A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

-P-Privada -I-Individual -M-Momentânea -V-Valorizada temporalmente -P-Pública -C-Coletiva -C-Conservadora -V-Valorizada socialmente -F-Fotos -S-Sons musicais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "-P-Privada -I-Individual -M-Momentânea -V-Valorizada temporalmente -P-Pública -C-Coletiva -C-Conservadora -V-Valorizada socialmente -F-Fotos -S-Sons musicais."— Transcrição da apresentação:

1

2 -P-Privada -I-Individual -M-Momentânea -V-Valorizada temporalmente -P-Pública -C-Coletiva -C-Conservadora -V-Valorizada socialmente -F-Fotos -S-Sons musicais -V-Vídeos -G-Gestos -E-Expressões fisionômicas -Í-Ícones -C-Cores

3 Silêncio!

4 LÍNGUA Denomina-se língua ao sistema linguístico empregado por uma determinada comunidade para a comunicação entre seus membros. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade e é uma entidade viva em constante mutação.

5 VARIEDADE PADRÃO A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

6 FORMAL/ CULTO “Quando ouço algumas pessoas dizerem que o computador é uma forma artificial de produção da escrita, pergunto-me se há alguma forma natural de escrita. A escrita é uma prática sócio-cultural relativamente recente na humanidade e não tem mais do que cinco mil anos na forma como a conhecemos hoje. Se prosseguirmos na observação, veremos que, se não há razão alguma para pensar na escrita como algo natural, há menos razão ainda para pensar no livro como algo natural. O livro, na forma como o conhecemos hoje, é um espaço de escrita desenvolvido há menos de 1000 anos e na sua forma impressa tem cerca de 500 anos.” (Luiz Antônio Marcurschi, in “O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula”)

7 INFORMAL/ COLOQUIAL/ POPULAR Variante espontânea; Utilizada em relações informais; Sem preocupações com as regras da gramática normativa; Presença de coloquialismos (expressões próprias da fala), tais como: pega leve, se toca, etc. Uso de gírias; Uso de formas reduzidas ou contraídas (pra, cê, peraí) Uso de “a gente” no lugar de nós; Uso frequente de palavras para articular ideias (tipo assim, ai, então, etc.);

8 LINGUAGEM VULGAR Existe uma linguagem vulgar, segundo Dino Pretti, ligada aos grupos extremamente incultos, aos analfabetos, aos grupos que têm pouco ou nenhum contato com centros civilizados. Exemplos: nóis vai; eu di um bejo; vamo i.

9 VARIEDADE REGIONALISTA OU REGIONALISMO

10 A GÍRIA Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca. - E aí, cara? Vamos no cinema? - Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo... - Eu também tava, cara. Mas já estou melhor. E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mané que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima sessão. Saímos de lá, comentando: - Que filme massa! - Maneiro mesmo! Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais. Márcia Paganini Cavéquia

11 O JARGÃO “Dona Fabiana, o prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do remédio." "Bem, dona Fabiana, a senhora pode parar de tomar o remédio, sem problemas" “É preciso fazer um back up do HD antes de formatar o pc.” “É preciso fazer uma cópia de segurança do disco rígido de dados antes de apagar os dados do computador.”

12 Diferenças Fonéticas Mais (Paulista) X Mais (Carioca) / Mesmo Dente Porta Morfológicas Correr X Corrê Sintáticas Estar andando (Brasil) X Estar a andar (Portugal) / Me diga X Diga-me Lexicais Guri (Rio Grande do Sul) X Piá (Paraná) X Garoto (Rio de Janeiro) Semânticas: BICHA: Brasil = homossexual Portugal = fila

13 Tipos de variação Geográfica: lexical, fonética, sintática. Sócio-econômico: uso da norma culta, de jargões, coloquialismos, gírias. Contextual (situacional): formal/informal; uso de linguagem figurada, (Exemplo: Muito bonito o que você fez!) Diacrônica (Histórica) – (cousa/coisa – loura/loira – pharmácia – você/VC)

14 -S-Sentido literal -V-Valor referencial, informativa “O papel foi rabiscado por todos.” -I-Inúmeros sentidos -A-Abstrata e subjetiva “O papel desempenhado pelo ator era muito complexo.” “Qual foi o seu papel nisso tudo?”


Carregar ppt "-P-Privada -I-Individual -M-Momentânea -V-Valorizada temporalmente -P-Pública -C-Coletiva -C-Conservadora -V-Valorizada socialmente -F-Fotos -S-Sons musicais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google