A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula Prática 7 STRINGS Monitoria 2009.2.  Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula Prática 7 STRINGS Monitoria 2009.2.  Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico."— Transcrição da apresentação:

1 Aula Prática 7 STRINGS Monitoria 2009.2

2  Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico string; ao invés, há uma convenção para tratamento de arranjos de caracteres que permite o uso de diversas funções de manipulação de strings na linguagem.  Uma string é vetor de caracteres terminado pelo caractere nulo ‘\0.

3  Sintaxe:  char nomeDaString[] = “conteudo”;  Exemplos: char frase[] = “ Eu adoro C ” ; char centro[4] = “ CIn ” ; char faculdade[10] = { ‘ U ’, ‘ F ’, ‘ P ’, ‘ E ’, ‘ \0 ’ };

4  Lembre-se sempre do ‘\0’  O tamanho do vetor deve ser o número de caracteres que ele irá armazenar + 1  Erro comum: char faculdade[] = {'U', 'F', 'P', 'E'}; faculdade não é uma string!

5  Principais funções:  strlen(str)  strcmp(str1, str2)  strcpy(destino, origem)  strcat(destino, origem)  Existem diversas outras que veremos mais adiante: strcmp(char *str1,char *str2);  Retorna um inteiro positivo se s1 é lexicamente posterior que s2; zero se as duas são idênticas; e negativo se s1 é lexicamente anterior que s2.

6  A função strcat concatena a string apontada por s2 à string apontada por s1. char * strcat ( char s1[], char s2[]);  A função strncat permite limitar a quantidade de caracteres concatenados, agregando no máximo n caracteres de s2 a s1. char * strncat ( char s1[], char s2[], int num);  A função strcpy copia a string em s2 (até a ocorrência do caráter '\0') para o arranjo apontado por s1. char * strcpy ( char s1[], char s2[] );  A função strlen retorna o comprimento da string em s, sem incluir nessa contagem o caráter '\0‘ int strlen (char str [] );

7  Além destas funções, é interessante destacar que existe uma função sprintf (declarada em stdio.h e parte da biblioteca padrão) que permite formatar valores seguindo o mesmo padrão utilizado em printf, com a diferença que a saída formatada é colocada em uma string ao invés de ser enviada para a tela. stdio.h  EXEMPLO:

8  Em operações com as funções de cópia/concatenação da string.h,é de responsabilidade do programador garantir que o arranjo tenha espaço suficiente para armazenar o resultado.  ERRO BASTANTE COMUM: char capital[7]; capital = “Recife"; Para esse tipo de operação, deve se usar a função strcpy.

9 ???


Carregar ppt "Aula Prática 7 STRINGS Monitoria 2009.2.  Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google