A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“(...)De repente, a praça inteira começou a correr atrás de mim. Corria, corria, corria, mas o pessoal acompanhava. Nunca vi esse povo correr assim no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“(...)De repente, a praça inteira começou a correr atrás de mim. Corria, corria, corria, mas o pessoal acompanhava. Nunca vi esse povo correr assim no."— Transcrição da apresentação:

1 “(...)De repente, a praça inteira começou a correr atrás de mim. Corria, corria, corria, mas o pessoal acompanhava. Nunca vi esse povo correr assim no dia a dia, porém, quando é “pra” pegar gente safada, corre que nem leopardo. O desespero era tão grande que subi em um telhado de uma casinha e comecei a falar: - “Pera”! Pare de querer me matar, gente!(...) Tudo que eu disse sobre o que aconteceria com vocês no futuro, melhorou a vida de todo mundo. O pessoal começou a se acalmar e a se conformar com as minhas palavras. Aos poucos, o povo começou a ir embora, até só eu ficar em cima do telhado.”

2 “(...)Logo tratei de comprar o jornal do dia, a revista da semana e uns cartões postais da cidade nos dias de hoje. Como bom amigo do tempo, preveni-me, se ele mudasse o Antônio jovem iria embora rapidamente. Não poderia voltar sem evidências. Quando terminei de juntar tudo, olhei “pra” ele no olho, que estava com um olhar interrogativo. - O que foi? – perguntei. - Por que está fazendo tudo isso? Por que me ajuda? - Não quero que aconteça com você o mesmo que aconteceu comigo. Nesse momento, vi que ele sentiu uma emoção avassaladora. E, Antônio me devolveu: - Então, é isso? Você sou eu? - Sim. Agora vá trazer o mundo “pra” Nordestina por mim. Assim, ele partiu.”

3 “(...) O povo começou a se zangar. Todo mundo foi saindo da praça e eu fiquei observando. Já era tarde, quando o último “esperante” esperançoso saiu decepcionado. Durante a hora em que o povo dorme e a cama acorda de tanto a gente se revirar, eu “tava” imaginando todo mundo revoltado em frente de casa, exigindo explicação e eu sem o que dizer. Uai, mas eu fora mesmo ao futuro! O que havia acontecido com esse Antônio de antigamente? Será que tudo isso haveria sido imaginação minha? Meu Cristo...”

4 “(...) A pedido de Antônio, como era amigo do tempo, o dia clareou. Mas, a pedido de Karina, o viajante do futuro ficou mais um tempo em casa com sua amada. Ao sair de lá, com suas mãos segurando as mãos de Karina e as mãos de Karina segurando suas mãos, Antônio notou algo estranho, mais estranho do que o estranho com o qual estava acostumado. Todos olhavam com o olhar bravo para ele. ”

5 “(...) Karina estava me esperando na sala, chorando um tanto de lágrimas que eu não sabia que era possível chorar.” “(...) Ela começou a me olhar com um jeito diferente. Viu que o que eu estava falando era verdade, mas não disse nada. Aproximei-me dela e meu coração disse “pra” minha coragem, “vai”, e minha coragem respondeu, “vou nada”, mas minha boca não ouviu e beijou Karina.”

6 O futuro do pretérito é usado: 1.Para tratar de um acontecimento futuro em relação a outro, já ocorrido. Exemplo: Achávamos que eles trariam (iriam trazer) o jantar. 2. Para tratar de um fato incerto, fazendo hipóteses ou suposições. Exemplo: Quem seria aquela mulher toda agasalhada em pleno verão do Rio de Janeiro?

7 3. Para tratar de um fato que poderá ou não ocorrer, dependendo de determinada condição. Tais sentenças condicionadas (if senteces) vêm sempre acompanhadas de outra, cujo verbo principal é conjugado no imperfeito do subjuntivo. Exemplo: Se pudesse escolher, quem você levaria (iria levar) para uma ilha deserta?

8 4. Para tratar de uma surpresa ou uma indignação sobre um evento: Surpresa: Eles viajarão de avião tendo tanto medo de voar? Jamais imaginaria (iria imaginar) isso. Indignação: O quê? Ela comeu todo o chocolate? Ela não faria uma coisa dessas! 5. Para dar sugestões e fazer pedidos de maneira mais educada: Por favor, você poderia repetir o que acaba de dizer?

9 O pretérito imperfeito é usado: 1. Para tratar de um hábito ou acontecimento que ocorria com frequência no passado: Exemplo: Antigamente, ela fazia exercícios todos os dias. 2. Para indicar a continuidade de um acontecimento em relação a outro que ocorreu ao mesmo tempo no passado. Exemplo: Quando o marido chegou, ela dormia. 3. Para tratar do que era presente em um momento do passado que se está descrevendo. Exemplo: “Faltava um ponto a meu adversário para ganhar. A mim, faltavam-me não sei quantos: sei só que eram muitos.” (Álvares de Azevedo, 1965)

10 (...)Para provar que havia ido ao futuro, Antônio disse que naquele instante ia chover e choveu. Disse que ia ventar e ventou. E quando disse para parar, parou. Todos estavam impressionados, mas Antônio ainda não havia acabado. Começou a falar sobre o futuro das pessoas que lá estavam e cada uma ia acreditando.

11 (...)Para provar que havia ido ao futuro, Antônio disse que naquele instante iria chover [choveria] e choveu. Disse que iria ventar [ventaria] e ventou. E quando disse para parar, parou. Todos estavam impressionados, mas Antônio ainda não havia acabado. Começou a falar sobre o futuro das pessoas que lá estavam e cada uma ia acreditando [acreditava].


Carregar ppt "“(...)De repente, a praça inteira começou a correr atrás de mim. Corria, corria, corria, mas o pessoal acompanhava. Nunca vi esse povo correr assim no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google