A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário."— Transcrição da apresentação:

1 7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

2 Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

3 Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto privado (DR1) Equipamentos domésticos Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto doméstico, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores. Lidar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto privado, acedendo a uma multiplicidade de funções que comportam e reconhecendo a sua dimensão criativa. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

4 Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto privado ( DR1) Equipamentos domésticos - Identificar utilizações diferenciadas de electrodomésticos por mulheres e homens no contexto doméstico; - Identificar a funcionalidade e o modo de operação de vários electrodomésticos; - Explorar manifestações de corrente eléctrica nos electrodomésticos. - Referir equipamentos domésticos são usados para fins criativos (âmbito cultural e artístico); - Reflectir sobre a importância das instruções dos equipamentos, referindo em que circunstâncias recorre às mesmas; - Explicar como actua com um equipamento de comunicação – papel e funções. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

5 Domínio de referência Temas Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Equipamentos profissionais Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus impactos nas organizações. Agir perante equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional, conjugando saberes especializados e rentabilizando os seus variados recursos no estabelecimento e desenvolvimento de contactos.

6 Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional (DR2) Equipamentos profissionais - Identificar as qualificações exigidas para manusear máquinas de complexidade diferente; - Perceber quais os equipamentos que trazem benefícios para a empresa relacionando-os com o avanço tecnológico; - Perceber o rendimento/ eficiência da máquina e conceitos relacionados com a mesma (calor, força, electricidade). - Referir características e funcionalidades de um equipamento usado ao nível profissional e se o mesmo permite uma utilização criativa; - Explicar como aprendeu a lidar com esses equipamentos e se a explicação foi eficaz; Caso tenha recorrido a manuais de instrução demonstre que os compreendeu; - Referir equipamentos de comunicação que usa no seu dia-a- dia profissional e em que circunstância os utiliza.

7 Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto institucional (DR3) Utilizadores, Consumidores e Reclamações Interagir com instituições, em situações diversificadas com base nos direitos e deveres de utilizadores e consumidores de equipamentos e sistemas técnicos. Utilizar conhecimentos sobre equipamentos e sistemas técnicos para facilitar a integração, a comunicação e a intervenção em contextos institucionais.

8 Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional (DR3) Utilizadores, Consumidores e Reclamações - saber usar correctamente um electrodoméstico enquanto utilizador informado ( DECO); - Argumentar recorrendo a linguagem técnica adequada, as condições de garantia, reparação e assistência; - Actuar no sentido de optimizar as relações custo/ benefício. - Explicar as potencialidades dos equipamentos técnicos relacionados com a cultura (câmara de vídeo, máq. fotográfica, …); - Saber reclamar junto do fabricante ou saber apresentar sugestões com fundamento em português ou língua estrangeira; - Saber comunicar com instituições usando o meio ou equipamento mais adequados em função do objectivo pretendido (Informações/Assistência técnica/ Reclamações).

9 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto macro- estrutural (DR4) Transformações e Evoluções Técnicas Mobilizar conhecimentos e práticas para a compreensão e apropriação das transformações e evoluções técnicas e sociais. Relacionar transformações e evoluções técnicas com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento proporcionado pelos novos suportes tecnológicos e de comunicação.

10 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural ( DR4) Transformações e Evoluções Técnicas - Compreender as consequências sociais da evolução dos equipamentos ( por exemplo nos transportes); - Relacionar a evolução dos equipamentos com a necessidade de obter melhores desempenhos; - Reconhecer o papel da ciência na evolução dos equipamentos. - Compreender que a utilização de equipamentos técnicos (vídeo, computador, TV, …) permite o acesso de mais pessoas à cultura; - Emitir opiniões em português ou língua estrangeira sobre as consequências da evolução dos equipamentos nos usos da língua (novo vocabulário, acesso mais facilitado a outras línguas, etc.); - Relacionar as transformações dos equipamentos técnicos com as mudanças na TV, no rádio e no cinema (TV digital, rádio via net, …).


Carregar ppt "7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google