A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes."— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes de superar o desempenho individual quando uma tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas.

2 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Vantagens das equipes As equipes potencializam os talentos de seus funcionários; As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças; Maneira eficaz de democratizar as organizações e aumentarem a motivação dos funcionários.

3 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Diferença entre Equipes e Grupos Grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações. Os grupos de trabalho não tem necessidade de engajamento em um trabalho coletivo.

4 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br A equipe de trabalho gera sinergia positiva por meio de esforços coordenados. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior, quando alocados na equipe.

5 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Tipos de equipes Equipe Resolução de problemas Compostas, quase sempre de 5 a 12 funcionários, todos do mesmo departamento que se reuniam algumas horas por semana para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

6 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Tipos de equipes (continuação) Autogerenciada São grupos entre 10 e 15 pessoas que realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores. As posições de supervisão perdem importância e podem até ser eliminadas. Inclui o planejamento, o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas, o controle coletivo sobre o andamento do trabalho, a tomada de decisão operacionais, a implementação de ações para solucionar os problemas e o relacionamento com fornecedores e clientes.

7 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Tipos de equipes (continuação) Multifuncional composta por funcionários de igual nível hierárquico, oriundos de diversos setores que se reúnem para cumprir uma tarefa. H1 H2H3H4H5H6

8 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Tipos de equipes (continuação) Virtual As equipes virtuais permitem a colaboração on-line, independente das pessoas estarem separadas apenas por uma parede ou por um continente. Usam a tecnologia da informação para juntar membros dispersos, a fim de atingir objetivos comuns.

9 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Comportamento Organizacional: Uma visão geral do caminho a ser trilhado.

10 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Hexagrama Síntese APRENDIZAGEM Educação e conhecimento útil Inteligências Múltiplas Educação Crítica Aprendizagem Organizacional Inteligência Emocional Maiêutica

11 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Identificar: Nas Teorias, pontos essenciais e comuns Transferir: Conceitos aprendidos às teorias comportamentais Aplicar: De forma crítica, seu aprendizado à suas experiências Objetivo da Aprendizagem

12 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Alfred N. Whitehead (Filósofo e Matemático Britânico): Defendia a utilização do conhecimento para validar a educação “Só existe uma única disciplina… esta é a vida em suas manifestações”. A educação DEVE ser útil… As idéias teóricas devem encontrar aplicações nos curriculuns. A educação é a arte da utilização do conhecimento. NÃO ACREDITO – O princípio da dúvida sistemática é fundamental para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento A Educação e a utilização do conhecimento

13 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Defendia a existência de “vários” tipos de Inteligência Sua teoria baseia-se em três proposições básicas: 1.As pessoas não são iguais. 2.Um processo de educação só funciona se as diferenças são levadas em consideração. 3.Em nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado em uma dimensão única de inteligência Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

14 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br O conjunto de inteligências: 1.Linguística: Jornalista, Professor, Advogado… 2.Lógico matemática: Engenheiro, Programador, Contador… 3.Musical: Músico, Compositor, DJ… 4.Corporal-cinestésica: Bombeiro, Atleta, Ator… 5.Espacial: Navegador, Escultor, Arquiteto… 6.Interpessoal: Conselheiro, Político, Vendedor… 7.Intrapessoal: Pesquisador, Romancista, Poeta Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)

15 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Defendia a reflexão crítica do homem em relação ao que aprende: 1.Conceito Bancário: A educação é somente uma transferência de dados a um indivíduo 2.Conceito de Educação Problematizante: Baseada em técnicas de solução de problemas. (texto na pag.15 - PLT) Pedagogia Revolucionária (Paulo Freire)

16 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Defendia a Organização de um grupo em busca de criar seu próprio futuro. Propõe 05 componentes como integrantes desta organização: 1.Domínio pessoal 2.Modelos mentais 3.Visão compartilhada 4.Aprendizagem em grupo (Diálogo e discussão) 5.Pensamento Sistêmico (Vê a Org. como um sistema aberto) Organizações de Aprendizagem (Peter Senge)

17 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Defendia a inteligência ligada a emoções e não meramente ao QI 1.QI é apenas um dado genético 2.Pessoas de QI baixo podem alcançar resultados maiores que pessoas de QI alto, por envolver sentimentos em suas tarefas. 3.A expriência de vida, pode e deve nortear os resultados. 4.Emoções fora de controle impedem o bom funcionamento do intelecto. 5.Nossas emoções podem ser administradas. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

18 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br Defendia que o papel do Mestre (Educador) deve estar em contribuir para que seus alunos sejam capazes, por si mesmos, de gerar e construir seu próprio conhecimento (Orientador de TCC) 1.Pessoas não são recipientes a serem completados com informações 2.O Mestre deve ser como a parteira (ajuda no parto, mas não é quem dá a luz) Maiêutica (Sócrates)

19 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br 1.Aprendizagem como um processo 2.A aquisição do conhecimento – prática e experiência crítica 3.O uso do conhecimento (a educação só tem sentido quando leva o indivíduo ao seu propósito de vida) 4.O efeito da aprendizagem – uma modificação relativamente permanente no comportamento. “Uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu tamanho original” – Albert Einstein Conceito, natureza e abordagens (Visão dos autores)

20 Paulo Martins E-mail: paulinho.martins@terra.com.br 1.Indivíduo como objeto: O Aluno/aprendiz somente recebe as informações mas não as critica (passivo) 2.Indivíduo como sujeito: ELE será o controlador das informações recebidas (crítico) Abordagens à aprendizagem


Carregar ppt "Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google