A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Logística e Transportes Internacionais Prof. Luiz Alberto Krummenauer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Logística e Transportes Internacionais Prof. Luiz Alberto Krummenauer."— Transcrição da apresentação:

1 Logística e Transportes Internacionais Prof. Luiz Alberto Krummenauer

2

3 Globalização Quando começou? Conquistas, escravidão, Cruzadas... Busca de mercadorias na Índia... Macarrão da China para Itália; Barco a vapor; Avião – inicio do século xx; Acordos Comerciais a partir dos anos 50; Tecnologias de transporte e de informação; Custo + Lucro = Preço Alguém lembra disto? Qual a equação hoje? Preço – lucro = Custo

4 Consequência: luta feroz, dia a dia, por maior eficiência e consequente redução de custos; Necessidade constante de revisar e aperfeiçoar processos; A logística cresce de importância neste cenário.

5 Introdução à Logística A Logística é uma das variáveis estruturais do comercio internacional; Engloba, além dos diversos modais de transporte, aspectos como armazenagem, movimentação, tempo, qualidade, preço, na realização da transferência de bens da origem ao destino;

6 LOGÍSTICA: Um conceito em mudança “ A palavra LOGÍSTICA é de origem francesa (do verbo Loger “alojar”), era um termo militar que significava a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas.

7 DEFINIÇÃO: Processo de Planejar Implementar Controlar O que é Logística?

8 Quando começa o planejamento? As vezes, na decisão de instalação da planta ou do estabelecimento comercial; Estação de bombeiros; Hospitais; Centrais de atendimento; Para um call center a logística é importante? Voltamos á logística:

9 Fluxo e Armazenagem de: Matéria Prima Produtos em processo Produtos acabados Informações O que é Logística?

10 10 CML - Council of Logistics Management A Logística é um processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para maximizar, da produção ao consumo, enfrentando custos, a eficiência e a eficácia do fluxo e da gestão de matérias primas, produtos semi acabados e acabados, informações; e tudo isto deve ser conforme as exigências dos CLIENTES.

11 Missão da Logística

12 OBJETIVOS DA LOGÍSTICA 8 R`s 1- Right Cost custo justo 2- Right Place no lugar justo 2- Right Time no tempo justo 4- Right Quantity na quantidade justa 5- Right Methode com método justo 6- Right Materials materiais justos 7- Right Quality de justa qualidade Right Impression com uma boa impressão

13 Evolução da Logística Primeira fase: Pós 2ª Guerra Indústria : capacidade produtiva desmobilizada da guerra e que precisava ser aproveitada

14

15

16 Primeira Fase Produção de bens de consumo : eletrodomésticos, carros, vestuário, alimentos industrializados, etc...

17 Manufatura de Bens domésticos Centro de distribuição Varejista Estoques Subsistemas otimizados individualmente com estoques servindo de Pulmão Primeira Fase

18 Paradigma: Produção Gerenciamento de Estoques Ponto de Reposição Lote Econômico

19 Segunda Fase Paradigma: Marketing e Produtos Diferenciados Supermercados Variedade Complexidade de Gestão

20 Variedade de produtos

21 Aumento dos estoques ao longo da cadeia produtiva....

22 Segunda Fase Década de 70: Aumento dos custos do petróleo e dos custos logísticos. O transporte mais caro, precisava ser otimizado com cuidado

23 Segunda Fase As previsões de demanda começaram a ser feitas de forma mais sofisticada, mas a integração entre produção e demais departamentos ainda era baseada num planejamento relativamente rígido.

24 Manufatura Centro de distribuição Integração rígida planejamento de um elo para outro Segunda Fase Varejista Analogia: duto rígido

25 Terceira Fase Paradigma: Integração dentro da empresa e entre a empresa e seus fornecedores e clientes

26 fornecedores manufatura Integração flexível Terceira Fase Varejista atacadista clientes Analogia: mangueira flexível

27 Quarta Fase SCM – Supply Chain Management Gestão da Cadeia de Suprimentos

28

29 DESAFIOS PARA CONSTRUIR UMA SCM TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS CULTURAIS DIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTEGRAÇÃO INTERNA ATUAÇÃO COM PARCEIROS

30 Questões Logísticas

31 31 Jurídico Fiscal Financeiro Produção Engenharia Comercial Contabilidade Compras Programação Recebimento Expedição Informática Logística Internacional Logística Internacional Interfaces com outros departamentos

32 32 Secex / Decex Infraero ANVISA Consultoria Agente de Carga Operadores Logísticos Transportadoras Fornecedores Ministério Agricultura Receita Federal Despachante Aduaneiro Cias. Aéreas Cias. Marítimas Seguradora Logística Internacional Logística Internacional Integração com empresas e órgãos

33 LOGÍSTICA E COMERCIO EXTERIOR Comércio Exterior: compra, venda e troca de bens e serviços; Quem participa: países, empresas, governos, bancos, associações, indivíduos... Exportação: através dela, um país procura escoar a parcela excedente de sua produção; Importação: obter mercadorias que não produz, colocando-as a disposição de sua população;

34 Estrutura do Comercio Exterior São muitas as variáveis que compões a estrutura do Comercio Exterior, mas uma de VITAL importância é a Logística de Transportes; A logística pode ser decisiva para manter a participação no mercado; Tomada de decisão: passa pela opção entre os modos e operações disponíveis e viáveis em cada situação. A escolha correta pode ser decisiva para atingir metas; A Logística tem interfaces internas e externas muito diversificadas;

35 35 Desvantagem geográfica do Brasil

36 36 O TRANSPORTE NO PROCESSO LOGÍSTICO Usa 60% das despesas logísticas; Pode variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera o lucro operacional; Objetivo: buscar soluções imediatas que satisfaçam o cliente.

37 37 CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSPORTES QUANTO A FORMA o Modal ou Unimodal: Envolve apenas uma modalidade o Multimodal: Envolve mais do que uma modalidade Regida por um único contrato o Intermodal Envolve mais de uma modalidade Regido por um contrato para cada modalidade.

38 Transportes ► Quanto à forma os meios de transporte podem ser: ► Multimodal: ► Multimodal: Sistema onde a mercadoria é transportada por mais de um modo de transporte (modal), sob responsabilidade de um único operador, legal e contratual. ► Unimodal: envolve somente um meio de transporte ► Intermodal: ► Intermodal: Sistema onde a mercadoria é transportada por mais de um modo de transporte (modal), por diferentes operadores que são responsáveis, cada qual, pelo seu trecho.

39 Transportes ► Quanto à forma os meios de transporte podem ser: Multimodal; Unimodal e Intermodal

40 Transportes ► O que é um Operador de Transporte Multimodal – OTM? O Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros.

41 NATUREZA DA CARGA A SER TRANSPORTADA ► a) Carga Geral: carga embarcada, com marca de identificação e contagem de unidades, podendo ser soltas ou unitizadas; Soltas (não unitizadas): itens avulsos, embarcados separadamente em embrulhos, fardos, pacotes, sacas, caixas, tambores etc. Este tipo de carga gera pouca economia de escala para o veículo transportador, pois há significativa perda de tempo na manipulação, carregamento e descarregamento provocado pela grande quantidade de volumes. Unitizadas: agrupamento de vários itens em unidades de transporte

42 NATUREZA DA CARGA A SER TRANSPORTADA ► b) Carga a Granel (sólida ou líquida): carga líquida ou seca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades (exemplos: petróleo, minérios, trigo, farelos e grãos, etc.); ► c) Carga Frigorificada: necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte (exemplos: frutas frescas, pescados, carnes, etc.);

43 NATUREZA DA CARGA A SER TRANSPORTADA ► d) Carga Perigosa: aquela que, por causa de sua natureza, pode provocar acidentes, danificar outras cargas ou os meios de transporte ou, ainda, gerar riscos para as pessoas. ► e) Neo-granel: carregamento formado por conglomerados homogêneos de mercadorias, de carga geral, sem acondicionamento específico, cujo volume ou quantidade possibilita o transporte em lotes, em um único embarque (exemplo: veículos).

44 PREPARAÇÃO DA CARGA A SER TRANSPORTADA Embalagem Na preparação para o transporte, os produtos devem ser acondicionados em embalagens. Estas devem atender às condições de uso, atuar na promoção e proteção dos produtos envolvidos além de servir como instrumentos para o aumento da eficiência na distribuição. A logística de distribuição de mercadorias envolve uma correta relação da embalagem com o modal a ser utilizado. O grau de exposição a danos físicos, o meio onde será armazenado e a freqüência de manuseio devem ser considerados. Características de resistência, tamanho e configuração dos envoltórios determinam os equipamentos necessários para a movimentação, empilhamento máximo e estabilidade das mercadorias no armazenamento. Na preparação para o transporte, os produtos devem ser acondicionados em embalagens. Estas devem atender às condições de uso, atuar na promoção e proteção dos produtos envolvidos além de servir como instrumentos para o aumento da eficiência na distribuição. A logística de distribuição de mercadorias envolve uma correta relação da embalagem com o modal a ser utilizado. O grau de exposição a danos físicos, o meio onde será armazenado e a freqüência de manuseio devem ser considerados. Características de resistência, tamanho e configuração dos envoltórios determinam os equipamentos necessários para a movimentação, empilhamento máximo e estabilidade das mercadorias no armazenamento. 44

45 Unitização Unitização - o agrupamento de um ou mais itens de carga geral que serão transportados como uma unidade única e indivisível. Não constitui embalagem e tem a finalidade de facilitar o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte da mercadoria. As principais vantagens da unitização são: Unitização - o agrupamento de um ou mais itens de carga geral que serão transportados como uma unidade única e indivisível. Não constitui embalagem e tem a finalidade de facilitar o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte da mercadoria. As principais vantagens da unitização são: · Diminuição das avarias e roubos de mercadorias; · Incentivo da aplicação do sistema door-to-door (porta a porta); · Melhoria no tempo de operação de embarque e desembarque; · Padronização internacional dos recipientes de unitização. · Redução do número de volumes a manipular; · Redução dos custos de embarque e desembarque; · Redução de custo com embalagens; 45

46 PREPARAÇÃO DA CARGA A SER TRANSPORTADA Pallets A forma mais comum de unitização de cargas são os pallets: 46

47 Custos do serviço; Tempo médio de entrega e a sua variabilidade; Perdas e danos; Tempo em trânsito; Fornecimento de informação; Disponibilidade de serviço; Quais itens devemos observar na escolha de uma modalidade de transporte ?

48 Processo Decisório Característica da Carga Carga Geral e a Granel Natureza da Carga Preparação para o Transporte Embalagem Unitização Modos de Transporte Vantagens e Desvantagens de cada modal

49 Rodoviário Hidroviário Interior Cabotagem Longo Curso Dutoviário Aéreo Ferroviário Quais são os modais de transporte disponíveis?

50 Matriz de Transportes

51 Transportes ► ► Transporte Rodoviário (58%) - Adequado para curtas e médias distâncias e para movimentação de mercadorias de pequeno porte. - A logística envolve procedimentos relativamente simples quanto ao manuseio das mercadorias.

52 TRANSPORTE RODOVIÁRIO O mais expressivo transporte de carga hoje no Brasil, atingindo praticamente todos os pontos do território nacional; Deu-se maior ênfase na década de 50 por conta da implantação da indústria automobilística que desencadeou a pavimentação das rodovias e cresce cada dia, por isso é o mais procurado – eficiente em porta a porta. Difere do ferroviário – transporta produtos acabados e semi-acabados em curtas distâncias; É recomendado para mercadorias de alto valor ou produtos perecíveis.

53 TRANSPORTE RODOVIÁRIO Transporte rodoviário não é recomendado para produtos agrícolas a granel, pois seu custo é muito baixo para esse modal; Esse transporte é dividido em:  Transportadoras regulares;  Frota própria;  Transportadores contratados (que são utilizados por um número limitado de usuários com contratos de longa duração,  Autônomos.

54 Dos custos:  Custos Fixos Baixos: - Rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos e privatizadas. - Rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos e privatizadas.  Custos Variáveis Médios: - Combustível; manutenção; mão de obra; pedágio, etc... TRANSPORTE RODOVIÁRIO

55 Vantagens:- - Possibilidade de transporte integrado porta a porta, adequação aos tempos pedidos, assim como a freqüência e disponibilidade dos serviços; Desvantagens:- - Transporta somente cargas pequenas e médias; - Custos elevados para longas distâncias. TRANSPORTE RODOVIÁRIO

56 Vantagens Logísticas Flexibilidade do serviço am áreas geográficas dispersas Manipulação de lotes relativamente pequenos Serviço é extensivo e adaptável Serviço rápido Entrega à domicílio ou “porta a porta” Transportam todo tipo de cargas e embalagens Altas Freqüências

57

58 TRANSPORTE FERROVIÁRIO -Utilizado no deslocamento de grande tonelagens de produtos homogêneos para longas distâncias; -Exemplos – minérios (ferro, manganês); carvões minerais; derivados de petróleo, e grãos que são transportados a granel; -No Brasil não temos a cobertura desse meio de transporte num fluxo mais amplo.

59 TRANSPORTE FERROVIÁRIO Dos custos: Altos custos fixos – em equipamentos, terminais e vias férreas, etc... Baixo custo variável; O custo do transporte ferroviário é bem menor do que o transporte rodoviário, porém não é amplamente utilizado no Brasil, por motivos de problemas com a infra-estrutura e a falta de investimentos nas ferrovias.

60 Vantagens Logísticas Transportam grande quantidade de carga por viagem Percorre longas distâncias Flexível quanto às mercadorias Custo menor em relação ao rodoviário para grandes volumes de mercadoria A velocidade é boa para longas distâncias Não são prejudicadas pelo tempo ou tráfego competitivo Pode utilizar o vagão ou o próprio container para o transporte

61 Transportes

62

63 Transportes ► Transporte Dutoviário - Para transporte de produtos no estado líquido ou gasoso e alguns tipos de minérios; - Modal reconhecido recentemente; - Podem ser: oleodutos, gasodutos e minerodutos.

64 Transportes

65 Transportes ► Transporte Aéreo - Indicado para pequenas cargas e/ou urgência na entrega; - Rapidez. - Será???? Isto está mudando.

66 66 Desafios da Logística … Airbus Beluga

67 Transportes ► Transporte Marítimo - Mares e oceanos; - Cabotagem (nacional) e longo curso (internacional); - Custos influenciados pelas rotas, distâncias, localização dos portos de origem e destino e infra-estrutura portuária existente.

68 Porto de Santos

69 69 Transporte Internacional - Marítimo Tipos de Navios Porta-Contêiner Navio de Carga Geral Graneleiro Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

70 70 Tipos de Contêineres Dry Boxadequado para cargas secas em geralDry Box - adequado para cargas secas em geral Bulk ContainerCom escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidosBulk Container - Com escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidos

71 71 Ventilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação naturalVentilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação natural ReeferUnidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveisReefer - Unidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis Tipos de Contêineres

72 72 OpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portasOpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portas Open Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversizeOpen Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversize Tipos de Contêiners

73 Transportes Principais Portos

74 74 Incoterms OBJETIVOS DOS INCOTERMS OBJETIVOS DOS INCOTERMS  DEFINIR COM PRECISÃO AS CONDIÇÕES DE ENTREGA DOS BENS E O MOMENTO DA TRANSFERÊNCIA DOS RISCOS E DAS RESPONSABILIDADES.  REGULAR AS CONDIÇÕES DE COMPRA E VENDA E PADRONIZAR NOMENCLATURAS E PROCEDIMENTOS.  DEFINIR QUAIS OS CUSTOS EXATOS CONTIDOS EM CADA UM DOS TÊRMOS. EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDAFDESDEQDDUDDP INCOTERMS EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP

75 75 Incoterms EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDAFDESDEQDDUDDP INCOTERMS OBJETIVOS DOS INCOTERMS OBJETIVOS DOS INCOTERMS  PROMOVER A HARMONIA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO PRECISA DOS TERMOS.  VIABILIZAR CONTRATOS REALIZADOS ENTRE PARTES DOMICILIADAS EM PAÍSES DIFERENTES, COM LEGISLAÇÕES, USOS E COSTUMES DIVERSOS.  DEFINIR RESPONSABILIDADES E RISCOS, EVITANDO CONFLITOS E DISPUTAS.

76 76 EXW – EX-WORKS INCOTERMS 2010 EXW FCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP

77 77 INCOTERMS 2010 EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP FOB – FREE ON BOARD

78 78 INCOTERMS 2010 DAP – DELIVERED AT PLACE EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado pelo comprador, sem descarregá-los do veículo transportador. O vendedor é responsável pelo desembaraço de exportação, mas não pelo desembaraço de importação.

79 79 INCOTERMS 2010 EXWFCAFASFOBCFRCIFCPTCIPDATDAPDDP DDP – DELIVERED DUTIES PAID DDP


Carregar ppt "Logística e Transportes Internacionais Prof. Luiz Alberto Krummenauer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google