A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo"— Transcrição da apresentação:

1

2 Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo brunooaraujo@yahoo.com.br

3 DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

4 Como as Pessoas Tomam Decisões Princípio 1: As pessoas enfrentam Tradeoffs Baseia-se na escolha um objetivo em detrimento de outro. Ex.: A decisão de como gastar a renda familiar: pode-se comprar comida, roupas ou pagar uma viagem para a família; ou podem poupar parte da renda para aposentadoria ou pagar faculdade de filhos. A decisão de gastar a mais em qualquer dessas coisas se terá menos para se gastar em outras.

5 Como as Pessoas Tomam Decisões Tradeoff Clássico Ex.: tradeoff entre meio ambiente sem poluição e um alto nível de renda Tradeoff entre eficiência e Equidade: Eficiência – propriedade que a sociedade tem de obter o máximo possível a partir de seus recursos escassos (tamanho do bolo) Equidade – propriedade de distribuir a prosperidade econômica de maneira justa entre os membros da sociedade (maneira de se dividir o bolo)

6 Como as Pessoas Tomam Decisões Princípio 2: O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê- la Baseia-se através da tomada de decisão na comparação dos custos e benefícios de possibilidades de alternativas de ação. O CUSTO DE OPORTUNIDADE

7 Como as Pessoas Tomam Decisões Princípio 3: AS PESSOAS RACIONAIS PENSAM NA MARGEM MUDANÇAS MARGINAIS: margem pressupõe a existência de extremos; mudanças marginais são ajustes ao redor dos extremos daquilo que você está fazendo. PORTANTO, UM TOMADOR DE DECISÕES RACIONAL EMPREENDERÁ UMA AÇÃO SE E SOMENTE SE O BENEFÍCIO MARGINAL SUPERAR O CUSTO MARGINAL.

8 Como as Pessoas Tomam Decisões Princípio 4: PESSOAS RESPONDEM A INCENTIVOS As pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios; se estes mudam seu curso de ação pode mudar. O efeito dos preços sobre o comportamento dos vendedores e compradores.

9 Como as Pessoas Interagem Princípio 5: O COMÉRCIO PODE MELHORAR A SITUAÇÃO DE TODOS O comércio permite aos países especializarem-se no que fazem melhor e desfrutar de uma maior variedade de bens e serviços.

10 Como as Pessoas Interagem Princípio 6: OS MERCADOS SÃO, EM GERAL, UMA BOA FORMA DE ORGANIZAR A ATIVIDADE ECONÔMICA ECONOMIA DE MERCADO – Uma economia que aloca recursos através de decisões descentralizadas de muitas empresas e famílias interagindo nos mercados de bens e serviços e de fatores de produção. ECONOMIA PLANIFICADA – Uma economia que aloca recursos através de decisões dos planejadores centrais do governo.

11 Como as Pessoas Interagem Princípio 7: OS GOVERNOS PODEM, ÀS VEZES, MELHORAR OS RESULTADOS DO MERCADO Duas razões de ordem geral para que o governa intervenha na economia: eficiência e equidade. Falha de mercado: situação em que o mercado fracassa em alocar recursos eficientemente

12 Como as Pessoas Interagem Princípio 7: OS GOVERNOS PODEM, ÀS VEZES, MELHORAR OS RESULTADOS DO MERCADO GOVERNO X MERCADO Possíveis causas de falha de mercado: EXTERNALIDADES (positivas e negativas): Impacto das ações de alguém sobre o bem-estar dos que estão em torno. PODER DE MERCADO: Capacidade de um único ator ou um pequeno grupo de atores de influenciar significativamente os preços de mercado.

13 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO Princípio 8: O PADRÃO DE VIDA EM UM PAÍS DEPENDE DE SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS O que explica as grandes diferenças nos padrões de vida entre países e entre épocas diferentes é a diferença na produtividade. PRODUTIVIDADE (da mão de obra): quantidade de bens e serviços produzida por unidade de trabalho PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES: permite saber se os fatores de produção estão eficientemente alocados, ou seja onde produzem o maior resultado entre benefício e custos

14 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO Princípio 9: OS PREÇOS SOBEM QUANDO O GOVERNO EMITE MOEDA DEMAIS INFLAÇÃO: Um aumento generalizado dos preços dos bens e serviços – um aumento no nível geral de preços.

15 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO Princípio 10: A SOCIEDADE ENFRENTA UM TRADEOFF DE CURTO PRAZO ENTRE INFLAÇÃO E DESEMPREGO CURVA DE PHILLIPS: Tradeoff entre inflação e desemprego no curto prazo. Preços são rígidos no curto prazo

16 COMO FUNCIONA A ECONOMIA COMO UM TODO CURVA DE PHILLIPS


Carregar ppt "Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google