A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA"— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA
Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação SEMECTI Coordenadoria Pedagógica 2016 VALORIZANDO AS BOAS PRÁTICAS DOCENTES Traçando os caminhos para 2º semestre 2016

2 Objetivos do encontro formativo
Refletir sobre a importância das trocas de experiências da prática docente; Valorizar a formação continuada da equipe escolar, compartilhando as boas práticas; Desenvolver a cultura de avaliar e reavaliar, planejar e replanejar ações de ensino e aprendizagem.

3 Atividade 1: De pedaço em pedaço...
QUAL É A MÚSICA?

4 Por Onde Andei Nando Reis
Como um dia Que roubaram o seu carro Deixou uma lembrança Que a vida é mesmo Coisa muito frágil Uma bobagem Uma irrelevância Diante da eternidade Do amor de quem se ama Por onde andei? Enquanto você me procurava E o que eu te dei Foi muito pouco ou quase nada E o que eu deixei? Algumas roupas penduradas Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava.. Desculpe Estou um pouco atrasado Mas espero que ainda dê tempo De dizer que andei Errado e eu entendo As suas queixas tão justificáveis E a falta que eu fiz nessa semana Coisas que pareceriam óbvias Até pra uma criança Por onde andei? Enquanto você me procurava Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava Amor eu sinto a sua falta E a falta é a morte da esperança Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Amor eu sinto a sua falta E a falta é a morte da esperança Como um dia Que roubaram o seu carro Deixou uma lembrança. Que a vida é mesmo Coisa muito frágil Uma bobagem Uma irrelevância Diante da eternidade Do amor de quem se ama

5 Por onde andei? Enquanto você me procurava E o que eu te dei Foi muito pouco ou quase nada E o que eu deixei? Algumas roupas penduradas Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Por onde andei? Enquanto você me procurava E o que eu te dei Foi muito pouco ou quase nada E o que eu deixei Algumas roupas penduradas Será que eu sei? Que você é mesmo Tudo aquilo que me faltava Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Uh! Uh! Uh! Nando Reis

6 Juntos encontramos possibilidades, caminhos e soluções!!

7 Atividade 2- Discutindo o tema
1- De que forma a dinâmica anterior representa o cotidiano das unidades escolares? 2- Em quais momentos do nosso dia a dia, garantimos a troca de experiências dentro das unidades escolares? 3- De que forma as particularidades de cada membro pode auxiliar no todo?

8 Atividade 3- Montagem do mural de reflexão do tema
1- sortear o nome de um colega de trabalho; 2- Distribuir as filipetas de papel; 3- Escreva na filipeta sobre a pessoa sorteada, seguindo cada campo do quadro, cole as tirinhas no painel. Nome do professor atividade felicitação sugestão Maria terrário Admirei a condução com os alunos com deficiência Exposição do terrário no pátio

9 Adaptação para grande grupo
1- sente ao lado de um colega de trabalho que tem afinidade (ninguém poderá ficar sem par); 2- realize as comandas do quadro escrevendo nas filipetas disponibilizadas; 3- completem o quadro de valorização do trabalho pedagógico.

10 Somos observados e avaliados individualmente a todo momento e em qualquer lugar, mas podemos auxiliar uns aos outros fazendo apontamentos construtivos, visando o crescimento dos envolvidos no processo e garantir a qualidade do todo.

11 Café

12 Atividade 4- Sistematizando o tema
Qual a importância de manter a prática de divulgação dos trabalhos realizados na unidade escolar?

13 Segundo Antônio Nóvoa, "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas", estudos realizados nas universidades não garantem qualidade dos trabalhos pedagógicos, nem tão pouco são as únicas fontes para realizar as intervenções necessárias para as dificuldades no âmbito pedagógico. Partilhar projetos, sequências didáticas e outras atividades educativas, no espaço comum a determinada comunidade escolar, são ações de grande importância para: Garantir a valorização dos trabalhos planejados e executados pelos membros da equipe; Reflexão e análise das diferentes metodologias; Subsidiar o corpo docente na busca por soluções para minimizar as dificuldades pedagógicas; Proporcionar formação continuada aos docentes e demais membros da equipe escolar; Promover a união dos responsáveis pelo ensino e aprendizagem, prevalecendo a consciência de unidade e reconhecimento da importância da diversidade.

14 A pergunta que fica sobre os saberes experimentais...
"Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes?" Educador americano John Dewey Só uma reflexão sistemática e continuada é capaz de promover a dimensão formadora da prática. 

15 Portanto, compartilhar as boas práticas, exemplificar por meio de ações/experimentos comprovados, enriquece, fundamenta e fortalece o profissional, atualizando-o e ressignificando seu potencial a cada dia, favorecendo o processo de aprendizagem dos envolvidos, mobilizando a produção de saberes em um contexto de autoformação em um processo interativo, participativo, dinâmico e compartilhado, reconhecendo-se como formador e formando.

16 A integração e participação da equipe escolar é fundamental para o
A integração e participação da equipe escolar é fundamental para o ... Planejamento e replanejamento, Avaliação e reavaliação!

17 Responsabilizar TODOS pelo processo e resultados; Evitar improviso;
Características básicas do planejamento participativo: Responsabilizar TODOS pelo processo e resultados; Evitar improviso; Controle dos acontecimentos; Direcionar ações coerentes; Possibilitar acompanhamento e correção de curso por meio da avaliação (replanejamento).

18 Agora... 1- analisar os dados dos resultados referentes ao primeiro semestre de 2016: Sondagens; Avaliações integradas; Atividades diversas...

19 Ações interventivas após análise do 1º semestre
ANO/SÉRIE FOCO AÇÃO RESPONSÁVEIS

20 RECADOS Encerramento 2º módulo Curso Gestão Aprendizagem Elos/Lemann 24/06; Material Formação Continuada Fundamental será disponibilizado por para as unidades, ofertar aos professores; Férias e recesso; Ética Profissional; Trabalho em equipe e hierarquia; Provinha Brasil e PNLD; Entrega da cópia da ata e pauta da Reunião Pedagógica 06/07.

21 Leitura Deleite “Práticas de formação que tomem como referência as dimensões coletivas contribuem para a emancipação profissional e para a consolidação de uma profissão que é autônoma na produção dos seus saberes e dos seus valores.” FORMAÇÃODE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE. António Nóvoa, página 15 Coordenadoria Pedagógica Junho/2016.

22


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google