A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Centro espírita allan kardec ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) aula do dia 29 de setembro de 2014 MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS

2 ROTEIRO 2 Elementos gerais do universo Matéria e espírito

3 EXPLICAR MATÉRIA E ESPÍRITO, À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
OBJETIVO ESPECÍFICO EXPLICAR MATÉRIA E ESPÍRITO, À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA

4 Formam a trindade universal
Ensina a Doutrina Espírita que: - DEUS, espírito e matéria constituem o princípio de tudo Formam a trindade universal

5 Mas, como entender: - de onde vêm a matéria e o espírito ? - são de uma única fonte ? - como se formam ? - são independentes ? - têm pontos de contato ? - em algum momento se unem ?

6 Importa considerar que o elemento geral espírito — escrito com e minúsculo, também chamado princípio inteligente do Universo, difere de Espírito (palavra escrita com E maiúsculo), que designa a individualidade humana, dotada de razão.

7 1. Formação da matéria A matéria tem origem no fluido cósmico universal, também conhecido como éter ou matéria cósmica primitiva, conforme vimos no roteiro anterior deste módulo. Sabemos também que nessa [...] substância original, ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam as Inteligências Divinas a Ele agregadas, em processo de comunhão indescritível, extraindo desse hálito espiritual os celeiros de energia com que constroem os sistemas da Imensidade, em serviço de Co-criação em plano maior.

8 Sob a orientação das Inteligências Superiores, congregam-se os átomos em colméias imensas, e, sob a pressão, espiritualmente dirigida, de ondas eletromagnéticas, são controladamente reduzidas as áreas espaciais intra-atômicas, sem perda de movimento, para que se transformem na massa nuclear adensada, de que se esculpem os planetas, em cujo seio as mônadas celestes [princípio inteligente] encontrarão adequado berço ao desenvolvimento. Temos, assim, a luz e o calor, que teoricamente classificamos entre as irradiações nascidas dos átomos supridos de energia.

9 Observando a matéria existente no nosso planeta, constatamos que [
Observando a matéria existente no nosso planeta, constatamos que [...] não há o que pareça tão profundamente variado, nem tão essencialmente distinto como as diversas substâncias que compõem o mundo. Que diversidade entre o tecido químico das variadas plantas que adornam o reino vegetal e o dos representantes não menos numerosos da animalidade na Terra! Entretanto, podemos estabelecer como princípio absoluto que todas as substâncias, conhecidas e desconhecidas, por mais dessemelhantes que pareçam, quer do ponto de vista da constituição íntima, quer pelo prisma de suas ações recíprocas, são, de fato, apenas modos diversos sob que a matéria se apresenta; variedades em que ela se transforma sob a direção das forças inumeráveis que a governam.

10 Logo, quer a substância que se considere pertença aos fluidos propriamente ditos, isto é, aos corpos imponderáveis, quer revista os caracteres e as propriedades ordinárias da matéria, não há, em todo o Universo, senão uma única substância primitiva.

11 2. Formação do princípio inteligente
Os Espíritos Orientadores da Codificação Espírita afirmam que não é fácil analisar a natureza íntima do espírito — aqui entendido como princípio inteligente— pela nossa linguagem, uma vez que esse princípio, mesmo sem representação inteligível para nós, significa alguma coisa para eles, Espíritos possuidores de esclarecimento superior. Informam também que a inteligência é um atributo essencial do espírito, mas não é o próprio princípio inteligente, e que, devido à limitação dos nossos conhecimentos, podemos facilmente confundir o atributo com a causa.

12 Os Espíritos Orientadores afirmam que o espírito ou princípio inteligente independe da matéria, sendo, ao contrário, distintos um do outro. No entanto, informam que [...] a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria.

13 Como é que uma matéria pode ser intelectualizada?
No original francês está escrito «intelligenter la matière», frase que Guillon Ribeiro traduziu por intelectualizar a matéria, uma vez que na nossa Língua não existe o verbo «inteligenciar». Na verdade, também não existe o verbo «intelligenter» na Língua Francesa. Compreendemos então que os Espíritos Orientadores criaram um neologismo na tentativa de melhor explicar o assunto.

14 Etimologicamente, o verbo intelectualizar origina-se de intelecto (intellectus do latim) e quer dizer: dar caráter intelectual a; dar forma ou conteúdo racional; elevar algo (um sentimento, uma discussão) à categoria das coisas intelectuais. Por outro lado, «intelligenter» ou «inteligenciar», caso existissem, respectivamente, no francês ou no português, originaria do vocábulo inteligência (do latim, intelligentia) de diferentes significados.

15 Intelectualizar a matéria está relacionada, em última análise, à capacidade ou à habilidade de o princípio inteligente conhecer ou compreender a matéria, e, quando em contato com esta, imprime-lhe ajustes e organizações, tantas quantas forem necessárias.

16 A ligação matéria-princípio inteligente é conduzida pela ação dos Espíritos Crísticos diretamente ligados à Inteligência Divina, os quais retiram do fluido cósmico universal os elementos necessários à formação de novas substâncias e novos corpos materiais. Em outro sentido, a ação dos Espíritos Superiores faz que também sejam repercutidas no princípio inteligente os ajustes e organizações impressos na matéria, de forma que novos aprendizados ocorram igualmente no princípio inteligente e este possa gerar, sucessivamente, matérias em níveis de complexidade inimagináveis.

17 Existe uma certa dificuldade em concebermos os princípios material e inteligente atuando, isoladamente, na Natureza. Acreditamos que este foi um dos motivos que levou Kardec a perguntar aos Espíritos Superiores: Essa união é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades que por esse nome se designam.)

18 É necessária [dizem eles] a vós outros, porque não tendes organização apta a perceber o espírito sem a matéria. A isto não são apropriados os vossos sentidos. Esta resposta nos faz concluir que a nossa condição evolutiva representa um impedimento natural à percepção, mais aprofundada, dos dois princípios gerais existentes no Universo. Parece que a compreensão do assunto requer, não apenas condições intelectivas adiantadas, mas, também, uma organização física mais especializada.

19 As orientações da Revelação Espírita indicam, em síntese, que há dois elementos gerais do Universo: matéria e espírito, [...] e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal.

20 Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito [princípio inteligente] e a matéria propriamente dita por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais.

21 Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.

22 O certo mesmo é o que constata admiravelmente o lúcido Codificador do Espiritismo: Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria destituída de inteligência e vemos um princípio inteligente que independe da matéria.

23 Vemos acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras, que as governa, que se distingue delas por atributos essenciais. A essa inteligência suprema é que chamamos Deus.

24 Inteligências Superiores
Princípio inteligente (espírito) Princípio material (matéria) Novos elementos materiais Princípio inteligente (com ajustes) Matérias mais complexas Princípio inteligente (com novos ajustes) Sucessivamente Sucessivamente

25 Questão 18 de O Livro dos Espíritos
Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que lhe são ocultas ? “O véu se levanta a seus olhos, à medida que ele se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe precisas faculdades que ainda não possui.”


Carregar ppt "MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google