A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Ana Braz Nº1 Bruna Gomes Nº5 Daniel Branquinho Nº14 Leandro Pires Nº18 Roberto Pinto Nº27

2 O que são os Métodos Contracetivos não Naturais Químicos?
São métodos cuja finalidade é impedir a fecundação através de métodos químicos. Espermicida Adesivo Cutâneo Métodos Químicos Pílulas Hormonais injetáveis Anel Vaginal Implante Transdérmico

3 Espermicidas É uma substância que tem como objetivo matar ou imobilizar os espermatozóides. Atuam na vagina. Vantagens: Não tem contra-indicações. Desvantagens: Alergias, não protege de DST’s, curta duração. (75% de eficácia)

4 Pílulas São combinações de hormonas que tem como objetivo impedir a fertilidade da mulher. Diferem na composição e na dosagem dos derivados hormonais que as constituem. Monofásica Bifásica Combinada Trifásica Pílula Do dia seguinte Microprogestativa

5 Pílulas As pílulas regulam e tornam os períodos menstruais menos dolorosos, minimizam os quistos nos ovários e aliviam as dores no endométrio. Atuam no complexo hipotálamo-hipófise. Vantagens: Impedem a ovulação ou a fecundação; Regulariza os ciclos menstruais; Reduz o risco de cancro do ovário e do endométrio. Pílulas orais: eficácia de 99,5%. Desvantagens: Agravamento de doenças preexistentes Não tomar por esquecimento Não protege das DST’s; Náuseas, vómitos Podem causar problemas cardiovasculares e problemas metabólicos.

6 Pílula Combinada A pílula combinada , estroprogestativa, contêm uma associação de estrogénios e de progesterona de síntese. Deve ser tomada diariamente, durante os 21 dias consecutivos, a partir do 1º dia da menstruação, seguida de uma pausa de sete dias. Durante esta pausa, é comum ocorrer a hemorragia de privação, semelhante ao período menstrual. O revestimento uterino é assim expelido tal como no período menstrual, sendo possível experienciar cãibras e desconforto.

7 Pílula Combinada Monofásicas: são as mais comuns, encontradas em embalagens de 21 comprimidos. Todos os comprimidos ativos têm a mesma composição e dose.

8 Pílula Combinada Bifásicas: contêm dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com as mesmas hormonas em proporções diferentes.

9 Pílula combinada Trifásicas: parecidas com as bifásicas, nesta, são três tipos de comprimidos ativos, também de diferentes cores, com as mesmas hormonas em proporções diferentes. Todas estas devem ser tomadas na ordem indicada na embalagem.

10 Pílula Microprogestativa
Existem pílulas microprogestativas, sem estrogénios, tomando-se diariamente sem interrupção. Também são conhecidas como minipílulas. É composta por um derivado sintético de progesterona, não bloqueando a ovulação, sendo por isso a sua eficácia menor do que as pílulas combinadas. Não se verificam alterações ao longo do ciclo. Este tipo de pílulas é indicado para mulheres para as quais as pílulas que contêm estrogénios são contra-indicadas e ainda mulheres que estejam a amamentar, pois não altera a quantidade, nem a qualidade do leite.

11 Pílula do dia seguinte É uma pílula de emergência que é usada depois de uma relação sexual desprotegida. Com a sua grande dose de hormonas, vai alterar o muco vaginal, mudar o crescimento do endométrio e vai acelerar os movimentos das trompas de falópio. Deve ser tomada até 72 horas depois do ato sexual.

12 Anel Vaginal É um anel flexível, aplicado pela mulher na vagina, que tem uma baixa dosagem de hormonas. Deve ser colocado semanalmente. Vantagens: Grande eficácia, regula os ciclos menstruais e diminui as dores, é reversível. Desvantagens: Não previne as DST’s, pode causar desconforto

13 Adesivo Cutâneo Transfere uma dose diária de hormonas- estrogénio e progesterona através da pele para a corrente sanguínea. Impedem a ovulação e tornam mais espesso o muco do colo uterino, tornando assim a entrada de espermatozóides no útero mais complicada. Usado durante 3 semanas consecutivas Vantagens: Baixa dose em estradiol, o que se traduz em menos efeitos adversos Melhor controlo hemorrágico Mais conforto para a mulher (discreto e eficaz) Não interfere com a relação sexual Continua eficaz se for esquecida a mudança por 48 horas Desvantagens: Tem contra-indicações; Não protege contra as DST’s

14 Métodos hormonais injetáveis
Consiste numa injeção de hormonas (estrogénios e progesterona) que podem ser mensais ou trimestrais. Impede a ovulação Efeitos colaterais: Pequenos sangramentos fora da menstruação; Aumento do tempo da menstruação; Dor de cabeça ou nas pernas; Hipersensibilidade nas mamas; Vertigens.

15 Implante transdérmico
É implantado 5 dias após o início da menstruação, contendo progesterona, que é libertada para a corrente sanguínea durante 3 anos. Impede a ovulação. Vantagens: a mulher não tem que pensar todos os dias em contracepção; é um método reversível.

16 Observações A pílula continua a ser o método contraceptivo mais utilizado pelas mulheres A pílula masculina, chamada assim mesmo sendo injetável, irá ser o 18.º método contraceptivo e vai chegar ao mercado norte-americano entre 2018 e Funciona quando o composto químico é injetado com anestesia local nos tubos que transportam o esperma (e não nos testículos ou no pénis), e funciona através do bloqueio desse esperma. É reversível. Uma vantagem deste método é que apesar de bloquear o esperma, não bloqueia os outros fluidos.


Carregar ppt "Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google