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Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.

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1 Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães

2 Parâmetros da Ação Gerencial  A visão onipotente da administração defende que os administradores são diretamente responsáveis para o alcance dos resultados organizacionais;  A visão simbólica da administração defende que o papel do administrador é limitado por forças, internas e externas à organização, que escapam ao controle deste;  Uma outra perspectiva defende a síntese destas posições defendendo que o papel do gestor é equalizar, no sentido de compensar, equilibrar e estabilizar as interações entre o ambiente externo e interno da organização; 2

3 Ação Gerencial Equalizadora 3

4 Ambiente Organizacional  O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendência e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm o potencial para influenciar o desempenho organizacional.  O ambiente externo é o contexto no seio do qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.  O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, tais como, trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional, instalações físicas... 4

5  A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. 5

6 Ambiente Organizacional 6

7 Ambiente Interno e Cultura Organizacional  Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência, potencial ou real, de cada um desses fatores depende da singularidade da organização.  É o ambiente interno da organização que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização.  A cultura organizacional define-se como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida via histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. 7

8 Ambiente Organizacional 8

9 Níveis da Cultura Organizacional 9 Artefatos visíveis Valores Pressupostos básicos

10 Níveis da Cultura Organizacional 10

11 Elementos da Cultura Organizacional 11

12 Ambiente Operacional 12

13 Cultura Organizacional X Clima Organizacional O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.

14 O que é clima organizacional? Warren G. Bennis, diz: “Clima organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização” 14

15 O que é clima organizacional? George H. Litwin diz que, na sua opinião: “Clima organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento” 15

16 Clima organizacional é: A maneira positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização. 16

17 Clima organizacional Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação. 17

18 18 Variáveis que afetam o clima

19 Variação do clima O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno. 19

20 20 Variáveis que afetam o clima

21 Tipos de clima Segundo Edela (1978), existem 3 tipos:  Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia  Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões  Tranquilidade e confiança – plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho. 21

22 Pesquisa de clima organizacional  É a avaliação do clima organizacional  Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas  Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes  Propor medidas para melhorar o clima organizacional 22

23 Pesquisa de clima organizacional Exemplo perguntas:  * Processos corporativos: treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho; remuneração e benefícios; segurança do trabalho; condições de trabalho, qualidade de vida; princípios e valores. * Estilo gerencial: planejamento do desempenho; desenvolvimento; suporte, orientação e acompanhamento; feedback e carreira; reconhecimento e recompensa; habilidade e justiça. * Gestão da empresa: clareza e alinhamento da estratégia; relacionamento externo. * Motivação e credibilidade: motivação (sentimento de valorização, recompensa e entusiasmo) e credibilidade (percepção das intenções e ações da empresa). 23

24 Atividade em grupo 24


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