A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar."— Transcrição da apresentação:

1 SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago

2 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar Não apresenta muita utilidade NaCl H2OH2O Apresentam inúmeras aplicações Conjunto de técnicas utilizadas para separar os diferentes componentes de uma mistura. Análise imediata

3 3 Separação dos Componentes das Misturas Heterogêneas  Sólido - Sólido  Catação: Um dos sólidos é “catado” com a mão ou com uma pinça. Ex: “Catar” pedras presentes no feijão (escolher feijão).  Ventilação: O sólido mais leve é separado por uma corrente de ar. Ex: Separação dos grãos de arroz das suas cascas, nas máquinas de beneficiamento.

4 4  Tamisação ou Peneiração: Os sólidos são separados pelo tamanho.  Levigação: Os sólidos com diferentes densidades são separados por meio de uma corrente de água. Ex: Separação da areia fina da areia grossa. Ex: Separação de moedas. Ex: Separação do ouro da areia.** Ex: Separação do arroz da sua “poeira”.

5 5  Flotação: Os sólidos com diferentes densidades são separados pela adição de um líquido: o sólido menos denso flutua e o mais denso sedimenta. Ex: Separação da serragem da areia.  Separação magnética: Usada quando um dos sólidos é atraído por um imã. Ex. Separação da limalha de ferro do enxofre.

6 6  Dissolução Fracionada: Adiciona-se um líquido que dissolve apenas um dos sólidos da mistura. Ex: separação do sal da areia. evaporação

7 7  Sólido - Líquido Ex: Separação do barro da água.  Decantação ou Sedimentação: A separação é realizada deixando a mistura em repouso e depois transferindo o líquido para outro recipiente.

8 8  Centrifugação: O sólido é separado do líquido pelo uso de uma centrífuga. Ex: Separação dos glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo.

9 9  Filtração: O sólido é separado do líquido por meio de uma superfície porosa (filtro). Ex: Separação da areia da água.

10 10  Líquido - Líquido  Decantação: Líquidos imiscíveis são deixados em repouso e depois separados por meio de um funil de bromo ou de um sifão. Ex: Separação da água do óleo.

11 11  Filtração: O gás é separado do sólido por meio de uma superfície porosa (filtro). Ex: Separação da poeira do ar, que ocorre no aspirador de pó.  Gás - Sólido

12 12 Ex: NaCl dissolvido em água.  Destilação Simples: quando o interesse estiver no líquido.  Sólido dissolvido em um líquido Separação dos Componentes das Misturas Homogêneas

13 13  Evaporação: quando o interesse estiver no sólido. Salinas: obtenção do NaCl a partir da água do mar.

14 14 Ex: Acetona, etanol e água.  Destilação Fracionada  Líquido dissolvido em outro líquido (líquidos miscíveis) À aparelhagem da destilação simples, é acoplada uma coluna de fracionamento. Conhecendo-se a TE de cada líquido, pode-se saber, pela temperatura indicada no termômetro, qual deles está sendo destilado.

15 15 Destilação Fracionada separação dos componentes do petróleo


Carregar ppt "SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google