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A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA.

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Apresentação em tema: "A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA."— Transcrição da apresentação:

1 A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA

2 “ Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

3 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO É Articulador do Projeto Político Pedagógico, coordena e/ou participa de todos os momentos de discussão coletiva da escola, contribui com seu conhecimento, sua especificidade, na práxis da Unidade Educativa

4 ASPECTOS LEGAIS DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NA ATUAÇÃO DO ESPECIALISTA O ESPECIALISTA precisa conhecer as legislações nos aspectos pedagógico, compreender sua essência e se utilizar dela para melhorar a qualidade de sua atuação.

5 Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas. São novos paradigmas que exigem novas atitudes. Não dá para fazer a velha edição para as coisas que caminham em direções à excelência.

6 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA MISSÃO DESAFIADORA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MISSÃO DESAFIADORA A Escola hoje precisa do profissional com as características de Formação do Especialista em Educação Básica? A Supervisão Pedagógica se faz necessária para o êxito do trabalho do Professor em sala de aula? A função de Especialista é relevante para que a escola cuide e eduque os alunos garantindo melhor ensino e mais aprendizagem? Com Certeza, SIM

7 Formação continuada... A supervisão escolar atual deve ser lembrada como um produto genuíno da pedagogia nova, um serviço voltado a orientação do professor e na promoção de formação continuada de professores na escola, visando o desenvolvimento pleno de suas potencialidades e práticas pedagógicas.

8 A qualificação do supervisor em relação ao docente apresenta um desafio educacional para a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem assegurando o acesso pleno da cidadania. Entende-se que o papel do Supervisor Pedagógico dentro do espaço escolar deve ser inovador, criativo, ousado e dinâmico. Ele Busca alternativas e caminhos para soluções de problemas que o Professor precisa ter autoconfiança para tomar iniciativas e coragem para avançar nos grandes desafios dentro da sala de aula, onde é necessário serenidade tranquilidade no ambiente de trabalho. Formação Continuada

9 Planejamentos – Estabelecer como prioridade o trabalho com o - CBC. O planejamento deve ser bem elaborado de forma a contemplar conteúdos e habilidades básicas, porém, com estratégias e ênfase no trabalho coletivo. Pesquisa CRV – Contempla o planejamento mensal, bimestral e roteiro de atividades, orientações pedagógicas.  Atividades de Introdução,  Sistematização, Consolidação,  Avaliação e Retomada

10 Turmas de Aceleração e Elevação de escolaridade POSSIBILIDADES DE ATENDIMENTO Turmas específicas de aceleração – destinadas aos estudantes com distorção idade ano/escolaridade. a) Estudantes em processo de alfabetização – composição de turma com foco na alfabetização e letramento – atividades diárias na perspectiva interdisciplinar mediadas por um professor alfabetizador. b) Estudantes em processo de consolidação da alfabetização – composição de turma com foco no atendimento ao direito da plena aprendizagem – formato das turmas específicas de aceleração conforme inciso II, parágrafo único, artigo 87 da Resolução SEEMG Nº 2197/2012

11 Base Nacional Comum – contexto atual A consulta pública no Portal da BNCC ocorreu no período de 25 de setembro de 2015 até o dia 15 de março de 2016 quando foram recebidas mais de 12 milhões e 200 mil contribuições. Nessa segunda etapa a consulta pública para construção participativa da BNCC se dará por meio de seminários estaduais. Este plano de trabalho pretende organizar o processo para realização dos eventos em Minas Gerais. Serão propostos 47 seminários regionais de acordo com a divisão das Superintendências Regionais de Ensino do estado e um grande seminário estadual para consolidação das contribuições. Formação Continuada

12 Avaliações Internas  Elaborar, aplicar, analisar e consolidar as avaliações diagnósticas nas turmas de Ensino Fundamental de acordo com a necessidade da escola.  Avaliações bimestrais – elaborar provas contextualizadas de acordo com a teoria de elaboração dos itens (Boletim do PROEB), cabeçalho das avaliações contendo tópicos e habilidades.  Após avaliação do bimestre, retomar as habilidades não consolidadas e novamente registrar os avanços ou dificuldades dos alunos.  PAAE - Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Trata –se de ferramentas riquíssima com questões de avaliações

13 Progressão Parcial Estudos contínuos e Periódicos Recuperação  Solicitar da equipe pedagógica o acompanhamento das progressões parciais com planejamento e orientações adequadas para que o aluno conclua a disciplina, em foco, com e em tempo hábil. Se o aluno não aprendeu, a escola deve propiciar a ele novas e variadas estratégias de ensino ou alternativas visando as inteligências múltiplas.  Monitorar as oportunidades de aprendizagem definidas em consonância com Resolução 2197/2012.

14 Dos Resultados  Analisar com a equipe pedagógica da escola os números, quantitativos e qualitativos no relatório emitido pelo SIMADE: reprovação, distorção idade/ano, progressão parcial, evasão escolar, resultados do processo ensino aprendizagem.  Identificar os conteúdos com o maior índice de reprovação e progressão parcial em 2015.  Dialogar com professores – principalmente com os que apresentam maior número de progressão parcial e reprovação.

15 “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire Analistas Educacionais SRE: Mariângela Tavares Ribeiro Sandra Aparecida Giroldo Modos


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