A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Vantagens de Ser Invisível

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Vantagens de Ser Invisível"— Transcrição da apresentação:

1 As Vantagens de Ser Invisível
ANÁLISE LITERÁRIA A Hora da Estrela As Vantagens de Ser Invisível

2 O FILME TÍTULO: As Vantagens de Ser Invisível
DIREÇÃO : Stephen Chbosky ANO: 2012 GÊNERO: Drama PRODUÇÃO: EUA

3 PERSONAGENS Charlie (Protagonista) Sam Patrick Tia Helen
Mary Elizabeth Alice Brad O Professor Sr. Anderson)

4 ENREDO Charlie é um jovem solitário que já passou por traumas em sua vida. Ele convive com o suicídio recente de um amigo e as lembranças da morte da tia em um acidente. Começando o ensino médio, ele tem dificuldades em encontrar novos amigos, ainda mais que todas as panelinhas do colégio já estão formadas. Com o tempo acaba conhecendo Patrick e sua meia-irmã Sam, com quem passa a conviver diariamente. Ele descobre a felicidade, mas ainda sente falta de alguma coisa em sua vida.

5 TEMÁTICA A busca pela essência da vida;
Pessoas invisíveis à sociedade Preconceito); Busca do autoconhecimento (Identidade no mundo); Traumas (violências que mudam destinos); Sociedade Padronizada (Intolerância)

6 O TÍTULO The Perks of Being a Wallflower
O termo wallflower é, obviamente, a junção das palavras wall ("parede") e flower ("flor"). Designa espécies de flores que costumam crescer grudadas em muros. Até aí, sem novidades.  O detalhe é que essa mesma palavra também possui um significado completamente diferente. Além de seu sentido botânico, wallflower também pode descrever alguém extremamente tímido ou "antissocial", aquele que não gosta de participar de eventos, sente-se desconfortável em reuniões, detesta festas e não sabe o que fazer quando precisa interagir com outros seres humanos. A expressão surgiu devido aos bailes. As garotas sem par ou que ainda não haviam sido convidadas a dançar costumavam ficar encostadas nas paredes, assim como um planta (sentido de plantada).

7 A OBRA TÍTULO: A HORA DA ESTRELA AUTOR: CLARICE LISPECTOR
PUBLICAÇÃO: 1977 ESCOLA LITERÁRIA: MODERNISMO GÊNERO: DRAMA

8 A AUTORA De origem judaica, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. A família de Clarice sofreu a perseguição aos judeus, durante a Guerra Civil Russa de Seu nascimento ocorreu em Chechelnyk, enquanto percorriam várias aldeias da Ucrânia, antes da viagem de imigração ao continente americano. Chegou no Brasil quando tinha dois meses de idade. A família chegou a Maceió em março de 1922, sendo recebida por Zaina, irmã de Mania, e seu marido e primo José Rabin. Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tânia – irmã, todos mudaram de nome: o pai passou a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia – irmã, Elisa; e Haia, Clarice. Pedro passou a trabalhar com Rabin, já um próspero comerciante.

9 CARACTERÍSTICAS DA AUTORA
MODERNISTA DA GERAÇÃO DE 45: - Literatura Psicológica; - Epifania; - Literatura de contexto social; - Monólogo interior;

10 CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DA DÉCADA DE 70:
Crise do Petróleo (grandes metrópoles); Sociedade Tecnicista (Perda dos valores humanos); Ditadura Militar (Brasil); Êxodo Rural Intenso.

11 ESCOLA LITERÁRIA MODERNISMO
Literatura com apelo popular(Linguagem simplificada; Quebra dos padrões clássicos da literatura; Personagens psicológicos(Influência da psiquê); Visão social interferindo no psicológico;

12 PERSONAGENS PROTAGONISTAS:
Macabea: inconsciente de si mesma; moça sem graça; nordestina desajustada na cidade grande; sem perspectiva futura; ser invisível à sociedade. Rodrigo: autor-narrador; reflete-se na personagem; sente dificuldade em escrever;não consegue dar um destino para personagem; Olímpico: namorado interesseiro; Glória: colega de Macabea na firma; - Madame Carlota: falsa cartomante.

13 NARRADOR Narrador Personagem: Rodrigo é o autor narrador da história; conhece profundamente a personagem (onisciente)

14 TEMÁTICA Desvalorização do ser humano Preconceito e Intolerância);
O sentido da vida; Sociedade Padronizada (convenções sociais); Seres humanos invisíveis à sociedade.

15 INTERTEXTUALIDADE Sociedade superficial (perda dos valores humanos);
Busca pelo sentido da vida; Preconceito (inversão de valores); Fazer a diferença.

16 HERÓIS

17 O POEMA


Carregar ppt "As Vantagens de Ser Invisível"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google