tradução daquilo que foi decidido no planejamento estratégico e deve ocorrer no intervalo de tempo a ser considerado.

11 Cenários O cenário deve considerar, dentre outros elementos, considerando aspectos que possam afetar o negócio da organização: Cenário político; Cenário econômico; Cenário mercadológico. Cenários diferentes demonstram valores diferentes para a mesma informação a ser orçada.

12 Premissas Pressupostos, uma vez que são definidas por alguém na empresa antes de o processo de planejamento ser iniciado. Podem ser separadas em: Operacionais; De estruturação; Econômico-financeiras.

13 Pré-planejamento Permite antever as principais tendências esperadas pela alta administração. Consiste na montagem da demonstração de resultados a partir da sensibilidade dos executivos. Consiste em uma forma de direcionar as ações para racionalizar, facilitar processo de montagem do instrumento.

14 Etapas da montagem do orçamento
Etapa operacional. - Consiste nos planos que proporcionam condições de estruturação das atividades da organização, de maneira a integrar as atividades, as operações. Etapa financeira. Corresponde à tradução de todas as atividades para uma mesma linguagem comum, no caso a monetária, Existência dos demonstrativos contábeis.

15 Etapa operacional 1. Plano de marketing:
Indica a atividade comercial da organização, no que se refere a volume físico de venda, por período, por área, por preço etc. Deve definir política de descontos, prazos, gastos com comunicação e despesas comerciais previstas. 2. PSPE: Trata de estoques de produtos acabados, produtos em processo e matérias-primas, produção própria e /ou terceirizada, suprimentos de materiais e necessidade de mão de obra da organização. A área de operações deve estar estruturada para coordenar as atividades de planejamento dos processos de suprimentos, produção e de estocagem.

16 2. PSPE: Trata de estoques de produtos acabados, produtos em processo e matérias-primas, produção própria e /ou terceirizada, suprimentos de materiais e necessidade de mão de obra da organização. A área de operações deve estar estruturada para coordenar as atividades de planejamento dos processos de suprimentos, produção e de estocagem.

17 3. Plano de investimentos no ativo permanente
Explicita os gastos que serão efetuados em movimentação referentes a ativos do permanente da organização. Envolve todos os tipos de investimentos do permanente, tais como imobilizado, diferido e investimentos entre outras entidades. 4. Plano de recursos humanos Deve tratar os elementos referentes aos recursos humanos na organização, desde estrutura organizacional, preenchimento dessa estrutura, movimentações de funcionários, remuneração, treinamento, admissões e desligamentos, consultorias na área, etc.

18 Etapa financeira 1. Plano financeiro
Corresponde à etapa do plano em que as demonstrações financeiras são disponibilizadas e a análise global é viabilizada. A função do plano financeiro consiste em permitir que todas as decisões tomadas nos vários subplanos sejam transformadas em um único denominador, no caso, o monetário. Deve conter o fluxo de caixa, a demonstração de resultados e o balanço patrimonial para o intervalo de temo considerado.

19 Sistema de Informações Gerenciais
Consiste na espinha dorsal do controle gerencial. Viabilizou uma abordagem mais enfática e agressiva em termos de controle gerencial. Fig. 3.2 Dimensões: Dimensão da seleção informada. Dimensão da apresentação da informação. Restrição para uma informação confiável e relevante.

20 Sistema de Informações Gerenciais
Atributos: confiabilidade. Abrangência. Tempestividade. Fig. 3.3


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