A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
convivência com outras pessoas Homem dependência das outras pessoas Desenvolveu a capacidade de se Homem comunicar e interagir com outros indivíduos (sociabilidade)

2 Humano Homem vivendo em sociedade
Portanto, um aspecto fundamental da existência do homem, é sua vida social, os aspectos relacionados a coletividade. Para viver em sociedade os homens desenvolveram diversos padrões de entendimento e compreensão dos eventos sociais e naturais. Moral Valores Costumes Assim como Regras Leis Sentimentos Cria e organiza artifícios simbólicos que representam e expressam esses fatores

3

4 Socialização Quando surge a Cultura?
Processo pelo qual ao longo da vida a pessoa aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura da sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, adaptando-se assim ao ambiente social em que vive.

5 Relações Sociais As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na sociedade, ao mesmo tempo que as estimulam e interferem nelas.

6 De acordo com seus conhecimentos sobre as Ciências Sociais assinale a alternativa incorreta.
a) O estudo de como os seres humanos se relacionam na vida social, das formas pelas quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, das coisas que produzem e das trocas simbólicas no curso dessas relações constituem tarefa de um grupo de disciplinas reunidas sob o nome de Ciências Sociais. b) As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na socieda­de. c) O objeto de estudo das Ciências Sociais são os seres humanos no contexto de sua esfera individual, particular. Não identificamos a necessidade da convivência entre os indivíduos, nem de uma relação de dependência entre as pessoas numa sociedade. d) A sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como no nível da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas aparecem personificadas no entendimento, nas normas e regras que regulam a conduta social. e) O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio social e natural em que vive. Forma-se de determinada ma­neira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com a estrutura social em que vive, mas também a transforma com suas ações.

7 Resposta - C


Carregar ppt "Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google