A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,"— Transcrição da apresentação:

1 DNA

2 histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas, o cromossomo é uma única molécula de um ácido nucléico, denominado ácido desoxirribonucléico, o DNA.

3

4 Células eucarióticas o DNA está associado a pequenas moléculas de proteínas denominadas histona. É na molécula de DNA que estão contidos os genes, responsáveis pelo comando da atividade celular e pelas características hereditárias. Cada molécula de DNA contém vários genes dispostos linearmente ao longo da molécula. Cada gene, quando em atividade, é transcrito em moléculas de outros ácidos nucléicos denominados ácidos ribonucléicos (RNA), que comandarão a síntese de proteínas.

5

6

7 ESTRUTURA Os nucleotídeos são elementos indispensáveis a sobrevivência das células, e são as unidades básicas dos ácidos nucléicos, deles dependem a produção de DNA e RNA e conseqüentemente a síntese de proteínas. São constituídos das seguintes moléculas: -uma base nitrogenada (carbono e nitrogênio); -uma pentose (açúcar com cinco carbonos); - um grupo fosfato.

8 BASES NITROGENADAS As bases nitrogenadas são de dois tipos: as purinas ( 2 anéis) e as pirimidinas. ( 1 anel) As purinas são Adenina (A) e Guanina (G) e as pirimidinas são Timina (T), Citosina (C) e Uracila (U). É a presença dos átomos de nitrogênio que confere a estas moléculas sua característica básica.

9 Bases nitrogenadas

10 A ligação entre a base nitrogenada e a pentose é feita covalentemente através de uma ligação N- glicosídica com a hidroxila ligada ao carbono-1 da pentose. A pentose é o elo de ligação entre a base nitrogenada e o grupo fosfato. A ligação entre o grupo fosfato e a pentose é feita através de uma ligação fosfoéster com a hidroxila ligada ao carbono- 5 da pentose.

11 REPLICAÇÃO DO DNA O início do processo de replicação do DNA é o desenrolamento das fitas seguindo pela separação das duas fitas da dupla hélice parental, por ação de uma enzima denominada DNA helicase. Essa enzima quebra as ligações de pontes de hidrogênio existentes entre as duas bases nitrogenadas das cadeias complementares de nucleotídeos. As fitas complementares permanecem abertas devido a proteínas que se ligam a elas

12 À medida que as duas fitas se separam vai se formando uma região de replicação denominada zona de replicação ou forquilha de replicação e que se move em ambas às direções ao logo da molécula de DNA, durante todo o processo de replicação. Iniciam as replicações em ambas as fitas. Numa fita a replicação acontece de forma contínua e na outra de forma descontínua. A replicação da fita descontínua foi uma incógnita até o experimento realizado por Reiji Okasaki, em 1968, onde pode explicar a incompatibilidade entre a replicação simultânea entre as duas fitas antiparalelas.

13 Replicaçao é semiconseervativa

14 DNA Polimerase – São as enzimas responsáveis por catalizar o alongamento da cadeia adicionando nucleotídeos um de cada vez, complementar a seqüência das bases nitrogenadas da fita molde. Estas enzimas somente conseguem ler os nucleotídeos da fita de DNA parental na direção 3’ à 5’ e sintetizar novas fitas na direção 5’ à 3’. - DNA Ligase – É a enzima responsável por realizar a junção entre os fragmentos de DNA- nucleótideos livres- com a cadeia original do DNA.

15

16

17 TRANSCRIÇÃO É o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir de um molde de DNA, são sintetizados todos os tipos de RNAs da célula: RNA mensageiro (RNAm), o RNA ribossômico (RNAr) e o RNA transportador (RNAt). Somente algumas partes do DNA são transcritas para a síntese do RNA, por exemplo, nas células somente 1% de toda a sequência do DNA é copiada para formar os RNAs. Após a produção do RNAm, pela RNA polimerase II, ele sofre um processamento, ainda no núcleo. A RNA polimerase I cataliza a produção do RNAr, a RNA polimerase III cataliza a produção do RNA t e a RNAmt polimerase cataliza a produção do RNA mitocondrial. No processamento há retirada de sequencias não codificantes ou íntrons e a ligação das regiões codificantes ou exons. Após o processamento, o RNAm vai para o citoplasma, onde será traduzido pelos ribossomos.

18 Dogma Central da Biologia  Como o DNA se relaciona com as proteínas?  - É feita uma cópia (negativa) de um trecho de DNA (transcrição)  - mRNA é traduzido em resíduos (tradução)

19

20 RNA Polimerases  RNA polimerases são proteínas que se ligam ao DNA e “processam” o DNA da região upstream para a região downstream, gerando o mRNA.

21 Tradução  O mRNA migra do núcleo para o citoplasma, onde estão os ribossomos.  Os ribossomos são compostos de duas unidades, uma  pequena e uma grande, que cercam o mRNA e –  para cada códon (seqüência de três nucleotídeos) –  agregam um tRNA com o aminoácido correspondente.

22 Traduçao

23

24 www.osvaldoelo bo.com.br


Carregar ppt "DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google