A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Multiplicação de números racionais não negativos.  Produto de um número natural por uma fração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Multiplicação de números racionais não negativos.  Produto de um número natural por uma fração."— Transcrição da apresentação:

1

2  Multiplicação de números racionais não negativos.  Produto de um número natural por uma fração.

3  Recorda: O Pedro tem 2 berlindes O João tem o triplo dos berlindes do Pedro

4  Recorda : 0,61,8 Lembra-te que “ de ” é traduzido em matemática por “x”“x” de = x

5  Produto de dois número racionais representados por frações. A Ana comeu três vinte avos de um chocolate. O Luís comeu o quíntuplo do que a Ana comeu. Que fração do chocolate comeu o Luís? Vamos representar graficamente o problema:

6  Produto de dois número racionais representados por frações. A Ana comeu três vinte avos de um chocolate. O Luís comeu o quíntuplo do que a Ana comeu. Que fração do chocolate comeu o Luís? O Luís comeu Lendo o problema, trata-se de saber quanto é o quíntuplo de três vinte avos. Multiplicam-se os numeradores e os denominadores. Escreve-se o resultado na forma de fração irredutível. Escrevemos o n.º natural com o denominador 1

7  Produto de dois número racionais representados por frações. Se tiveres metade (um meio) de um quarto de uma folha de papel, quanto é que tens comparando com a unidade? isto é

8 Quanto é, comparado com a unidade, três quintos de três quartos?  Produto de dois número racionais representados por frações. Sobrepõe os desenhos. Qual é a parte comum? Qual é a regra para multiplicar números racionais representados por frações?

9 I.Multiplicam-se os numeradores e os denominadores. II.Escreve-se o resultado na forma de fração irredutível. Exemplo: Agora, vamos aplicar o que aprendemos!

10 Representamos a dízima na forma de fração decimal. Representamos o numeral misto fracionário na forma de fração imprópria.

11 Também podemos simplificar os numeradores e os denominadores antes de obter o resultado da expressão numérica. Repara: Simplificamos antes de multiplicar. Importante: A simplificação tem de ser feita entre um dos numeradores e um dos denominadores. O numerador 5 e o denominador 10 são divisíveis por 5       5:5 = 1 e 10:5 = 2 Cortamos, com um traço, o numerador 5 e escrevemos 1.1. Cortamos, com um traço o denominador 10 e escrevemos 2.2. O numerador 9 e o denominador 6 são divisíveis por 3       9:3 = 3 e 6:3 = 2 Cortamos, com um traço, o numerador 9 e escrevemos 3.3. Cortamos, com um traço o denominador 6 e escrevemos 2.2.

12 Aplica o que aprendeste.

13


Carregar ppt " Multiplicação de números racionais não negativos.  Produto de um número natural por uma fração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google