A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ"— Transcrição da apresentação:

1 CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ CAMPUS DRA. JOSEFINA DEMES DOCENTE: AMARA CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM – BLOCO I DISCIPLINA: CITOLOGIA CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015

2 ALEX ARTURGESINA BRUNA CONCEIÇÃO MARAÍSA SUELI SUZANA

3

4 CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO:
Totipotentes Pluripotentes ou multipotentes Oligopotentes  Unipotentes 

5 FUNÇÃO: Capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular (corpo, ossos, nervos, músculos e sangue). Produzir células e tecidos para terapias medicinais. Usados para repor o que estão doentes ou destruídos.

6 PRINCIPAL OBJETIVO: Recuperar tecidos danificados por doenças e traumas (Doenças do coração, osteoporose, doenças de Parkinson, diabetes, cegueira , doenças renais, doença de Alzheimer, entre outras).

7 ONDE SÃO ENCONTRADAS AS CÉLULAS-TRONCO:
São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

8 QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CÉLULA-TRONCO EMBRIONÁRIA E CÉLULA-TRONCO ADULTA?
Célula-tronco embrionária são células primitivas de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo. Já a célula-tronco adulta é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina.

9 IMPORTÂNCIA DO CORDÃO UMBILICAL:
Capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células (III) Estas células são muito novas, com muita vitalidade, sem a ação dos fatores do ambiente e também muito fáceis de obter. Podem ser congeladas para uma posterior utilização no tratamento de doenças nos doadores e para outros doentes. Apresentam uma série de vantagens em relação as células tronco da medula óssea, da gordura, entre outras: têm maior vitalidade; são mais fáceis de coletar; a coleta não está sujeita a objeções de ordem ética; não causam a rejeição.

10 AVANÇOS TECNOLÓGICOS:
Neoangiogênese A formação de novos vasos sanguíneos a partir do uso de células-tronco está sendo cada vez mais evidenciada. Cardiologia Foram realizados os transplantes de células-tronco adultas e, assim, demonstrando que a terapia celular trouxe consideráveis melhoras clínicas . Neurologia Em 2002, foram apresentados resultados de experimentos em ratos adultos, com células-tronco isoladas do sistema nervoso central transplantadas, que apontaram a possibilidade de tratamentos futuros para doenças neurodegenerativas. As células-tronco também apresentam resultados promissores, entre elas a do tratamento de lesões traumáticas.

11 Ortopedia As aplicações das células-tronco estendem-se, também, à engenharia biotecidual, que utiliza o rápido potencial de crescimento apresentado pelas células-tronco para a obtenção de tecidos, tais como ossos, pele e cartilagem, que são cultivados e reimplantados nos pacientes em casos de lesões. Endocrinologia A partir de células pancreáticas de órgãos doados, os pesquisadores conseguiram a maturação in vitro de células-tronco de ilhotas.

12 BENEFICIOS PARA A HUMANIDADE:
Grande capacidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Utilizadas para substituir células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, ou em tecidos lesionados ou doentes.

13 ALGUMAS DOENÇAS QUE SERIAM BENEFICIADAS COM A UTILIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS:
Câncer Doenças do coração Osteoporose Doenças de Parkinson Diabetes Cegueira Doenças renais Doença de Alzheimer

14 CURIOSIDADES: Permite a utilização de células-tronco produzidas a partir de embriões humanos para fins de pesquisa e terapia, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos. Em todos os casos, é necessário o consentimento dos pais. A comercialização do material biológico é crime. Em 29 de maio de 2008 o Supremo Tribunal Federal confirmou que a lei em questão é constitucional. Existe uma regulamentação para pesquisas com células no Brasil? Quais são as limitações? Salvando ou destruindo vidas?

15 REFERÊNCIAS: – acesso no dia 03 de junho de 2015. apresentar?related=3 – acesso no dia 05 de junho de 2015.

16 OBRIGADO!


Carregar ppt "CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google