A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Ramilson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Ramilson."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Ramilson

2 MOVIMENTOS OPERÁRIOS - IDEOLOGIAS LIBERTÁRIAS AULAS – 21 - 22 HISTÓRIA GERAL II PROFESSOR: RAMILSON

3 01 - Movimento Operário Reflexo das péssimas condições vividas pelos operários durante o século XIX (Primeira Revolução Industrial): Salários muito baixos Salários muito baixos Longas jornadas (16/18 horas) Longas jornadas (16/18 horas) Condições insalubres no ambiente de trabalho Condições insalubres no ambiente de trabalho Super-exploração do trabalho feminino e infantil Super-exploração do trabalho feminino e infantil Ausência completa de qualquer assistência ao trabalhador Ausência completa de qualquer assistência ao trabalhador

4

5

6 1.1 - Ludismo: Ned Ludd Ned Ludd Inglaterra Inglaterra Movimento politicamente incorreto Movimento politicamente incorreto Destruição de máquinas pressões pressões e pressões operárias Destruição de máquinas pressões pressões e pressões operárias O governo inglês reagiu decretando pena de morte aos revoltosos. O governo inglês reagiu decretando pena de morte aos revoltosos.

7 "Nós marchamos para realizar a nossa vontade Com machado, lança ou fuzil Meus valentes cortadores Os que com apenas um só forte golpe rompem com as máquinas cortadeiras" "Nós marchamos para realizar a nossa vontade Com machado, lança ou fuzil Meus valentes cortadores Os que com apenas um só forte golpe rompem com as máquinas cortadeiras" Canção Ludita

8 1.2 - Cartismo: Inglaterra (1897) Inglaterra (1897) Direitos Políticos Direitos Políticos “Carta do Povo” “Carta do Povo” redigida pela associação dos operários reivindicavam: redigida pela associação dos operários reivindicavam: - melhores condições de trabalho. - melhores condições de trabalho. - sufrágio universal masculino. - sufrágio universal masculino. - renovação anual do parlamento. - renovação anual do parlamento. - participação no parlamento. - participação no parlamento. - remuneração dos parlamentares. - remuneração dos parlamentares. O movimento foi massacrado pelo parlamento inglês que desconsiderou as reivindicações impostas pelos trabalhadores. O movimento foi massacrado pelo parlamento inglês que desconsiderou as reivindicações impostas pelos trabalhadores.

9 1.3 - Trade Unions: Organizações de associações de trabalhadores, de caráter assistencialista e, sediadas no interior das unidades de trabalho (Fabricas) Organizações de associações de trabalhadores, de caráter assistencialista e, sediadas no interior das unidades de trabalho (Fabricas) germe do sindicato moderno que, aos Poucos, foram evoluindo do assistencialismo germe do sindicato moderno que, aos Poucos, foram evoluindo do assistencialismo para as agitações políticas e para as agitações políticas e as lutas reivindicatórias tendo como base as ideias Socialistas as lutas reivindicatórias tendo como base as ideias Socialistas

10 1.4 - Sindicatos e Sindicalismo: A definição de sindicato varia, de acordo com o tempo e as condições políticas, razão pela qual, para alguns estudiosos, o sindicato é a coalizão permanente para a luta de classe e, para outros, é o órgão destinado a solucionar o problema social. A definição de sindicato varia, de acordo com o tempo e as condições políticas, razão pela qual, para alguns estudiosos, o sindicato é a coalizão permanente para a luta de classe e, para outros, é o órgão destinado a solucionar o problema social. 1. Sindicato: Instituição que tem por objeto congregar trabalhadores com o fim de estudar e de defender seus interesses. 1. Sindicato: Instituição que tem por objeto congregar trabalhadores com o fim de estudar e de defender seus interesses. 2.Sindicalismo: doutrina que pretende fazer da associação profissional do sindicato o fundamento da organização econômica e social. 2.Sindicalismo: doutrina que pretende fazer da associação profissional do sindicato o fundamento da organização econômica e social.

11 02 – DOUTRINAS SOCIALISTA O OPERARIADO ENTRA EM CENA

12 NOVAS IDEIAS Comunismo Comunismo Anarquismo Anarquismo Socialismo Socialismo

13 CAPITALISMOSOCIALISMO Propriedade privada (controle da burguesia). Propriedade coletiva (socialização). O proletário trabalha para a burguesia. O proletário trabalha para a sociedade. Objetivo: LUCRO.Objetivo: BEM-ESTAR coletivo. Economia baseada no mercado.Economia planificada pela sociedade. Com o advento da Segunda Revolução Industrial, surgem novas ideias que contestavam o individualismo liberal que caracteriza as práticas do liberalismo econômico e os princípios da economia clássica, configurando-se como uma resposta aos problemas sociais que se agravavam à medida que a industrialização avançava.

14 # É o conjunto de doutrinas e movimentos políticos voltados para os interesses dos trabalhadores. # Objetivo: uma sociedade onde não exista a propriedade privada dos meios de produção. # Pretende eliminar as diferenças entre as classes sociais e planificar a economia, para obter uma distribuição racional e justa da riqueza social. 2.1 - O SOCIALISMO

15 I - Socialismo Utópico Surge na França em meados do século XIX Surge na França em meados do século XIX Caráter Romântico, Utópico, Idealista, Elitista e Reformista. Caráter Romântico, Utópico, Idealista, Elitista e Reformista. A igualdade se dará através da bondade e justiça humanas, de forma pacífica, aqueles que tem propriedades saberão dividi-las com os que não possuem. A igualdade se dará através da bondade e justiça humanas, de forma pacífica, aqueles que tem propriedades saberão dividi-las com os que não possuem. Atuação do Estado que, através da centralização da economia, evitaria os abusos típicos do capitalismo. Atuação do Estado que, através da centralização da economia, evitaria os abusos típicos do capitalismo. A falta de embasamento científico leva a denominação para tal corrente de Utópica ou Romântica. A falta de embasamento científico leva a denominação para tal corrente de Utópica ou Romântica.

16 Charles Fourrier: Propõe a criação de “Falanstérios” onde representantes das diversas classe se reúnem, fazendo doações e contribuições e recebendo proporcionalmente ao que entregou. Não desconstrói as discrepâncias sociais do capitalismo. Charles Fourrier: Propõe a criação de “Falanstérios” onde representantes das diversas classe se reúnem, fazendo doações e contribuições e recebendo proporcionalmente ao que entregou. Não desconstrói as discrepâncias sociais do capitalismo.

17 Robert Owen: Funda nos Estados Unidos uma organização chamada New Harmony, onde tenta, sem êxito, colocar suas ideias: menores jornadas de trabalho, assistência social ao trabalhador e sua família e participação do trabalhador nos lucros da empresa. Ficou conhecido como o “bom patrão”. Robert Owen: Funda nos Estados Unidos uma organização chamada New Harmony, onde tenta, sem êxito, colocar suas ideias: menores jornadas de trabalho, assistência social ao trabalhador e sua família e participação do trabalhador nos lucros da empresa. Ficou conhecido como o “bom patrão”. Louis-Blanc: Sugere a criação, com interferência do Estado, de “oficinas nacionais nas quais trabalhadores de um mesmo ramo trabalham juntos para se evitar a concorrência. Louis-Blanc: Sugere a criação, com interferência do Estado, de “oficinas nacionais nas quais trabalhadores de um mesmo ramo trabalham juntos para se evitar a concorrência.

18 II - Socialismo Científico Surgiu na Alemanha, sobretudo na Surgiu na Alemanha, sobretudo na segunda metade de século XIX. segunda metade de século XIX. Proposta revolucionária do Proposta revolucionária do proletariado. proletariado. KARL MARX (1818 – 1883) KARL MARX (1818 – 1883) – “Manifesto Comunista” (1848) - “O Capital” (1867). FRIEDRICH ENGELS (1820 – 1895) FRIEDRICH ENGELS (1820 – 1895) – “A origem da família, da - propriedade privada e do Estado”.

19 Socialismo Científico # Materialismo Histórico e Dialético – interpretação socioeconômica da história, formulada por Marx. # Modo de produção: -como as sociedades se organizam e produzem seus meios de sobrevivência em um determinado período. # Meio de produção : bens necessário para produzir. # Força de trabalho: capacidade de trabalhar. # Relação de produção: relação entre os donos dos meios de produção e os donos da força de trabalho. SEMPRE é uma relação de EXPLORAÇÃO. # Mais valia : é a medida da exploração, e representa a parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção, e que, não foi remunerado pelo patrão.

20 Socialismo Científico # Propriedade privada: - motivo básico da exploração. Deve ser abolida. Estado: - instrumento de poder dos donos dos meios de produção. Luta de classes: - agente transformador (espécie de “motor” da História). No capitalismo: PROLETÁRIOS X BURGUESIA Socialismo: - ditadura do proletariado. - Eliminação da propriedade privada (coletivização). - Fim da exploração e da luta de classes. - Etapa de transição para a posterior eliminação do Estado e implantação do comunismo.

21 O caminho para a igualdade de classes está no fim da propriedade privada dos meios de produção e seu controle deve ser exercido apenas pelo Estado. O caminho para a igualdade de classes está no fim da propriedade privada dos meios de produção e seu controle deve ser exercido apenas pelo Estado. Dessa forma, o Estado promove a redistribuição de riquezas eliminando a diferenças entre as classes. Dessa forma, o Estado promove a redistribuição de riquezas eliminando a diferenças entre as classes. Quando essa diferença for nula, e a riqueza estiver plenamente distribuída, o comunismo é atingido com a eliminação de todas as instituições que regulam a sociedade. Quando essa diferença for nula, e a riqueza estiver plenamente distribuída, o comunismo é atingido com a eliminação de todas as instituições que regulam a sociedade.

22 2.2 - Comunismo # Escola de Frankfurt (Reflexões Materialistas da História – Alemanha – Século XIX - ): Karl MARX, Friedrich ENGELS, Ludwig FEUERBACH # O Comunismo é um Anarquismo # Defende a abolição da propriedade privada dos meios de produção, a distribuição igualitária dos bens produzidos pela sociedade e a organização da riqueza social pela própria comunidade de produtores. # Propõe a extinção do Estado e de toda e qualquer instituição social, # Afirma o autogoverno da coletividade, a desregulamentação das relações no interior da sociedade e o fim das classes sociais.

23 2.3 - Anarquismo “Anarquismo é o que se dá a um princípio ou teoria da vida e do comportamento que concebe uma sociedade sem governo, em que se obtém a harmonia, não pela submissão à lei, nem obediência a autoridade, grupos territoriais ou profissionais, livremente constituídos para a produção e consumo, e para a satisfação da infinita verdade de necessidade e aspirações de um ser civilizado” KROPOTKIN, P. “Anarquismo”

24 Anarquismo O Anarquismo é um comunismo. O Anarquismo é um comunismo. Liberdade total. Liberdade total. Supressão de toda e qualquer Supressão de toda e qualquer forma de governo. forma de governo. Contra Contra a propriedade privada, a exploração e qualquer tipo de hierarquia (governo, exército, Igreja, partidos...). Mais radical que o Comunismo. Passagem imediata do capitalismo para o Anarquismo (sem fase de transição. Defendiam o Estado como origem dos Defendiam o Estado como origem dos males da sociedade, pregando a formação males da sociedade, pregando a formação de “pequenas comunidades cooperativas de “pequenas comunidades cooperativas de subsistência” de subsistência”

25 # MIKHAIL BAKUNIN (1814 – 1876) – maior líder anarquista. Anarquismo terrorista. Violência = método. Objetivo: destruição de toda a ordem burguesa. # PIERRE PROUDHON (1809 – 1865) – “O que é a propriedade” Aceita pequenas propriedades. Empréstimos sem juros e cooperativas. Estado abolido: república de pequenos proprietários. Outros representantes: #LEON TOLSTOI (1828 – 1910), #PETER KROPOTKIN (1842 – 1921). BAKUNIN PROUDHON KROPOTKIN TOLSTOI REPRESENTANTES DO ANARQUISMO:

26 2.4 - Doutrina social da Igreja. # Papa Leão XIII. # Encíclica RERUM NOVARUM (1891). # Contra a exploração dos operários pelos capitalistas. # Contra a luta de classes e o marxismo. # Religião: instrumento de reforma e justiça social. # Apelo ao “espírito cristão” dos empregadores para que respeitassem e se solidarizassem com os operários.

27 2.5 - 1ª Internacional -AIT (1864-1876) Criada por Karl Marx Criada por Karl Marx Organização dos sindicatos de todo o mundo pela melhoria nas condições de trabalho. Organização dos sindicatos de todo o mundo pela melhoria nas condições de trabalho. Discussões a cerca do Socialismo científico e o anarquismo. Discussões a cerca do Socialismo científico e o anarquismo.

28

29 Criação do Dia do Trabalho A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

30


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Ramilson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google