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Missão, Visão, Valores, Objetivos

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Apresentação em tema: "Missão, Visão, Valores, Objetivos"— Transcrição da apresentação:

1 Missão, Visão, Valores, Objetivos
ADM -3 Missão, Visão, Valores, Objetivos Adriana Bicalho

2 O negócio da empresa Definir o negócio é explicitar o âmbito de atuação da empresa. Qual é o negócio da Kopenhagen? Chocolates E da Honda? Motos A tendência natural é que a resposta seja centrada no produto ou serviço da empresa. Esta é uma visão míope, pois limita a capacidade de se enxergar oportunidades e ameaças à empresa. A forma correta de analisar e responder a pergunta “qual é o nosso negócio?” é centrar a análise no benefício, o que se chama de visão estratégica.

3 O negócio da empresa A resposta da Kopenhagen: Estamos no negócio de presentes A resposta da Honda: Estamos no negócio de transportes Nessa lógica, a Kopenhagen, por exemplo, teve que adotar estratégias de acordo com a sua visão de negócio: se o negócio fosse chocolate, a empresa teria que estar concorrendo com a Lacta, Nestlé, Garoto, etc. numa mesma faixa de preço. Sendo o negócio definido como presentes, a empresa pode praticar preços superiores, pois o cliente está comprando um presente feito de chocolate e não apenas chocolate.

4 O negócio da empresa Não me ofereça coisas. Não me ofereça sapatos. Ofereça-me a comodidade para meus pés e o prazer de caminhar. Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade. Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento. Não me ofereça discos. Ofereça-me lazer e a sonoridade da música. Não me ofereça ferramentas. Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas. Não me ofereça móveis. Ofereça-me conforto e tranqüilidade de um ambiente aconchegante. Não me ofereça coisas. Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios. Por favor, não me ofereça coisas." Autor desconhecido

5 O negócio da empresa Empresa Visão Míope Visão Estratégica Natura
Cosméticos Beleza/ esperança IBM Computadores Soluções em tecnologia e informática Abril Publicações Informação, cultura e entretenimento Atlas Elevadores Transporte Victor Hugo Bolsa Status, sucesso Negócio: Espaço que a organização pretende ocupar em função das demandas. Necessidades ou desejos que ela quer satisfazer.

6 Missão da empresa Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Missão: razão de existir da organização. Dá significado ao negócio. “Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explicita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa” Philip Kotler.

7 Missão Missão significa a razão de existir de uma empresa; é uma incumbência que se recebe; a finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir. Uma definição da missão organizacional deve responder a três perguntas básicas: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos? A missão envolve os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente. ?

8 Missão É importante conhecer a missão e os objetivos essenciais de uma organização, porque assim as pessoas saberão por que elas existem e para onde pretendem ir. A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional.

9 Missão A missão pode ser definida em uma declaração
formal e escrita. É a razão de ser de uma empresa. Deve ser objetiva, clara, possível e sobretudo, impulsionadora e inspiradora. Ela deve refletir um consenso interno de toda a organização e ser facilmente compreendida pelas pessoas de fora da organização. A missão deve traduzir a filosofia da organização que é geralmente formulada por seus fundadores ou criadores através de seus comportamentos e ações. A missão deve traduzir a sua filosofia em metas tangíveis e que orientem a organização para um desempenho excelente. É a missão que define a estratégia organizacional e indica o caminho a ser seguido pela organização.

10 Missão Todos os membros precisam trabalhar juntos para a sustentação da missão da organização. A missão facilita a identificação dos valores que a organização deve cultivar. Quando todos os funcionários conhecem a missão e os valores que norteiam seu trabalho, tudo fica mais fácil de entender, de saber qual o seu papel e como contribuir de maneira eficaz para o sucesso da organização.

11 Visão Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si
mesma e do seu futuro. Como a organização quer ser vista pelos usuários, fornecedores e parceiros. É o ato de ver a si própria no espaço e no tempo. Toda organização deve ter uma visão adequada de si mesma, dos recursos de que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com seus clientes e mercados, do que fazer para satisfazer continuamente as necessidades e preferências dos clientes, de como irá atingir os seus objetivos organizacionais das oportunidades e desafios que deve enfrentar, de seus principais agentes, quais as forças que a impelem e em que condições ela opera. Em geral, a visão está mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que como ela realmente é.

12 Visão A visão representa o destino que a empresa pretende transformar em realidade. Por que a visão é importante? Porque hoje não se controla mais as pessoas através de regras burocráticas e hierarquia de comando, mas por meio do compromisso com a visão e os valores compartilhados. Quando as pessoas conhecem qual a visão pretendida, ficam sabendo exatamente para onde ir e como ir, sem necessidade de coerção. A visão deve ser objetiva, clara e inequívoca. A falta de visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta a organização e os seus membros quanto às suas prioridades em um ambiente mutável e competitivo.

13 Visão A visão somente é atingida quando todos dentro da organização – e não apenas alguns membros dela – trabalham em conjunto e em consonância para que isso aconteça efetivamente. A missão e a visão proporcionam os elementos básicos para a definição dos objetivos globais e a formulação da estratégia organizacional. A estratégia organizacional funciona como o meio para realizar a missão e alcançar os objetivos organizacionais decorrentes da visão da empresa.

14 Valores Valor é uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante. Os valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual. Os valores e crenças centrais devem focalizar os empregados, os clientes, os fornecedores, a sociedade de um modo mais amplo, e todos os parceiros direta e indiretamente envolvidos no negócio. Muitas empresas às vezes pregam um valor mas praticam outro. Exemplo: falar que o ser humano é o valor máximo para a organização, mas no entanto, não há flexibilidade de horários, não há valorização do diálogo etc.

15 Valores A cultura organizacional é importante na definição dos valores que orientam a organização e seus membros. Os líderes assumem um papel importante ao criar e sustentar a cultura organizacional através das suas ações, de seus comentários e das visões que adotam. A Gestão de Pessoas não pode ficar distanciada da missão da organização, uma vez que a missão se realiza e concretiza através das pessoas. São elas que conduzem as atividades e garantem o alcance da missão da organização. Para tanto, torna-se necessário um comportamento missionário dos dirigentes e das pessoas que eles lideram: saber cumprir a missão organizacional através do trabalho e da atividade em conjunto.

16 Objetivos Organizacionais
Objetivo é um resultado desejado que se pretende alcançar dentro de um determinado período. Os objetivos devem atender simultaneamente a seis critérios: Ser focalizado em um resultado a atingir e não em uma atividade. Ser consistente, ou seja, precisa estar amarrado coerentemente a outros objetivos e demais metas da organização. Ser específico, isto é circunscrito e bem definido. Ser mensurável, ou seja, quantitativo e objetivo. Ser relacionado com um determinado período, como dia, semana, mês e número de anos. Ser alcançável, isto é, os objetivos devem ser perfeitamente possíveis.

17 Objetivos Organizacionais
Existem três tipos de objetivos: Rotineiros: são os objetivos do cotidiano e que servem como padrões de desempenho do dia a dia. Objetivos de aperfeiçoamento: são os objetivos que servem para melhorar e alavancar os atuais resultados da organização, no sentido de aperfeiçoar e incrementar aquilo que já existe. Objetivos inovadores: são os objetivos que incorporam ou agregam algo totalmente novo à organização.

18 Estratégia Organizacional
Refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre estratégia significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo dos negócios que a circunda e onde opera. É definida pelo nível institucional da organização e deve envolver os demais níveis, com possibilidades de participação e negociação. É projetada a longo prazo e define o futuro e o destino da organização. Neste sentido, ela atende à missão, focaliza a visão organizacional e enfatiza os objetivos organizacionais de longo prazo. Envolve a empresa em sua totalidade. Isto significa que a estratégia é um mutirão de esforços convergentes, coordenados e integrados para proporcionar resultados alavancados.

19 Estratégia Organizacional Oportunidades e ameaças
É um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações globais. A estratégia parte dos objetivos estratégicos da missão e da visão que se pretende realizar. Para balizá-la pode se utilizar a análise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da organização. Este é um mapeamento ambiental. Pontos fortes e fracos Levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser aplicadas plenamente e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos e melhorados. Oportunidades e ameaças Levantamento daquilo que pode ser aproveitado ou neutralizado ou evitado. É o mapeamento para saber o que há no entorno.

20 Estratégia Organizacional
A estratégia organizacional representa a maneira pela qual a empresa se comporta perante o ambiente que a circunda, procurando aproveitar as oportunidades potenciais do ambiente e neutralizar as ameaças potenciais que rondam os seus negócios. Além disto, ela reflete a maneira pela qual a empresa procura maximizar as suas forças reais e potenciais e minimizar as suas fraquezas reais e potenciais. A estratégia precisa funcionar como um programa global para a consecução de objetivos organizacionais e deve receber o consenso geral e ser capaz de motivar e envolver todos os colaboradores da organização. Deve ser amplamente difundida e comunicada para servir como fio condutor da ação organizacional.

21 Nosso plano de jogo ou de vôo
Negócio Âmbito de atuação Missão Por que existimos Visão O que queremos ser Estrategia Mapa estratégico Nosso plano de jogo ou de vôo Desenho que traduz a estratégia

22 Missão: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio. Visão: Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos. Valores: Satisfação do cliente Ele é a razão da existência de qualquer negócio. Valorização e respeito às pessoas São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível. Atuar como parte integrante do Grupo Fiat Juntos nossa marca fica muito mais forte. Responsabilidade social É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa. Respeito ao Meio Ambiente É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

23 Negócio: refrescar a vida
Missão: Refrescar todos os consumidores em corpo, alma e mente. Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença onde quer que atuemos. Visão: Queremos ser um dos melhores fabricantes de Coca-Cola no mundo. "um dos melhores": em crescimento de receita e retorno aos Stakeholders; "fabricantes de Coca-Cola": uma Companhia orientada pelo cliente e focada no consumidor; "no mundo": em comparação com os fabricantes de Coca-Cola com ações listadas em bolsa. Valores: Paixão; Liderança, ética, Inovação, Responsabilidade, Qualidade, comunicação e colaboração.

24 Missão: levar vitalidade para o dia-a-dia
Missão: levar vitalidade para o dia-a-dia. Atendemos às necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, bonitas e aproveitarem mais a vida. Propósitos: Trabalhando sempre com integridade, Impacto positivo, Compromisso contínuo, Promulgando nossas aspirações, Trabalhando com outros

25 Missão: Atuar no setor de energia com rentabilidade, qualidade e responsabilidade social. Visão: Estar, em 2020, entre os dois maiores grupos de energia do Brasil em valor de mercado, com presença relevante nas Américas e líder mundial em sustentabilidade do setor. Valores: Integridade, ética, riqueza, responsabilidade social, entusiasmo no trabalho, espírito empreendedor.

26 Fontes consultadas: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. TEIXEIRA, Gilnei Mourão; SILVEIRA, Aristeu Coelho da; NETO, Carlos Pinheiro dos Santos Bastos; OLIVEIRA, Gercina Alves de. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.


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