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AI001 - ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO Projeto Inovar – Revisão de Processos.

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Apresentação em tema: "AI001 - ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO Projeto Inovar – Revisão de Processos."— Transcrição da apresentação:

1 AI001 - ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO Projeto Inovar – Revisão de Processos

2  SOLICITAÇÃO DE DESCONTO EM FOLHA A solicitação é realizada quando o servidor não possui desconto em folha. Deverá apresentar, Declaraçao contendo(dados pessoais,remuneraçao, matricula e data da posse) ou holerite, RG e CPF, Comprovante de Residência, CNS e documentos de seus dependentes conforme check list. Titular deverá preencher e assinar o Termo de Opção, e em caso de convocado também preencher e assinar a RN 020/06. O Atendente deverá registrar a solicitação em Clientes Potenciais e Protocolar o termo de opção para o Suporte. Informar ao servidor que após o primeiro desconto deverá comparecer a Cassems portando Holerite com o 1º desconto para efetivar o cadastro e retirar os cartões.  CLIENTES POTENCIAIS Tela no sistema gestão onde deve-se fazer registro (Termo de Opção nos casos em que o servidor não possui cadastro. ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO

3  PRÉ CADASTRO São cadastros gerados automaticamente pelo sistema a partir do arquivo de desconto recebido. O que deve ser analisado? Solicitar holerite e verificar vínculo (efetivo, comissionado, convocado, CLT ou CLTD), data de admissão e o 1º desconto. Admissão concomitante com desconto, adesão ao plano é sem carência para o TITULAR. ( conforme RN 015/04) Verificar em Clientes Potenciais se há registro de documentação recebida, havendo registro o atendente localiza o termo de opção para que seja anexado ao termo de adesão e cadastrar dependentes se houver. Os dependentes com documentos no termo de opção entrarão com carência a contar do mês de 1º desconto, os demais a contar da data de inclusão.

4  ATUALIZAÇÃO CADASTRAL Deve ser realizada em todas as vindas do Titular. (endereço, telefone e e-mail). Preenchimento correto dos Campos : Complementos de endereço, neste campo deve ser colocado apenas apartamento e bloco caso haja; E-mail, neste campo devem ser descritos apenas e-mails válidos; CPF de dependentes que irão completar 18 anos caso haja; CNS, deve ser colocado o cartão do sus. Caso o beneficiário não apresente deve procurar no site do cadsus. Verificar se já há registro do local de nascimento de todos os dependentes Registro em atendimento.( registrar o que foi alterado) ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO

5 REALIZAR ADESÃO/INCLUSÃO NO PLANO  RN 015/04 Desconto concomitante com sua admissão, a inclusão do servidor é sem carência Esta resolução só se aplica a servidores EFETIVOS do Governo Estadual As regras quanto aos prazos de carências relativos a inclusão dos seus dependentes e/ou agregados, ficam com sua contagem iniciada a partir de suas inclusões no plano.

6 REALIZAR ADESÃO/INCLUSÃO NO PLANO  RN 020/06 – CONVOCADOS Iniciou em julho/2006 e em 2014 foi substituída pela RN 026/14 O Convocado assina contrato com a CASSEMS de Março a Março do próximo ano. Abril a Março do próximo ano. Agosto a Março do próximo ano. Não é permitida inclusão de agregado nem Plano Especial para este tipo de vínculo.

7 REALIZAR ADESÃO/INCLUSÃO NO PLANO  RN 020/06 – CONVOCADOS Para adesão é necessário que o professor convocado do Estado ou Prefeitura Conveniada apresente declaração com período de convocação, carga horária e matricula funcional. Mínimo 120 dias convocação. Mínimo de 20 h/a. Para RENOVAR, é permitido o mínimo de 10 h/a Sempre que o desconto for abaixo do desconto mínimo o convocado irá arcar com as custas patronais e funcionais. As renovações de convocados da UEMS e Prefeituras, deve-se assinar Termo de opção e enviar para folha, anualmente, além do termo de adesão e da RN 020.

8 REALIZAR ADESÃO/INCLUSÃO NO PLANO  TRIBUNAL DE JUSTIÇA E PGJ Inclusão de Servidores desse órgão ao plano e Adesão de Plano ESPECIAL e Inclusão de Agregado do dia 1 a 3 de cada mês, deve ser Preenchido Termo de Opção, requerimento de reserva de margem. A confirmação de margem será realizada via e-mail após a confirmação, o atendente deverá realizar o cadastro no GESTÃO antes do Arquivo ser Gerado.  ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Ultimo dia de fechamento da folha é sempre dia 15 de cada mês diferente das outras folhas que são sempre dia 03 de cada mês.

9 REALIZAR ADESÃO/INCLUSÃO NO PLANO  PREFEITURAS Documentação completa de acordo com seu vínculo. Adesão somente : em mês renovação do contrato com a prefeitura, em grupo, inclusão de novo efetivo, casamento ou dependente natural recém nascido. Com Exceção da prefeitura de Terenos, pois só poderão realizar inclusão em Janeiro. AGREGADOS PREFEITURAS Verificar com suporte se é possível para prefeitura em questão. Ingresso somente no mês de renovação de contrato, Após 12 meses adesão do titular. Agregado plano familiar NÃO está disponível para está carteira.

10  PENSIONISTA Deve solicitar holerite com desconto e verificar se possui registro em atendimento da pensão concedida. Não havendo registro deve solicitar o Diário Oficial e verificar se foi concedido pensão a mesma. Havendo concessão de pensão para filhos menores, estes serão migrados como titular pensionista, termo de adesão é assinado pelo tutor(a). Caso desconto seja inferior ao mínimo, deve-se preencher, o requerimento de autorização de implantação do complemento em sua folha de pagamento. Hoje o mínimo é R$ 43,44. Caso o mesmo não possua margem para desconto em folha, deverá pagar via boleto. REALIZAR INCLUSÃO/MIGRAÇÃO DO PLANO

11 PENSIONISTA  ANÁLISE DE MIGRAÇÃO Antes da migração é necessário analisar se como titular terá carência ou não. Deverá verificar qual último desconto do servidor falecido e o 1º desconto do pensionista, não havendo interrupção a migração é SEM CARÊNCIA. Havendo interrupção de desconto, informar ao pensionista que poderá efetuar o pagamento do mês em aberto para não ter carência ou optar pela CARÊNCIA a contar do 1º desconto. REALIZAR INCLUSÃO/MIGRAÇÃO DO PLANO

12  PENSIONISTA REALIZAR INCLUSÃO/MIGRAÇÃO DOPLANO Não pode ser INCLUÍDO nenhum tipo de dependente natural ou agregado. Se houver dependente agregado no grupo familiar do Titular falecido, este poderá ser MIGRADO para o grupo familiar do pensionista. Todo caso que fuja a regra deverá ser recolhida toda a documentação, mais solicitação à próprio punho.  PNE (Portador de Necessidades Especias) Dependente natural (filho/Enteado), que seja portador de necessidades especiais. É necessário a apresentação de laudo médico original informando qual a necessidade, rg, cpf, comprovação de dependência econômica e preenchimento do requerimento de inclusão de PNE. Encaminhar o titular ao protocolo para realizar a abertura de processo Esse tramite dura em média 2 meses. Realizar registro em atendimento.

13 INCLUSÃO AGREGADO E AGREGADO PLANO FAMILIAR  AGREGADO Atentar para adesão do Servidor no Plano. Se a admissão for concomitante com seu desconto já pode incluir o agregado,.(RN015/04), caso divergente somente após 12 meses de contribuição. A inclusão deve ser solicitada pelo titular, do dia 1 a 3 de cada mês. Solicitações fora deste dia deverá ser realizado pagamento do 1º mês por boleto e a retirada do cartão somente apresentação do comprovante de pagamento. Termo de adesão deve ser assinado no ato da solicitação. REGISTRAR EM ATENDIMENTO TODO O ATENDIMENTO REALIZADO. REALIZAR INCLUSÃO/MIGRAÇÃO DO PLANO

14  AGREGADO PLANO FAMILIAR Só podem incluir esse tipo de Agregado, servidores efetivos e aposentados do Estado. Atentar para adesão do Servidor no Plano. Se a admissão for concomitante com seu desconto já pode incluir o agregado,.(RN015/04), caso divergente somente após 12 meses Não há cobertura Tratamento Odontológico. REALIZAR INCLUSÃO NO PLANO

15  LIC. TIP – INSS – VACÂNCIA- CEDIDO S\ ÔNUS – MANUTENÇÃO  Análise de Migração Prazo para adesão é de 30 dias a contar da data da licença, perdendo o prazo, fazer migração somente com autorização superior. Podem continuar no plano pagando por boleto bancário no percentual 9,5% - cobertura titular e dependentes naturais, tendo agregado poderá manter no mesmo valor com pagamento por boleto. REALIZAR MIGRAÇÃO DO PLANO

16  LIC. TIP – INSS – VACÂNCIA- CEDIDO S/ ÔNUS - MANUTENÇÃO REALIZAR MIGRAÇÃO DO PLANO Licença por vacância ou Cedido s/ Ônus deve solicitar o holerite do antigo órgão e do atual, para comparar e atualizar no sistema o maior salário. O percentual de 9,5% que irá pagar é calculado em cima do último salário mês cheio do servidor, em casos de vacância ou cedido, será calculado o percentual com base no holerite de maior valor. Manter todos os dependentes e agregados no ato da solicitação, não podendo realizar nenhum tipo de inclusão. Exceto dependente natural Recém- Nascido. É obrigatório apresentação anual de declaração referente atualização salarial, para correção de valores. Os de vacância ou cedido deverão apresentar junto com a declaração o holerite atual.

17  MANUTENÇÃO (RN 279) REALIZAR MIGRAÇÃO DO PLANO Após desligamento com Estado, o titular poderá solicitar sua permanência aos benefícios Cassems. O mesmo realizará contribuição per capta com tabela diferenciada por grupo de faixa etária, sua permanência será permitida pelo período de 1/3 de sua contribuição junto a Cassems, respeitando o mínimo de 06 meses e máximo de 24 meses. No ato da solicitação deverá informar as pessoas que deverão permanecer no seu grupo familiar. Após a migração, não poderá incluir dependentes, exceto recém – nascido e esposo.  Análise para migração Poderá solicitar no prazo de 30 dias após seu desligamento, passado este prazo verificar com suporte a possibilidade. Análise cadastral e financeira, em caso de débitos, deverá realizar o pagamento dos meses em aberto à vista. Verificar por quanto tempo contribuiu para análise de período de permanência.

18 REALIZAR A MOVIMENTAÇÃO DE CARTÃO VALIDADE E VERSÃO SISTEMA Antes da entrega do cartão ao beneficiário deverá ser verificado no sistema se a validade e versão está de acordo com o cartão físico e tarja magnética Validade ou versão diferente deve comunicar ao suporte para correção. Validade e versão de acordo, passar cartão no leitor, não lendo ou ocorrendo problema deve solicitar novo cartão com isenção da taxa por falha CASSEMS.

19 RECIPROCIDADE  CASSEMS/CABESP Foi criado especificamente para atender os Beneficiários Cassems da região do bolsão, em especialidades de credenciados não disponiveis na localidade onde reside. Cidades que tem direito: Anaurilândia; Aparecida do Taboado; Bataguassu; Bataiporã; Brasilândia; Inocência; Nova Andradina; Paranaíba; Santa Rita do Pardo; Selvíria; Três Lagoas. As inclusões desta reciprocidade é realizada diretamente na local de cada cidade acima citada.

20 BENEFÍCIOS CASSEMS RECIPROCIDADE  GEAP/CASSEMS Utilização em especialidades pré- estabelecidas pela GEAP. Todo cadastro é alterado internamente apenas com solicitação da GEAP.  CASSEMS/GEAP Assistência a Saúde fora do Estado de MS em período de Férias, através do Passaporte GEAP que deve ser solicitado com 10 dias de Antecedência.  CASSI Objetivo: proporcionar aos beneficiários indicados pelas convenentes, os serviços assistenciais de Saúde, apenas no interior do estado de Mato Grosso do Sul.

21  BENEFÍCIO PÓSTUMO O que é : Auxílio funerário 24h para beneficiários Cassems mediante adesão. Quem pode ser beneficiado? O titular e seus beneficiários Cassems, por uma pequena taxa mensal. Empresas que prestam este auxílio: Nipo Brasileira O beneficiário solicita a inclusão no atendimento integrado ou diretamente na Nipo Brasileira. Para realizar a inclusão é necessário possuir margem disponível. Deve ser preenchido duas vias do contrato e uma deve ser entregue ao beneficiário. Deve ser preenchido termo aditivo para os dependentes A solicitação de exclusão é enviada a Prestadora do auxílio e analisada por eles. Registrar em atendimento o numero do contrato assinado pelo titular. Valor cobrado:R$ 3,50 per capta Adesão: Unidade Cassems mais próxima ou ligar para (67) 3321-7859 / 3042- 8774/ 3029-7859 BENEFÍCIOS CASSEMS

22 PLANVIDA O beneficiário solicita a inclusão apenas no atendimento integrado Para inclusão é necessário seguir a seguinte ordem: -Titular - Esposo (a) - Filhos - Agregados Para realizar a inclusão é necessário possuir margem disponível. Deve ser preenchido duas vias do contrato e uma deve ser entregue ao beneficiário. Deve ser preenchido termo 1 aditivo para cada dependente No registro de atendimento deve conter numero do contrato assinado pelo titular e os dependentes e ou agregados que foram incluídos ou excluídos. Valor cobrado:R$ 3,21 per capta Adesão: Unidade Cassems mais próxima BENEFÍCIOS CASSEMS

23  CARTÃO BENEFÍCIO O que é :O Cartão de Benefícios é um cartão que autoriza crédito, conforme a margem consignável de cada usuário, com desconto em folha para facilitar as compras relacionadas à saúde e tratamentos dos beneficiários Cassems. Compra de medicamentos e serviços no Benefício Medicamento e demais farmácias conveniadas. Compra e serviços em óticas conveniadas. Pagamento de fator participativo em médico e laboratório conveniados. Quem pode ser beneficiado: Todos os beneficiários titulares efetivos, aposentados e pensionistas do Estado que possuam margem preferencial para desconto em folha de pagamento. Dos servidos dos poderes,(Procuradoria Geral da Justiça-PGJ, Procuradoria Geral de Defensoria Pública-PGDP,Tribunal de Justiça-TJ, Tribunal de Contas-TC) esses não poderão solicitar o cartão benefício, apenas os servidores da Assembleia Legislativa poderão utilizar o cartão benefício. Informação e adesão: Deverá dirigir-se à Unidade Cassems mais próxima ou ligar para 67 3314-1039. BENEFÍCIOS CASSEMS

24  MEDICAMENTO O Programa Benefício Medicamento tem como objetivo levar aos associados medicamentos a preços abaixo dos praticados no mercado através dos pontos de atendimento em todas as unidades Cassems do Estado. A sede do Benefício Medicamento fica no Centro Médico da Rua Afonso Pena, 3128 - Campo Grande/MS. Quem pode ser beneficiado: Todos os beneficiários em dia podem encomendar. Vale lembrar que os medicamentos controlados só podem ser adquiridos mediante prescrição médica. Como comprar: O Benefício Medicamento não dispõe de estoque, por isso não trabalha com pronta entrega. Os pedidos devem ser comprados nas unidades locais e regionais ou pelo telefone 67 3314-2555 e serão entregues no local combinado: unidades ou residência. Para as entregas em domicílio será cobrada a taxa de entrega. Formas de Pagamento: dinheiro, cheque, cartão de crédito e débito, cartão de benefício Cassems e desconto em folha. Os prazos e parcelas variam de acordo com a compra. BENEFÍCIOS CASSEMS

25 RELEMBRANDO Em caso de desbloqueio financeiro para servidores cujo cadastro está irregular por inadimplência, porém não existe nenhuma irregularidade, o atendente deverá se dirigir ao  suporte de cadastro ou informar via TALK, para desbloqueio do cadastro. Cadastros que se encontram irregulares por qualquer motivo que não seja INADIMPLENCIA, o atendente deverá regularizá-lo, após realizar análise do cadastro. Antes de efetuar o cadastro de beneficiários, emancipados, é imprescindível verificar no sistema E-CONSIG, se o mesmo possui Vinculo com Estado.

26 RELEMBRANDO É imprescindível ler TODO o histórico de atendimento. SEMPRE verificar o cadastro do beneficiário mesmo que seja para passar uma informação ou tirar dúvida e realizar registro de QUALQUER atendimento prestado ao beneficiário. Qualquer renovação de CIB de beneficio PNE deverá ser analisado o histórico de atendimento.Todos os cartões que constam como ordem judicial, o atendente deve tirar cópia do cartão e solicitar que o titular receba com assinatura e data de entrega do cartão. (a cópia recebida deverá ser protocolada no setor jurídico).

27 RELEMBRANDO As informações cadastrais dizem a respeito somente do Associado Titular, sendo assim é proibido passar qualquer tipo de informação caso não seja o Titular pessoalmente. As informações registradas em histórico de atendimento não devem ser lidas ao beneficiário, caso haja algum registro que seja importante o atendente deve procurar saber o que está acontecendo e explicar com sutileza ao beneficiário. Antes de encerrar o expediente todos devem organizar a sua mesa, não deixando nenhum papel em cima das mesas ou dos computadores devendo confirmar se os computadores encontram-se realmente desligados. Nunca deve-se ler o conteúdo do registro de atendimento para o titular pois é uma ferramenta interna de atendimento, na dúvida de interpretação procurar o suporte.

28 RELEMBRANDO As inclusões de dependentes, somente poderão ser realizadas pelo associado titular, sendo necessário à apresentação de  Documento de Identificação original e Holerite As liberações de autorização deverão ser registradas em atendimento contendo o motivo pelo qual foi liberada a autorização e a validade desta autorização. Ao encaminhar qualquer documento para arquivo o atendente tem que informar o número do contrato do beneficiário e que o documento é para ser arquivado. Lembrando que qualquer documento encaminhado para arquivo é de responsabilidade do atendente, devendo este ter certeza que a documentação deve ser arquivada.

29 EXCLUSÃO DE AGREGADO POR BOLETO Pode ser realizada até o dia 10 de cada mês, desde que não se tenha uso. Como fazer a analise de uso? EXCLUSÃO DE EX-ESPOSA Não é necessario a devolução de cib, na ausencia de um documento oficial com anulação da uniao estavel ou averbação, deve-se Preencher o termo de exclusão com data de termino de vinculo com ex-esposo(a).

30 FILHO ESTUDANTE A migraçao sem carencia de filho para filho estudante ocorre quando, ao completar 18 anos o titular tem o semestre vigente para efetuar a migraçao. A migraçao de filho para agregado filho maior, a migraçao sem carencia ocorre dentro do prazo de 30 dias após completar a maioridade.

31 EXCLUSAO DO PLANO A exclusão do plano deve-se analisar: ● Tempo de contrato, caso periodo menor de 12 meses, deve-se analisar uso e contribuiçao. ● Caso tenha agregado deve-se analisar a exclusao do mesmo,12 meses de contrato, caso periodo menor analisar uso e contribuiçao e excluir no sistema. ● Verificar se possui serviço postumo, cartao personal e CABESP pois os mesmo devem ser exclusos. ● Recolher todos os cartões.

32 Matriculas ● Gestao – 10 digitos ● Poderes – 7 digitos TJ, Aseemmbleia. ● Prefeitura – 11 digitos

33 Mais Regras ● Campo de e-mail não se pode inserir nada que não seja e-mail ● Todos os campos do gestao são obrigatorios ● Ao protocolar qualquer documento nos cadernos se identificar ● Toda impressão de cartão deve-se conferir a validade e versão ● Autorizaçao para consultas sera impressa somente na ausencia do cartão do beneficiario.

34 E-consig

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37 O uso correto do plano de saúde é mais uma garantia que ele será bom pra sempre! OBRIGADO !


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