A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
Nova Ordem Mundial Multipolar: formação de blocos econômicos (regionalização econômica) Fim da bipolaridade EUA X URSS: avanço do sistema capitalista em escala mundial – Globalização do capital

2 BIPOLARIDADE (Velha Ordem Mundial)
MULTIPOLARIDADE (Nova Ordem Mundial) Bipolaridade e Multipolaridade são termos que expressam as diferentes relações de força no cenário das relações internacionais.

3 O termo Ordem Mundial refere-se ao equilíbrio internacional de poder, envolvendo as grandes potências, com suas áreas de influência e disputas comerciais, políticas, bélico-militares e culturais. Ordem Bipolar (pós 2ª Guerra Mundial até 1991) Ordem Multipolar (Início dos anos 1990 aos dias atuais)

4 Ordem Mundial Bipolar (pós 2ª Guerra Mundial até 1991) A ordem mundial bipolar é caracterizada pela oposição leste/oeste; EUA (Capitalista) x URSS (socialista); polaridades definidas; confronto indireto entre as duas superpotências pela hegemonia mundial; disputa ideológica, militar e econômica entre os blocos capitalistas e socialistas capitaneados pelas duas superpotências rivais. O poderio militar é o critério principal para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional.

5 A VELHA ORDEM MUNDIAL BIPOLAR - BIPOLARIDADE

6 Final da década de 1980 e início dos anos 1990
Queda do Muro de Berlim (1989) Crise econômica e política na URSS - fim da URSS (1991) e formação da CEI – Comunidade dos Estados Independentes - fim da bipolaridade/da/velha ordem mundial bipolar - fim da Guerra Fria (final dos anos 1980)

7 Os Países Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia não aderiram a CEI
A CEI foi criada em 8 de dezembro de 1991, pelo do acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão. O principal objetivo deste bloco é o de estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. São Países-Membros da CEI: (ex-repúblicas socialistas soviéticas) Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, desde 1991, e Geórgia e Azerbaijão, a partir 1993. Os Países Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia não aderiram a CEI

8 Alianças Militares – Contexto da Guerra Fria
OTAN (1949) E PACTO DE VARSÓVIA (1955) Alianças Militares – Contexto da Guerra Fria GUERRA FRIA (de 1945 até o final da década de 1980): Período de grande rivalidade entre as duas superpotências, numa disputa pela hegemonia mundial. Consistiu numa disputa econômica e política, sem confrontos militares diretos.

9 Guerra Fria Cortina de Ferro Muro de Berlim

10 Desmembramento da URSS
Mikhail Gorbatchov Reformas políticas e econômicas na URSS Perestroika: reestruturação econômica Glasnost : transparência política

11 Novo Cenário Mundial pós Guerra Fria:
Polaridades indefinidas (vários atores presentes no sistema internacional (transnacionais, Estado-nação, ONGs, organismos internacionais, etc.) caracterizam a Nova Ordem multipolar ou multipolaridade Três centros de poder econômico: Estados Unidos, União Europeia e Japão (a Tríade do capitalismo Mundial) - Afirmação de potências econômicas e políticas regionais: Brasil, África do Sul e China (considerada por especialistas como a grande potência do século XXI); - Oposição Norte/Sul – Norte Desenvolvido x Sul Subdesenvolvido

12 O QUE LEVARIA A AFIRMAR O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL MULTIPOLAR?
No aspecto econômico, os EUA não têm mais o poder que tinham nos anos 1950 e 1960; todos os países da União Europeia somados já possuem hoje uma economia maior que a norte-americana. A China obteve um grande crescimento econômico e pulou do 10º para o 2º lugar, em 2010, no ranking das maiores economias do planeta. Além disso, este país tem apresentado um acelerado crescimento do seu poder bélico-militar.

13 Com o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico e tecnológico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida como uma Ordem Multipolar ou multipolarização econômica. Seria a Nova Ordem Mundial “UNIMULTIPOLAR”? “Uni” no sentido de que há apenas uma grande potência bélico-militar , os Estados Unidos; Multipolar pelo fato de que existem no mundo atual, vários polos de poder econômico, tais como a União Europeia, os Estados Unidos, o Japão e mais recentemente a China.

14 Na Ordem Mundial Multipolar, a fim de obter mais força, influência e poder econômico, os países de todo o mundo tendem a constituir blocos econômicos. Atualmente, destacam-se três megablocos econômicos supranacionais: O Bloco Americano, o Bloco Europeu e o Bloco Asiático e suas respectivas áreas de influência.

15 Nova ordem mundial multipolar - multipolaridade econômica

16

17

18 Ordem Monopolar? Do ponto de vista do poderio militar, este termo é empregado por muitos observadores e estudiosos para denominar o cenário internacional no qual os Estados Unidos são o único país a exercer o domínio militar, sem a presença de um rival ou oponente capaz de contrabalançar ou equilibrar seu poderio nesse sentido.

19 Tipologia dos blocos econômicos


Carregar ppt "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google