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GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES – SET COMPANHIA DO METROPOLITANO DO DISTRITO FEDERAL Visita da Associação Ferroviária Espanhola.

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1 GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES – SET COMPANHIA DO METROPOLITANO DO DISTRITO FEDERAL Visita da Associação Ferroviária Espanhola (Visita de la Asociación Ferroviaria Española) Brasília, 24 de Abril de 2013

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3 CENÁRIO OPERACIONAL (SCENARIO DE FUNCIONAMIENTO). A Operação Comercial do METRÔ-DF se dá nos trechos Central (CTL) – Terminal Ceilândia (CEI) e Central (CLT) – Terminal Samambaia (SAM). (La operación comercial del Metro-DF ocurre en las vías central (CTL) - Terminal Ceilândia (CIS) y central (CLT) – Terminal Samambaia (SAM). Trechos: CTL – CEI e CTL – SAM (Trayectorias : CTL – CEI e CTL – SAM). Horário: de segunda à domingo, das 6h00 às 23h30 (Lunes a domingo). Estações Operacionais: 24 (Estaciones operativas: 24). Estações não Operacionais: 5 (104; 106; 110, EPQ e ONO) (Estaciones que no operan: 5). Subestações Retificadoras: 17 (Subestaciones Retificadoras : 17) Subestações Auxiliares: 31 (Subestaciones auxiliares: 31) Cabines de Pátio: 2 (Cabinas de Patio: 2) TUEs:32

4 ESTAÇÕES (Estaciones) 01 - CTL – Central 02 - GAL – Galeria – 102 Sul (E03/PP1) – 104 Sul (E04/PP2) – 106 Sul (E05/PP3) – 108 Sul (E06/PP4) – 110 Sul (E07/PP5) – 112 Sul (E08/PP6) – 114 Sul 10 - ASA – Estação Asa Sul 11 - SHP – Estação Shopping 12 - FEI – Estação Feira do Guará 13 - GUA – Estação Guará 14 - ARN – Estação Arniqueiras 15 - CLA – Estação Águas Claras 16 - CON – Estação Concessionárias 17 - EPQ – Estação Estrada Parque (E19) 18 - REL – Estação Praça do Relógio 19 - ONO – Onoyama (E21) 20 - MET –Metropolitana (E22) 21 - CES – Ceilândia Sul (E23) 22 - GBA – Guariroba (E24) 23 - CEC – Ceilândia Centro (E25) 24 - CEN – Ceilândia Norte (E26) 25 - CEI – Terminal Ceilândia (E27) 26 - TAS – Estação Taguatinga Sul (E30) 27 - FUR – Estação Furnas (E31) 28 - SAS – Estação Samambaia Sul (E32) 29 - SAM – Estação Terminal Samambaia (E33)

5 ORGANOGRAMA DO METRÔ-DF (ORGANIZACIÓN DEL METRO-DF)

6 A HISTÓRIA DO METRÔ-DF (La historia del METRO-DF) A história do METRÔ-DF começou em janeiro de (La historia del METRO-DF se inició en enero de 1991). Em agosto de 1991 foi lançado o edital de concorrência. (En agosto de 1991 se lanzó el concurso de licitación.). As obras foram iniciadas em janeiro de (Las obras comenzaron en enero de 1992).

7 A HISTÓRIA DO METRÔ-DF (La historia del METRO-DF) Em dezembro de 1993 foi criada a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, com a missão de operar o novo tipo de transporte. (En diciembre de 1993 la Compañía del Metropolitano del Distrito Federal, con la misión de operar un nuevo tipo de transporte). Em outubro de 1994, os trabalhos foram paralisados. Dois anos depois, em maio de 1996, as obras foram retomadas. (En octubre de 1994, el trabajo fue paralizado. Dos años más tarde, en mayo de 1996, se retomaron las obras).

8 A HISTÓRIA DO METRÔ-DF (La historia del METRO-DF) Em janeiro de 1997, teve início o Programa de Viagens Experimentais. (En enero de 1997, se inició el programa de viaje Experimental).

9 A HISTÓRIA DO METRÔ-DF (La historia del METRO-DF) De agosto de 1998 a agosto de 1999, o METRÔ-DF operou em regime de operação experimental. ( De agosto de 1998 a agosto de 1999, el METRO-DF opero experimentalmente).

10 O METRÔ-DF iniciou a operação em definitivo em 2001, com a inauguração do trecho que liga Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto. (El METRO-DF comenzó a funcionar en el final de 2001, con la apertura del trayectoria que conecta la región de Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto). Estação SamambaiaEstação Praça do Relógio - TaguatingaEstação Águas ClarasEstação Feira - GuaráEstação 114 Sul – Plano Piloto

11 Hoje o METRÔ-DF transporta mais de 160 mil pessoas por dia (Hoy el METRO-DF transporta más de habitantes por día). E está se preparando para transportar mais de 300 mil pessoas por dia até (Y está preparándose para transporta más de 300 mil personas por día hasta 2014). Pensando nisso o METRÔ-DF continua investindo na manutenção do seu Sistema. (Pensando eso, el METRO-DF sigue la inversión en el mantenimiento de su sistema).

12 Sinalização e Controle (Señalización y Control) Fonte: Arquivo Metrô - DF

13 Características operacionais do TREM – SÉRIE 1000: Tipos de carros: "A"- com cabina de condução e "B"- sem cabina de condução Capacidade máxima de passageiros: Carro "A: Sentados: 44 Em pé: 269 Carro "B": Sentados : 52 Em pé: 293 Formação básica do trem:. "A"+B"+B"+"A Dimensões principais: Comprimento do trem de 4 carros:. 87,27 m Largura do carro : 3,1 m Altura total : 3,57 m Desempenho: Velocidade máxima: 100 Km/ h Aceleração inicial : 1,12 m/ s² TREM - SÉRIE 1000

14 INTERIOR - SÉRIE 1000 Fonte: Arquivo Metrô - DF

15 Características operacionais do TREM SÉRIE 2000: - Tipos de carros: "A" - com cabina de condução e "B" - sem cabina de condução - Capacidade máxima de passageiros: Carro "A Sentados: 38 Em pé: 281 Carro "B": Sentados: 48 Em pé: Formação básica do trem: "A"+B"+B"+"A - Dimensões principais: Comprimento do trem de 4 carros: 87,08 m Comprimento carro "A: 21,80 m Comprimento carro "B: 21,77 m Largura do carro : 3,08 m Altura total : 3,65 m - Desempenho: Velocidade máxima: 100 Km/ h Aceleração inicial : 1,12 m/ s² SÉRIE 2000

16 INTERIOR SÉRIE 2000 Fonte: Arquivo Metrô - DF

17 Bilhetagem (Boletería) Fonte: Arquivo Metrô - DF

18 COMO SÃO FEITAS AS LICITAÇÕES (Cómo se realizan las licitaciones) Proyecto Básico y Ejecutivo (La publicación de la convocatoria) (La Recepción de propuestas) (Licencia) (Ensayo) (Ratificación) Publicação do Edital Projeto Básico e Executivo

19 FUTURO EXPANSÃO (EXPANSIÓN) Ramal Samambaia: 3,2Km + 2 Estações Ramal Ceilândia: 2Km + 2 Estações Tronco: 1Km + 1 Estação na Galeria do Trabalhador Situação atual: Elaboração dos Projetos Básico e Executivo em andamento (Situación actual: Desarrollo de proyectos básico y ejecutivo en curso) População Beneficiada: habitantes (49% da população do DF) população domiciliada nas cidades que compõem a área de influência da Linha 1 do metrô (Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto). (Población beneficiada: habitantes (49% de la población del DF) que vive en las ciudades que componen la área de influencia de la línea 1 del metro)

20 Extensão em Ceilândia 2 km de via em trincheira 2 estações Extensão em Samambaia 3,2 km de via em superfície 2 estações Extensão na Asa Norte 1 km de via em túnel 1 estação (SCN/HRAN) Expansão da Linha 1 do Metrô

21 FUTURO 1ª Fase do VLT (Primera Fase del VLT) Licitação prevista para Outubro de 2013 (La licitación de octubre de 2013) Trecho: Aeroporto / Terminal Asa Sul 7Km de Via com 4 Estações; 2 Intermediárias (Locais em estudos) 10 Trens com 45m 550 Usuários por Trem (550 usuarios por Train) Fase Atual: Pré-Qualificação (Fase actual: Pre-calificación)

22 Configuração Futura do Transporte sobre Trilhos no Distrito Federal

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