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Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.

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1 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel

2 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Investigação experimental sobre a influência do tipo de lubrificante no alongamento em estampagem Autores: Luiz Maurício V. Tigrinho Ricardo Adriano dos Santos Ravilson Antonio Chemin Filho Paulo Victor P. Marcondes

3 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Variáveis propriedades mecânicas do material geometria da ferramenta lubrificação taxa de deformação, entre outros

4 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Estudo dos Lubrificantes Líquido, minerais, óleos vegetais com aditivos de extrema pressão e fluidos sintéticos Sólidos do PVC (policloreto de vinila) e filmes de poliuretano.

5 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Função do lubrificante Os lubrificantes reduzem o atrito ao introduzirem uma interface que seja facilmente cisalhada.

6 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Objetivo Estudar o Perfil de deformação em aço de alta estampabilidade

7 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Avaliação de chapas as condições da superfície, tamanho e forma do blank, lubrificação, velocidade de estampagem, pressão aplicada pelo golpe (Punção) projeto matriz e o punção

8 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Experimento Aço macio, laminado a frio, 0,7mm exp. material de alta estampabilidade (DC06)

9 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Diagrama

10 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Gráfico curva limite de conformação obtidos sem lubrificação e os pontos de máxima deformação alcançado (ε2) usando lubrificante poliuretano

11 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Lubrificantes Utilizados 1.Poliuretano sólido filme de 0,50 mm espessura; 2.PVC (policloreto de vinila) filme de, 0,05mm espessura; 3. Óleo Mineral + óleo vegetal com aditivos extrema pressão (EP);

12 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Lubrificantes Utilizados 4. Óleo sintético (usado como anticorrosivo após a laminagem), biodegradável, fácil remoção, viscosidade a 40° C, de 35cSt e densidade a 20° C de 0.880 g/cm3; 5. Óleo Sintético → fácil remoção, viscosidade a 40° C, de 17cSt e densidade a 20° C de 0.880 g/cm3.

13 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Procedimentos Após a aplicação do poliuretano na superfície da chapa metálica, uma espera de 3 horas para a cura

14 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Procedimento O material foi conformado com um punção de raio 50mm (hemisférico) e um raio de matriz de 10mm e ; R10 R50

15 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Amostras Teste inclui um total de 18 Corpos de prova; 40 á 200 de largura x 200 de comprimento x 0,7mm esp. Com e sem lubrificação

16 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Amostras Uma grade circular de diâmetro de 4,2 mm foi impresso na superfície da amostra do teste. Procedimento parecido com a impressão de serigrafia. Sendo um processo simples e barato

17 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Medição Depois dos testes, foram efetuadas medições da deformação, nos círculos posicionados ao longo de uma linha reta partindo da borda para o centro

18 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Medições As medidas foram feitas do lado oposto da fratura a amostra para evitar medições em círculos rachados os resultados foram registrados como um valor médio de três medidas. Fratura

19 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Resultados Em testes com os cinco lubrificantes e sem lubrificação, a ruptura ocorreu entre o raio da matriz e o centro do raio do punção. Ruptura

20 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfil de distribuições de deformações. Sem lubrificação deformação Círculos numerados

21 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfil de distribuições de deformações. Óleo EP (com aditivo de extrema pressão)

22 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfil de distribuições de deformações. Óleo Sintético Emulsivo

23 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfil de distribuições de deformações. Óleo Sintético com pré-lubrificação

24 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfil de distribuições de deformações. Filme de PVC

25 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Perfil de distribuições de deformações. Filme De Poliuretano

26 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Ensaios Dodge Dakota 5000 peças Lubrificantes sólidos (filme Poliuretano) Apenas 1% de peças defeituosas Lubrificantes a base de óleo 40% de peças defeituosas

27 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica O filme de poliuretano não se rasgou mesmo depois da estampagem

28 Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Conclusão O perfil homogêneo alcançado com a chapa de aço (DC06), usando o filme de poliuretano, é, devido a eficiência de película que separa a superfície da chapa de metal e a superfície da matriz, impedindo-os de entrar em contato, assim, reduzindo o atrito e fornecendo uma deformação mais homogênea.


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