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Bacharelado Engenharia de Produção Hierarquia Decisões/Etapas Planejamento São Carlos 2009.

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Apresentação em tema: "Bacharelado Engenharia de Produção Hierarquia Decisões/Etapas Planejamento São Carlos 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Bacharelado Engenharia de Produção Hierarquia Decisões/Etapas Planejamento São Carlos 2009

2  Prof. Leonardo Alunos: Alexandre Henrique Alexandre Cheche Carlos Henrique Henrique Pietro Rodrigo Fernandes Trabalho apresentado como parte dos requisitos para avaliação da disciplina “Organização de Empresas”

3 Hierarquia Decisões/Etapas Planejamento  O que é Hierarquia?  O que é Planejamento? Hierarquia do Planejamento Hierarquia do Planejamento

4 Teoria das Decisões  Decidir: é o comportamento do individuo orientado para alcançar determinada meta por meio da escolha de um curso e ação entre varias alternativas  São necessárias muitas decisões antes mesmo da organização ser constituída.  Após a constituição da empresas muitas decisões devem ser tomadas continuamente em todos níveis Hierárquicos.

5 Teoria das Decisões Processos decisórios 1. Situação Problemática 2. Alternativas 3. Probabilidade sucesso e ganhos 4. Valor das alternativas 5. Balanceamento 6. Ação e meta

6 As etapas do processo decisório que resultam em um plano

7  1 – VENDAS  2 – PRODUÇÃO  3 – COMPRAS  4 – PESSOAL  5 – DINHEIRO

8  Processo decisório  O que é ?  Resultado ?  Será viável economicamente ?

9 CARACTERÍSTICAS DA HIERAQUIZAÇAO POR INTERVENÇOES DOS SUBSISTEMAS DECISÓRIOS

10 Família de subsistemas decisórios Hierarquização por níveis de intervenção

11 ETAPAS E NÍVEIS DO PLANEJAMENTO

12 O que é planejar É função do administrador saber planejar as decisões de um processo em geral. Planejar é fazer um esforço de um futuro desejado, com os meios efetivos de realizá-lo (Ackoff, 1974, p.1) Planejamento consiste em três atividades diferentes, mas complementares: 1º: descobrir negócios rentáveis; 2º: criar outras alternativas; 3º: solucionar problemas gerados pelas alternativas.

13 Funções decisórias Função operacional Função estratégica Função interativa Segundo Mesarovic e Ansoff são necessários 3 níveis decisórios de para um sistema hierárquico, são eles:

14 Os três níveis de planejamento 1. Planejamento estratégico: caracteriza-se em verificar quais são as necessidades dos clientes a satisfazer e o número provável de compradores; estabelecer uma linha de bens ou de serviços a elas correspondentes; avaliar as restrições dos fatores ambientais desse ramo de negócios; especificar as funções de vender, produzir, comprar as matérias-primas, movimentar mão-de- obra e obter financiamentos; delinear a estrutura necessária para concretizar as funções.

15 Planejamento Interativo (ou tático) Este tipo de planejamento foi criado a fim de solucionar subproblemas. Geralmente, o plano estratégico pode ser aperfeiçoado pelas decisões do nível interativo. Depois de determinar todas as ênfases das subfunções operacionais dentro do processo interativo com o nível estratégico, o resultado final é um documento que substancia o plano interativo( ou tático).

16 Planejamento operacional: caracteriza-se por determinar os cursos de ação, e consiste em um conjunto de normas de procedimentos, padrões de normas, tais como: vender, produzir, comprar, movimentar pessoas e movimentar dinheiro. Dois pontos a serem destacados: a) A variável cultural mais enfatizada é a das tecnologias, porém, sem descurar a dos preceitos por meio das normas de procedimento; b) Pelo fato de os cursos de ação serem repetitivos e lidarem com quantidades, é de todos os três níveis de planejamento o que mais pode utilizar o computador para otimizar as decisões. Para aumentar a eficiência dos procedimentos foi desenvolvida, no início da segunda metade do século 20, a chamada Teoria Matemática da Administração.

17 Teoria Matemática da Administração Essa teoria serve para a solução de problemas administrativos, na sua grande maioria em nível operacional, onde serão mais utilizadas sob a denominação de pesquisa Operacional. A pesquisa operacional foi desenvolvida durante a segunda guerra Mundial, e servia para otimizar decisões a fins militares, mas logo mais serviria para melhorar decisões organizacionais em nível de transformações, mas como o nome não esclarece muito, vejamos agora alguns exemplos de subfunções operacionais.

18 Teoria Matemática da Administração  Filas de espera: Em supermercados, ocorre quando você coloca poucos caixas para atender, criando longas filas fazendo com que seus clientes demorem para serem atendidos, mas caso colocar mais caixas para atender seus clientes aumentara suas despesas devido ao acréscimo de empregados, espaço ocupado. Para solucionar esse problema usamos modelos desenvolvidos pela pesquisa operacional. Já nas Empresas esse problema ocorre com a manutenção de maquinas e equipamentos, pois se for pequeno o número de postos de conserto, muitas máquinas ficarão quebradas assim demorando para serem arrumadas e causando uma elevação no custo.  Programação Linear: As rações balanceadas para animais é um bom exemplo, pois tem a finalidade de fornecer tudo o que o animal precisa, mas os ingredientes que compõe a ração são de preços diferentes que varia de acordo com a sazonalidade das culturas, mas para manter tudo isso com o mínimo de custo possível é preciso balancear os insumos, e para isso é necessário o uso de computadores, tão complexo que são os cálculos e para isso usamos a Programação Linear.

19 Teoria Matemática da Administração  Estoques: Em supermercados vemos grandes prateleiras com uma enorme quantidade de produtos com o fim de não correr riscos de virem a faltar, mas isso não é bom pois o custo aumenta com a grande despesas de estoques elevados e o aumento da amortização das áreas construídas, onde podem até inviabilizar o empreendimento. A melhor forma seria reduzir seu estoque mas isso pode implicar na falta de produtos, aumento no custo de pedidos constantes de quantidades pequenas. Já nas Empresas ocorre o problema de faltar matéria- prima, que pode paralisar uma linha de produção inteira. A melhor solução para isso é o uso de modelos probabilísticos que permite dimensionar estoques mínimos sem o perigo de faltar material e também reduzindo custos. Existe outros métodos que são Programação dinâmica, teoria das ordenações que serve para otimizar as cargas das máquinas, teoria da confiabilidade que serve para a previsão da vida útil de equipamentos, e métodos do caminho crítico que é destinado ao planejamento das atividades.

20 Mantendo a Organização Viável  As empresas cresce alternando os comportamentos competitivos, quando precisamos obter o retorno de capital pelas trocas de bens e serviços sempre visando a eficiência. Os comportamentos empreendedores, ou estratégicos a meta é mudar a cultura afim de vencer a deterioração organizacional, buscando a eficácia. Mas o comportamento competitivo,tende a manter a cultura organizacional, mesmo que condições externas provoquem o início de uma crise. Mas o comportamento competitivo,tende a manter a cultura organizacional, mesmo que condições externas provoquem o início de uma crise. Na era industrial das organizações burocráticas, podia ver que já eram lentas as alterações sociais, entretanto na era pós industrial a estabilidade da cultura organizacional assume importância capital pelo fato de ser capaz de impedir tentativas de desenvolvimento, levando organizações a fechar as portas ou a falência. Na era industrial das organizações burocráticas, podia ver que já eram lentas as alterações sociais, entretanto na era pós industrial a estabilidade da cultura organizacional assume importância capital pelo fato de ser capaz de impedir tentativas de desenvolvimento, levando organizações a fechar as portas ou a falência.

21 Administração Estratégica  A organização assemelha se a uma pessoa com boa saúde, pois se excede em tudo o que for fazer em seu dia a dia, o que provoca alguma doença, mas no começo pensa que não é nada e não se cuida, só começa a se cuidar mesmo após vários remédios ou quando se agrava mais vai ao médico e depois a cirurgias ou coisa pior, da mesma forma pode acontecer com uma empresa só que tomam algumas medidas de prevenção mas até o momento em que nenhuma cirurgia possa salvar mais essa empresa da falência. Na década de 70 no Estados Unidos na tentativa de minimizar dificuldades, criaram uma proposta que ficou conhecida como administração estratégica, caracterizada a diagnósticos de situações internas e externas e de planejamento, implantação e operação, procurando acomodar as duas subculturas que dependendo da situação externa oscila para um lado e para o outro. Na década de 70 no Estados Unidos na tentativa de minimizar dificuldades, criaram uma proposta que ficou conhecida como administração estratégica, caracterizada a diagnósticos de situações internas e externas e de planejamento, implantação e operação, procurando acomodar as duas subculturas que dependendo da situação externa oscila para um lado e para o outro. Porém estão o tempo todo na vida da empresa, onde planejar e operar estão concomitante e paralelas, mas com culturas diferentes. Porém estão o tempo todo na vida da empresa, onde planejar e operar estão concomitante e paralelas, mas com culturas diferentes. A Administração estratégica recebe novos desafios como, exigir maior ênfase na integração de unidades diferenciadas, que faz com quem mude a vida da organização e tentando por meio da aprendizagem interna planejada. A Administração estratégica recebe novos desafios como, exigir maior ênfase na integração de unidades diferenciadas, que faz com quem mude a vida da organização e tentando por meio da aprendizagem interna planejada.

22 O que é uma ideologia? A palavra ideologia tem uma conotação negativa que a torna omissa na maior parte dos livros tradicionais sobre Administração, da mesma forma que encobre a ocorrência de furtos por participantes das organizações e de informações falsas de toda sorte.

23 O administrador pode e deve criar em seu planejamento estratégico inicial uma ideologia para a empresa. Ao fundar uma empresa própria, mesmo inconscientemente, o empreendedor cria uma ideologia. Ex: no bar da esquina, cuja tecnologia consiste em vender salgadinhos frios e café requentado, o dono pode, sem perceber, criar preceitos tais como: Aqui se aproveita tudo “norma”; O empregado é um mal necessário “crença”;e É desagradável ter que atender clientes “valor”.

24 Boeing Americana: Uma ideologia de sucesso a ser seguida No caso da construtora de aviões Boeing, seus valores e crenças são assim resumidos:  Seremos sempre líderes e pioneiros no setor de aeronáutica;  Enfrentaremos grandes desafios e riscos;  Manteremos a segurança e qualidade de nossos produtos;  Viveremos no mundo da aeronáutica.

25 Não tendo especificado uma ideologia desde seu início, a organização pode concretizar uma depois de vários anos de existência?

26 SIM. Porém a tarefa será muito mais difícil que a de criar uma logo no início. Ex: O 16° banco mundial ABN AMRO Bank, fundado em 1824 na Holanda, com a finalidade de promover o comércio com as Índias Orientais e há mais de oitenta anos no Brasil. Depois de várias fusões com outros bancos, em 1995 estabeleceu formalmente quatro preceitos “valores” para nortear seus negócios em todos os países: Integridade; Trabalho em equipe; Respeito;e Profissionalismo.

27 O empreendedor que deseja fundar uma empresa necessita determinar a quem ela irá servir e, após, concretizar as etapas de sua criação. Depois, como empresário, saber o que fazer para ela continuar lucrativa no tempo, e, por fim, adaptá-las às mudanças internas e externas que vierem a ocorrer.

28 Duvidas? Obrigado Boa noite!


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