A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Históricos da Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Históricos da Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Históricos da Enfermagem

2 Fundamentos Históricos da Enfermagem
CURSO: ENFERMAGEM PERÍODO: 2 DISCIPLINA: Fundamentos Históricos da Enfermagem CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas/aula

3 Fundamentos Históricos da Enfermagem
OBJETIVO GERAL Discutir o cuidar como prática profissional; Discutir o processo histórico da Enfermagem e sua inserção no mundo atual; Subsidiar a compreensão da sustentação legal da profissão; Conhecer o contexto histórico da Criação e Desenvolvimento do Processo de Enfermagem; Identificar conceitos relacionados à operacionalização do Processo de Enfermagem: filosofia, base conceitual e as construções teóricas em Enfermagem.

4 Fundamentos Históricos da Enfermagem
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os projetos pessoais que caracterizam a escolha profissional; Descrever o panorama da Enfermagem no Brasil; Identificar a formação e competência dos componentes da equipe de enfermagem; Apontar os campos de atuação do enfermeiro na sociedade; Fornecer dados e situações que possibilitem o reconhecimento da prática profissional institucionalizada; Conhecer o Processo de Enfermagem: origem, objetivos, aplicabilidades; Desenvolver a compreensão sobre os significados dos referenciais teóricos e metodológicos para o exercício profissional.

5 Fundamentos Históricos da Enfermagem
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  Módulo I – O cuidar Dimensão Histórica: Evolução Prática Contemporânea Discussões atuais: A prática assistencial e a demanda administrativa: competências profissionais X mercado de trabalho; processo de humanização da prática do cuidar.

6 Fundamentos Históricos da Enfermagem
Módulo II – O Processo de Enfermagem Conceitos: Marco Conceitual, Teorias, Filosofia de Trabalho. Dimensão Histórica: Surgimento: Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) Conceitos, Objetivos. Disposições Legais As etapas: Investigação; diagnóstico; planejamento; implementação; avaliação.

7 Fundamentos Históricos da Enfermagem
Módulo III – As Práticas Institucionalizadas e o Desenvolvimento da Enfermagem As diferentes instituições para o exercício profissional: públicas, privadas e mistas. Trabalho em Equipe: conceito e operacionalização

8 Fundamentos Históricos da Enfermagem
Módulo IV – Perspectivas de Atuação Profissional O Cuidar Institucionalizado e o Trabalho Autônomo: auditoria, consultoria, atendimento domiciliar, resgates.

9 Fundamentos Históricos da Enfermagem
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALFARO-LEFREVE, R. Aplicação do processo de enfermagem: um guia passo a passo. Porto Alegre: Artmed, 2005. BARREIRA, I. de A.; PORTO, F. História da enfermagem brasileira: lutas, ritos e emblemas. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2008. GEOVANINI, T. História da enfermagem: versões e interpretações. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. KAWAMOTO, E. E.; FORTES, J. I. Fundamentos de enfermagem. 2.ed. São Paulo: EPU, 2005.

10 Fundamentos Históricos da Enfermagem
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CIANCIARULLO, T. I. Sistema de assistência de enfermagem: evolução e tendências. 4.ed. São Paulo: Ícone, 2008. OGUISSO, T.; SCHIMIDT, M. J. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. 2.ed. São Paulo: LTR, 2007. POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.


Carregar ppt "Fundamentos Históricos da Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google